Translate

terça-feira, 19 de maio de 2015

CINEBIOGRAFIAS NA TELA

Durante uma viagem de avião, ida e volta, dá para tirar o atraso de pelo menos quatro filmes que não tive saco para ver no cinema, mas que foram indicados ao oscar,por exemplo, e que dá aquela curiosidade mesmo sabendo que não são grandes coisas. A industria cinematográfica, paralisada após o surgimento dos filmes de super-herois, parece que resolveu mesmo apostar em cinebiografias, só entre os indicados ao Oscar em 2015 foram seis. Nos últimos anos tivemos uma enxurrada de biografias de todos os tipos, como Ray, Capote, Nixon, Frida, Mandela,Ghandi.
E o Brasil também aderiu à moda: Cazuza, Gonzaguinha e Gonzagão,Tim Maia, Cássia Eller, Raul Seixas, Simonal, Tom.
A lista é interminável, mas vamos ficar com (algumas) biografias atuais, das quais poucas são realmente interessantes, o que explica a fuga dos expectadores das salas de cinema, afinal dá para esperar e ver uma biografia no NetFlix.




 


A TEORIA DE TUDO - Uma biografia do astrofísico Stephen Hawking e suas descobertas sobre o tempo,o filme  mostra seu romance com uma aluna, chamada  Jane Wide e a descoberta e evolução de sua doença
degenerativa desde os 20 anos.






FOXCATCHER - Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) tem como treinador seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para vencer as olimpíadas. Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe sob pressão, irritando ao máximo seu protetor.



O JOGO DA IMITAÇÃO - Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos, lógico, inteligente e que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, tempo para que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Na verdade criou o primeiro computador.






SNIPER AMERICANO - o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.



 
 
SELMA - Cinebiografia do pastor e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que conta as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário