Translate

domingo, 7 de setembro de 2014

Tudo o que você deveria querer saber sobre o Nióbio

 
NIÓBIO EM ESTADO BRUTO
  Imagine um elemento químico raro em todo o mundo, mas abundante no Brasil , que tem nada menos do que 98% de todas as jazidas do planeta, que pode ser usado para a fabricação de ligas metálicas biocompatíveis, baratas e resistentes, e que além disso é considerado fundamental para a moderna indústria espacial, nuclear, aeronáutica, de petróleo e gás, bélica, da construção pesada e de equipamentos médicos. Ele é muito utilizado nas ligas, em especial na produção de aços especiais, uma pequena porcentagem de nióbio proporciona uma grande resistência mecânica no aço. A estabilidade térmica das superligas que contém nióbio é importante para a produção de motores de aeroplanos e na propulsão de foguetes e em vários materiais supercondutores. Estas ligas supercondutoras do tipo II, são geralmente usadas nos ímãs supercondutores que produzem imagens por ressonância magnética. Outras aplicações incluem a soldagem, indústria nuclear, eletrônica, óptica, numismática e produção de jóias.
O Nióbio brasileiro ganhou notoriedade em 2010, quando documentos do governo norteamericano, vazados pelo Wikileaks, incluíram as minas de Araxá (MG) e Catalão (GO) no mapa de áreas estratégicas para os ,EUA, o que vem levando grupos nacionalistas a organizar o movimento "o nióbio é nosso", a exemplo do que foi feito com o petróleo no passado. Isso porque o Brasil é o maior produtor do mineral, com 96% da produção mundial, e daqui partem 80% do nióbio importado pelos EUA e 75% do Nióbio usado em todo o mundo.
A compreensão que se tem pesquisando informações sobre o mineral,  é que há um grande mistério sobre tudo que cerca a comercialização do Nióbio, cuja importancia estratégica se equipara ao Petróleo. Um estudo recente da agência norte-americana US Geological Survey mostrou que a mineração brasileira, que explora 48 produtos minerais entre os 71 analisados no mundo, é líder global apenas na extração do nióbio.Mesmo assim não há explicação para o fato de que o Brasil não  determine o preço internacional do produto, como por exemplo os países da Opep o fazem com o preço do petróleo, de acordo com os seus interesses estratégicos.
Nesta época de eleições, há rumores de que o governo do PSDB de Minas Gerais entrega o nióbio das minas de Araxá para os norteamericanos, seria bom se alguem perguntasse sobre o tema ao candidato do PSDB Aécio Neves, e qual a politica que deveria ser aplicada na exploração e produção do mineral desconhecido pelos brasileiros.
O Segundo produtor mundial com 2% é o Canadá. Segundo alguns depoimentos e videos encontrados na rede, o Canadá aplica muito bem os recursos obtidos com a venda do nióbio, seja na rede de saúde ou em infraestrutura, enquanto isso não ouvimos falar do dinheiro que o Brasil ganha com a venda do produto, o que se sabe é que a venda é terceirizada (?).
Em recente artigo, Adriano Benayon, ex-diplomata, professor aposentado do departamento de Economia da Universidade de Brasília e autor do livro “Globalização versus Desenvolvimento”, apresentou a sua conta sobre o prejuízo que o país tem ao não  investir em tecnologias que agreguem valor ao mineral:
“Só com o nióbio o Brasil deixa de ganhar anualmente centenas de bilhões de dólares. Diretamente perde cerca de US$ 40 bilhões, com o descaminho e com a diferença entre o valor das ligas ferro-nióbio no exterior e seu preço oficial de exportação. Por ter a economia brasileira sido desnacionalizada e desindustrializada, a perda total é um múltiplo, maior que dez, dessa quantia. De fato, os bens finais em cuja produção o nióbio entra atingem preços até 50 vezes maiores que os valores reais no exterior dos insumos à base de nióbio. Esses insumos — como os do tântalo, do titânio, do quartzo etc – são ‘vendidos’ pelo Brasil por frações de seu valor no exterior."
Seria interessante saber dos candidatos à Presidencia da Republica porque o Brasil não começa a industrializar seus enormes recursos minerais. A China industrializa suas matérias-primas. Com isso o produto nacional bruto multiplicou-se por 20 nos últimos 30 anos, tornando-a  2ª maior potência mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário