Translate

segunda-feira, 18 de maio de 2015

9 FILMES BIOGRÁFICOS SOBRE MÚSICA




 Em 1973,  Hilly Cristal tem a ideia de criar uma casa de shows alternativa num dos bairros mais sujos e abandonados de Nova York e para surpresa de todos acaba atraindo uma legião de alternativos da pesada que estavam escondidos e abandonados e que recebem de Hilly um empurrão prá iniciar a carreira de algumas das bandas mais conhecidas do rock. O verdadeiro berço do Punk rock, o CBGB ouviu tocar pela primeira vez bandas como Ramones, Television, Talking heads, Blondie e muitas mais. Só vendo.








O diretor Martin Scorsese e a banda inglesa Rolling Stones se reuniram para fazer este documentário músical. Durante dois dias, foram realizadas filmagens nos bastidores de duas apresentações da banda Rolling Stones no Beacon Theater, em Nova York, em 29 de outubro e 1º de novembro de 2006. Os cinegrafistas capturaram a energia e a popularidade dos Stones que deitam e rolam desde a década de 60.



























Em 1971, o glam rock invade o mundo da música britânica, provocando uma verdadeira revolução, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade. O ícone do movimento é Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers), roqueiro que leva garotas e rapazes a pintarem as unhas, usarem batom e explorarem sua sexualidade. Clara inspiração de David Bowie. Incapaz de lidar com a fama adquirida, Brian forja sua própria morte, com a farsa sendo descoberta logo depois. Anos mais tarde, um jornalista inglês (Christian Bale) começa a investigar seu desaparecimento.Filmaço.



                                                                                                                                                                                 
Um de meus filmes preferidos sobre Rock. O diretor Cameron Crowe levou para as telas suas próprias experiências como o mais jovem jornalista contratado pela revista Rolling Stone. Seu roteiro autobiográfico é extremamente envolvente em um cenário importante do rock nos anos 70. O elenco está sensacional, principalmente Patrick Fugit (William Miller), com uma atuação impecável. A veterana Frances McDormand (Elaine Miller) está extrordinária. Kate Hudson (Penny Lane) está perfeita e roubando todas as cenas. Outros destaques ficaram por conta do ótimo Philip Seymour Hoffman como o crítico (Lester Bangs), Zooey Deschanel (Anita Miller) sempre ótima e Billy Crudup ( Vocalista da banda ficticia Stillwater). Foi indicado para quatro Oscars: Atriz Coadjuvante (Kate Hudson), Atriz Coadjuvante (Frances McDormand), Edição e foi o vencedor de Roteiro (Cameron Crowe). A reconstituição de época é perfeita, Não foi um sucesso de bilheteria, mas ao longo dos anos acabou tornando-se um clássico do gênero. 
 
 
 



 







Richard Stephen Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens (Lou Diamond Phillips), marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, recheada de sucessos e pontuada por uma das canções mais famosas de todos os tempos: "La Bamba".Não é genial, mas é balançante.



 




Neste cult Bob Dylan é interpretado por Christian Bale / Cate Blanchett / Heath Ledger / Marcus Carl Franklin / Richard Gere / Ben Whishaw, ícone musical, de uma geração, sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De profeta folk a roqueiro,de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.

Desde criança Serge Gainsbourg era dono de uma imaginação fértil, ele via personagens que retratavam variações de sua própria personalidade. Impulsionado por um deles, Serge resolve abandonar o desenho para se dedicar integralmente à música. Aos poucos conquista seu espaço como pianista e compositor, até estourar de vez ao trabalhar com uma jovem cantora pop, a linda, e sensual  Jane Birkin. Já famoso na França, ele tem casos com quase todas as atrizes conhecidas, mesmo com suas orelhas de dumbo. Danado, o cara.


 
 


 






A história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.
 
 


Os últimos anos da vida de Ian Curtis (Sam Riley), vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário