Translate

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

REALISMO FANTÁSTICO

Imagine um estudante de politica internacional que escolheu o Brasil para fazer um estágio de duas  semanas e por coincidência no presente mês. Quem lê noticias ou vê o noticiario da noite na TV, deve ter notado que as últimas semanas agruparam todos os ingredientes necessários para fazer qualquer visitante de um país desenvolvido acreditar que aqui é a terra que inspirou Gabriel Garcia Marquez a criar em seus livros o realismo fantástico.
São tantos os fatos polêmicos na nossa sociedade que acabam se tornando banais, para nós é claro, na Europa ninguem iria entender porque um candidato à Presidencia faltaria a um debate
programado, sem maiores explicações.Não causa mais surpresa fatos como o do estudante que esfaqueou a professora em sala de aula mas sim a declaração do Ministro da Justiça, que ninguem sabe para que serve, de que a maioridade penal é causa pétrea da constituição, embora 90% da população queira, exija a diminuição e por isso vamos ter que continuar sendo assassinados por matadores abaixo de 18 anos. Quase ao mesmo tempo, o assassino confesso do cartunista, que estava solto porque nossas autoridades judiciárias acharam que ele não pode responder pelos seus atos, matou outra vez e a juiza responsável pelo processo em entrevista garantiu que agora vai tomar mais cuidado e se certificar se está tudo certo (?). Ainda bem! A torcedora do Gremio que chamou o goleiro Aranha de Macaco, compareceu a delegacia sob forte aparato de segurança e aproveitou para dar uma declaração a Imprensa. Disse que não é racista e que não queria prejudicar o clube de seu coração e pediu perdão, perdão, perdão... ao Grêmio!
Embora ninguem saiba nem esteja muito preocupado que a seleção Brasileira esteja de volta aos gramados pouco tempo depois de levar uma peia da Alemanha, e quase que com o mesmo fraco timeco, o que causou espanto não foi nem o corte do jogador Maicon, e sim o pedido do manager e ex-agenciador de jogadores Gilmar Rinaldi que pediu aos jornalistas não fazerem perguntas(?)  sobre o caso, o que fez com que as redes sociais espalhassem vários boatos. Pior só o governador do Ceará que mandou a Justiça proibir  a circulação da Revista "Isto É" em todo o País. E a Justiça obedeceu!Não é uma Democracia. Mas sem tempo para respirar tivemos o vazamento da lista de politicos e partidos envolvidos no caso Petrobrás, e delatados pelo ex-diretor da mesma em troca da diminuição da pena, mas sem nenhuma surpresa, pois os acusados são todos velhos conhecidos de escandalos anteriores.
É claro que os arrastões nas praias no fim de semana não causaram mais nenhuma surpresa, a não ser para os turistas, mas o assalto ao  cardeal-arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, foi digamos, sem tempestade, diferenciado, Os criminosos levaram o anel cardinalício e a cruz peitoral de dom Orani, um celular, uma máquina fotográfica, caneta, além da mochila e do paletó do motorista. Não pouparam nem a batina mas, reconheceram o bispo e pediram perdão. Assaltante católico só aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário