Translate

sábado, 27 de setembro de 2014

FILME: O PROTETOR


Eu sempre gostei de filmes de ação em que o personagem principal não passa muito sufõco. Tipo Charles Bronson e Chuck Norris se é que me entendem. O último do tipo tinha sido "Busca implacável " (Taken), Liam Neeson me lembrou dos filmes de Mel Gibson.
O mais recente é o novo filme com Denzel Washington,"O Protetor" (The Equalizer), do tipo Steven Seagal só que mais violento. E consistente.
É claro que não se pode ligar  muito prós cliches, neste tipo de filme não há muito espaço para  inovações, e o filme ainda é uma adaptação de uma antiga série de TV, mas o importante é como se fica satisfeito ao ver o protetor mandando algumas bestas do mal pro inferno.
Não tem muito mistério. Denzel Washington mantem a mesma pose de sempre, sério e parecendo inofensivo, mas sempre mal-encarado como deve ser um justiceiro que protege os que estão ao seu redor, e ninguem liga se todas as inconveniências estão do seu lado, a gente sabe que ele vai fazer o que se espera.
Não é filme para Oscar, não é filme para ver duas vezes, é apenas diversão, é apenas mais um filme de Denzel Washington. Mas de vez em quando é bom.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Back to 80's : MICHAEL JACKSON feat ROCKWELL


"Somebody's Watching Me"  é o single de estreia do cantor Rockwell, lançado
pela gravadora Motown em 1984. A canção apresenta participação de artistas da
Motown: Michael Jackson no coro, e Jermaine Jackson nos backing vocals.
O video acima é apenas uma montagem.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

#SEMNOÇÃO






NOVA YORK — A presidente Dilma Rousseff condenou os ataques aéreos na Síria pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, iniciados na noite de segunda-feira para desmantelar a organização terrorista Estado Islâmico (EI) e combater células da rede al-Qaeda. Para Dilma, o Brasil repudia agressões militares, porque elas podem colher resultados imediatos, mas trazem consequências nefastas para países e regiões no médio e longo prazos. A presidente citou Iraque, Líbia e Faixa de Gaza como exemplos recentes da falta de eficácia deste tipo de política.
Na véspera de fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, a ainda presidente do Brasil acho ,perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada e não deixar nós brasileiros, mais constrangidos ainda com a nossa Diplomacia,que é considerada anã, e não só por Israel. Ao comentar os ataques dos Estados Unidos e aliados às bases do grupo terrorista Estado Islâmico, na Síria, Dilma, disse que " lamenta enormemente os ataques aéreos naSiria contra o Estado Islâmico e que o Brasil sempre vai acreditar que a melhor forma é o diálogo, o acordo e a intermediação da ONU". Segundo a presidente, o Brasil é contra todas as agressões, de ambos os lados. Parou, parou.
A presidenta fala pelos petistas,claro. O fato de não gostar de militares por causa do seu passado, não lhe dá carta branca para vomitar asneiras, principalmente em discursos na ONU, quando fala pelo país.
Naturalmente como ex- militante de um grupo terrorista ela considera o Estado Islâmico "um lado" que possa ser levado a mesa de negociação, mas faltou um mínimo de noção ao imaginar que os EUA e a ONU chamassem os líderes do grupo terrorista extremista e sanguinário para conversar.
O Pior é que o que ela fala não é resultado de desinformação, é estupidamente sem noção, porque não há como a ONU mediar um conflito quando "um dos lados " é um grupo sem rosto e sem representantes oficiais, que pratica assassinatos em massa.
O arsenal de idiotices blasfemado por Dilma deve aumentar a sensação nos paises-membros da ONU de que a diplomacia Brasileira atual é realmente um desastre, porque os EUA não estão sós na luta contra os terroristas, eles fazem parte de uma coalizão de 40 países, alguns deles árabes, e com apoio da ONU. Ir contra a onda que se levanta contra o extremismo do Estado Islâmico é uma prova de falta de noção, ignorancia e burrice.
O Governo do PT durante seus tres mandatos jogou no lixo a diplomacia brasileira, elogiada por sempre se oferecer como intermediária em conflitos entre nações, o que não é o caso agora, e ultimamente tem defendido todos os ditadores de plantão. Lula e os petistas, condenaram sistematicamente Israel em todos os fóruns e se calaram sobre o terrorismo do Hamas e dos iranianos. Defenderam Kadafi   e o ex-presidente do Irã, o fanático Ahmadinejad. Negou-se a censurar na ONU o ditador do Sudão, Omar al-Bashir, que responde pelo assassinato de 400 mil cristãos, apoiou Fidel, Hugo Chávez e seu sucessor Nicolas Maduro. 
É muita falta de noção ainda querer que o Brasil ganhe uma cadeira na ONU, para ter direito a voto,
seria bem feito que a ONU prometesse uma vaga ao Brasil se Dilma aceitasse dialogar, sem armas e em território sírio, com o Estado Islâmico. Pelo menos iria receber o resultado merecido, e por bravura.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

UMA VISÃO LÓGICA

Why recession won't affect the result of Brazil's presidential election.
 
Corrupção, Inflação acentuada, Recessão, má administração,manipulação de números da economia,  controle do Banco Central, sangria da Petrobrás, ajuda financeira para Cuba, por muito menos que isto, os americanos já teriam tirado do poder o PT e metade do Partido estaria na cadeia e por um longo tempo. Mas por motivos já amplamente explicados, os que querem a saída de Dilma, temem que aconteça o que seria improvável em paises desenvolvidos, ou seja a reeleição.
Como observa a Revista "The Economist", nada do que acontece de ruim na administração atual parece alterar o panorama da campanha eleitoral para Presidente, apesar da classe média ter dado uma alavancada nas intenções de voto para Marina Silva, aliás, a queridinha da Revista, após a morte de Eduardo Campos.
Diz a revista: "Recessão nunca é uma boa notícia para uma administração. E na corrida para uma eleição geral pode ser uma sentença de morte. Com cinco semanas antes do dia da votação, a oposição do Brasil deve ter  se alegrado com dados oficiais divulgados em 29 de agosto, mostrando que o PIB tinha mergulhado em 0,6% no segundo trimestre e de 0,2% no primeiro. No entanto, os números desanimadores não importam tanto para cálculo eleitoral como os rivais da presidente Dilma Rousseff teria esperado. Por que ?"
Dilma culpa um "excesso de feriados" (e, portanto, menos dias de trabalho) durante o mês de duração de futebol da Copa do Mundo no Brasil, que concluiu em 13 de julho. Estas férias extras foram adicionados pelas autoridades em uma tentativa de aliviar a pressão sobre o transporte público em cidades-sede da Copa do Mundo. Mas críticos apontam que isso não explica a queda na produção durante os três primeiros meses do ano e que o governo havia prometido uma melhora econômica relacionada com a Copa. Dos 45 países que apresentaram resultados do segundo trimestre do PIB até agora, só a Ucrânia devastada pela guerra tem se saído pior. Os críticos de Rousseff culpam a desaceleração, a desconfiança dos empresários e a queda dos investimentos, como resultado de seu intervencionismo, frouxidão fiscal e incapacidade de resolver problemas crônicos: a infra-estrutura de má qualidade, emaranhado de burocracia e, sem dúvida, o sistema fiscal mais complicado do mundo".
Tudo isso é um mau presságio para o Brasil no médio prazo, mas é pouco provável que custe  Rousseff muitos votos. Embora as empresas estejam cortando a produção, que até agora se mostrou relutante, não se iniciou o processo custoso de demitir trabalhadores. Como resultado, o desemprego está em apenas 4,9% , embora seja provável  subir, não vai fazê-lo até depois da eleição. A Renda familiar média conseguiu se manter mesmo com a alta da inflação, muito devido a inflação dos preços dos alimentos que ficou parada e os preços dos serviços diminuidos após a Copa do Mundo.  Contraintuitivamente, índices de aprovação do governo, que havia sido estáveis desde o início do ano, na verdade subiu em agosto.
Dilma não é mais um shoo-in: pesquisas sugerem que ela perderia em um segundo turno para o Partido Social Brasileiro de Marina Silva, ex-ministra popular, que foi empurrada para a corrida presidencial, após a morte de seu ex-líder, Eduardo Campos. Marina Silva é popular em grande parte porque ela encarna a renovação política, algo que os brasileiros desejam.
E é a perspectiva de renovação, ao invés de um desejo de punir Dilma por  má gestão económica, que terá o maior impacto sobre a forma como os brasileiros irão votar."

domingo, 21 de setembro de 2014

REFLEXOS


 
A Final do mundial de voley na Polônia mostrou as fragilidades do Tricampeão após uma longa hegemonia na última década. O Brasil perdeu seu primeiro mundial em treze anos com o Tecnico Bernardinho. Depois do primeiro set, que o Brasil passeou, o jogo começou a incomodar, com a Polônia sempre na frente, com o Brasil de Bernardinho errando irritantemente. Deu nos nervos daqueles poucos brasileiros que gostam de Volleybol. É um time hesitante e paradão, diferente do que estamos acostumados a ver. Falta aparecer um levantador igual ao Mauricio, falta um novo Giba, depois do terceiro set dava prá ver que não ia dar. No final todo mundo cabisbaixo com a medalha de prata, um mal-costume.Mas todo mundo reconheceu que a Polska mereceu o título e deu um show de organização dentro e fora das quadras. E que torcida bonita alegre e educada.
Pena que a torcida brasileira não tenha este nivel de educação.
 

Radiohead CREEP legendado

 
 

Duas coisas sobre o Hit "Creep" do Radiohead: Neste mes fazem 22 anos que ele foi lançado e meu video legendado no You Tube (http://youtu.be/AK88FQBRxzs  ) passou das 25.000 visualizações.
Radiohead lançou "Creep", como seu single de estréia, em 1992, e mais tarde ele apareceu no seu primeiro álbum, Pablo Honey (1993). Durante seu lançamento, "Creep" não foi um sucesso mas em 1993, tornou-se um hit mundial. A banda ficou incomodada porque ofuscou as outras músicas mais afeitas a sua proposta de ser alternativa, fazendo com que nos shows boicotassem Creep" reproduzindo-a com menos frequência durante a década de 1990 . Em 1998, a meio da turnê de OK Computer, a banda tirou a música do set list de vez. "Creep" não foi tocada ao vivo novamente até 2001, mas desde então tornou-se obrigatória nos sets ao vivo do Radiohead.
Produzida quase por acaso, no inicio era apenas uns versos feitos ainda na faculdade por Tom Yorke que iriam servir de roteiro para outra música.E quando estavam gravando, não muito feliz com a letra, o guitarrista (Jon Greenwood) começou a testar a guitarra tentando achar um tom que se adequasse a canção prá lá de depressiva. De repente veio a luz: 'Ei, o que diabos foi isso? Faça isso! vamos fazer isso! '' E ficou assim.

FLORES DO MAL


 
De vez em quando.

sábado, 20 de setembro de 2014

TÔ FOO



Parece que o final do ano de 2014 e o ano de 2015 vai ser do Foo Fighters. Se os fãs esperavam apenas uma turnê mundial, após o aviso de que “grandes notícias chegariam na segunda”, feito pelo Facebook, as novidades são muito mais do que se esperava. Sonic Highways , o oitavo disco, que chegará às lojas no próximo dia 10 de novembro, está cercado de marketing por todos os lados.
Há muito tempo que um disco não era lançado com tanta zoeira, e dizem, será um album diferenciado. Aproveitando o vazio em que se lançou o rock nos últimos anos, o Foo, com uma carreira bem sucedida, nunca foi muito reconhecido, embora tenha um set list de sucesso de dar inveja ao U2.
As novidades neste oitavo disco de estúdio do Foo Fighters: terá nove opções de capa, cada uma trazendo uma ilustração de uma das cidades por onde a banda passou durante as gravações. São elas Austin, Chicago, Los Angeles, Nova Orleans, Nashville, Nova York, Seattle e Washington D.C., totalizando oito. A nona capa  traz o símbolo do infinito, o número 8 deitado.

    COVERS
 



COMING SOON 
O grupo de Dave Grohl ainda revelou a tracklist do disco (com oito faixas uma correspondente a cada estúdio no qual a banda gravou), Como Oito é o símbolo do disco, um video mostra o braço do vocalista sendo tatuado com o símbolo do infinito. Sendo este o oitavo disco da carreira do Foo Fighters, com oito faixas, passando por oito cidades, em oito estúdios diferentes, o símbolo tem um significado importante para Grohl e a banda.
Para os fãs do Brasil, o Foo Fighters confirmou que aterrisa por aqui em Janeiro em quatro capitais, dia 25 no RJ, durante a turnê pela América do Sul. Será a primeira vez que farão um show-solo em terras brasileiras, (participaram do  Lolapallooza SP  e do Rock in Rio). e acho que não vai caber todo mundo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CADÊ OS COTONETES?

Uma das maiores invenções do Século XX, junto com a raquete de matar mosquitos, nunca teve o reconhecimento merecido. O cotonete entra nas nossas vidas como nos ouvidos,silenciosamente. Não me lembro quando comecei a ficar dependente mas faz muito tempo, a referência que tenho é de uma consulta para tratar uma laringite, minha mulher me entregou para o médico, que examinando meus ouvidos  descobriu que estavam mais limpos que o salão da Rainha da Inglaterra. Compreendo a importancia do cerume para proteção dos orificios auriculares mas depois do banho vou pelo automático. E assim fiquei surpreso dias atrás, ao abrir o armário e encontrar a caixa vazia. Depois de vasculhar toda a casa cheguei a conclusão que o departamento de compras aqui de casa tinha cometido uma falha grave. Mas é uma coisa que a gente só sente falta quando falta, e um um dia dá prá passar. O pior foi constatar no outro dia, que no Supermercado perto da minha casa, não tinha cotonetes. Após dar várias voltas e pedir ajuda, ninguem soube informar onde estavam os cotonetes.Um enorme supermercado e não tinha uma coisinha tão pequena.Quase fui reclamar no S.A.C. Fiquei imaginando que talvez fosse uma campanha dos Ecochatos, desconfiados que os cotonetes estavam poluindo o meio-ambiente. Imagino como era na idade média sem cotonete. Durante uma viagem surpresa, me vi dentro de um navio sem cotonetes, e  incrivel que ninguem na tripulação tinha unzinho, ou não queriam se arriscar como eu. Tive que me satisfazer com algodão enrolado num palito, nada comparável às hastes flexiveis. Tomara que os cotonetes continuem passando, ou se enfiando, desapercebidos. Depois da campanha contra os sacos plásticos tudo é possivel, e se os ecologistas descobriram que um saco plástico leva cem anos para se decompor, imagine uma haste plástica.

HURRA! HURRA! O TOUREIRO MORREU.




Music of  "World Peace Is None of Your Business"  the tenth solo studio album by Morrissey.
The studio version and spoken word video of  "The Bullfighter Dies", the fourth single, was put on Morrissey's official YouTube channel.
Legendado e montado by CarloCarlus

REALISMO FANTÁSTICO

Imagine um estudante de politica internacional que escolheu o Brasil para fazer um estágio de duas  semanas e por coincidência no presente mês. Quem lê noticias ou vê o noticiario da noite na TV, deve ter notado que as últimas semanas agruparam todos os ingredientes necessários para fazer qualquer visitante de um país desenvolvido acreditar que aqui é a terra que inspirou Gabriel Garcia Marquez a criar em seus livros o realismo fantástico.
São tantos os fatos polêmicos na nossa sociedade que acabam se tornando banais, para nós é claro, na Europa ninguem iria entender porque um candidato à Presidencia faltaria a um debate
programado, sem maiores explicações.Não causa mais surpresa fatos como o do estudante que esfaqueou a professora em sala de aula mas sim a declaração do Ministro da Justiça, que ninguem sabe para que serve, de que a maioridade penal é causa pétrea da constituição, embora 90% da população queira, exija a diminuição e por isso vamos ter que continuar sendo assassinados por matadores abaixo de 18 anos. Quase ao mesmo tempo, o assassino confesso do cartunista, que estava solto porque nossas autoridades judiciárias acharam que ele não pode responder pelos seus atos, matou outra vez e a juiza responsável pelo processo em entrevista garantiu que agora vai tomar mais cuidado e se certificar se está tudo certo (?). Ainda bem! A torcedora do Gremio que chamou o goleiro Aranha de Macaco, compareceu a delegacia sob forte aparato de segurança e aproveitou para dar uma declaração a Imprensa. Disse que não é racista e que não queria prejudicar o clube de seu coração e pediu perdão, perdão, perdão... ao Grêmio!
Embora ninguem saiba nem esteja muito preocupado que a seleção Brasileira esteja de volta aos gramados pouco tempo depois de levar uma peia da Alemanha, e quase que com o mesmo fraco timeco, o que causou espanto não foi nem o corte do jogador Maicon, e sim o pedido do manager e ex-agenciador de jogadores Gilmar Rinaldi que pediu aos jornalistas não fazerem perguntas(?)  sobre o caso, o que fez com que as redes sociais espalhassem vários boatos. Pior só o governador do Ceará que mandou a Justiça proibir  a circulação da Revista "Isto É" em todo o País. E a Justiça obedeceu!Não é uma Democracia. Mas sem tempo para respirar tivemos o vazamento da lista de politicos e partidos envolvidos no caso Petrobrás, e delatados pelo ex-diretor da mesma em troca da diminuição da pena, mas sem nenhuma surpresa, pois os acusados são todos velhos conhecidos de escandalos anteriores.
É claro que os arrastões nas praias no fim de semana não causaram mais nenhuma surpresa, a não ser para os turistas, mas o assalto ao  cardeal-arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, foi digamos, sem tempestade, diferenciado, Os criminosos levaram o anel cardinalício e a cruz peitoral de dom Orani, um celular, uma máquina fotográfica, caneta, além da mochila e do paletó do motorista. Não pouparam nem a batina mas, reconheceram o bispo e pediram perdão. Assaltante católico só aqui.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Maratona George Harrison

 
 
George Harrison - Cheer Down by Carlo
 


                       
                        Live in Japan 1991

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

LIVING IN THE MATERIAL WORLD

 
   Os primeiros seis discos de George Harrison vão ser relançados num box  neste mês, remasterizados para eternizar de vez o guitarrista dos Beatles que morreu em 2001, ótimo para colecionadores  e para deixar os fãs do cantor com um material mais resistente ao tempo.
O box ‘The Apple Years 1968-1975′, complementa a versão lançada em 2004, ‘The Dark Horse Years 1976-1992′, e terá um DVD com vídeos e um filme de 7 minutos nunca visto antes, dirigido por George e sua esposa, Olivia. Também conterá um livro com a introdução feita por Dhani Harrison (que supervisionou os lançamentos). Tudo isso estará disponível a partir do dia 23 de setembro.
Os álbuns, que foram remasterizados a partir das gravações originais, (mostrados no Release acima) incluem: ‘Wonderwall Music’, de 1968, ‘Eletrictronic Sound’ de 1969  totalmente experimentais, ‘All Thing Must Pass’, de 1970, um best-seller, ‘Living In The Material World’, de 1973, ‘Dark Horse’, de 1974 e o ‘Extra Texture’, de 1975. Alguns álbuns contarão com faixas nunca antes lançadas,  

THE FLYING HOUR

 
GEORGE HARRISON
"O futuro talvez não chegue.Viva agora"
 
 

PORQUÊ MARINA

"Desconfiança, má impressão, antipatia, suspeita são razões muito fracas, demasiado pueris e irresponsáveis, para você jogar fora uma possibilidade e conservar na mão duas ou tres certezas,
cada uma pior que a outra."
OLAVO DE CARVALHO


Minha escolha por Marina é estratégica. Como nos ensinaram os povos de países desenvolvidos, quando a coisa não vai bem no governo, troca-se o governo. O PT, depois de 12 anos no poder mostrou como se saqueia um país em tres tempos ou tres mandatos, deixando-o  à beira da recessão sem pespectivas de crescimento apesar de possuir os maiores recursos naturais do planeta. Acho interessante a proposta de Marina não querer reeleição, embora claro, se fizer mudanças estruturais que mudem o Brasil vai ser convencida a continuar, pelo própio povo. 
Não existem milagres ou salvadores que  coloquem o Brasil numa rota de crescimento a médio prazo, ainda mais com instituições que não funcionam a contento, comandadas por fichas-sujas. Só uma  ditadura como a chinesa poderia impor um regime de reestruturação, mas o mais urgente que se tem a fazer é tirar a quadrilha em que se transformou o PT, do poder. Com algumas de suas cabeças na cadeia, o império Petista tem uma chance de implodir de vez, dependendo do que vai acontecer após a delação "premiada"  do ex-diretor da Petrobrás.
Votar no candidato do PSDB é como apostar numa certeza que não vai trazer resultados. Marina é uma incógnita, mas mesmo que signifique um retrocesso às vezes é melhor recuar para começar do zero.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

EFEMÉRIDES


Como disse certa vez o tecnico Antônio Lopes: "O futebol é um esporte terrestre". Ele pedia para o que o time jogasse com a bola no chão. Eu voltei, embora por linhas tortas. a acompanhar o campeonato brasileiro de futebol, menos pelo que se vê nos gramados e mais pela discussão que tomou conta dos programas sobre esportes depois dos 7 x 1, a goleada que o Brasil sofreu da Alemanha. Esperava-se uma grande revolução no futebol brasileiro para voltarmos a ser os melhores do mundo, não consegui detectar nenhuma mudança que signifique um inicio de recomeço do nosso futebol, a não ser que Dunga seja um simbolo de recomeço. Aliás , Dunga tem uma frase no rol de pérolas do passado: "As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe". Mas pegando uma frase diferente, Levir Culpi, tecnico do Atlético Mineiro,  falou que "a diferença entre o Brasil e a Alemanha é a educação." Para dar uma contribuição, eu proporia logo uma mudança no modo de entrevistar jogadores de futebol. Historicamente o jogador de futebol é desletrado e que eu lembre, poucos jogadores se destacaram por darem entrevistas interessantes ou hilárias, como Dario do próprio Atlético, ou falarem de forma mais categórica ou crítica, como Afonsinho, Sócrates e Romário.
Cada vez que se entrevista um jogador no intervalo ou no final de um jogo o futebol fica mais pobre, além de ser um teste para a inteligencia do telespectador. Não há relevancia nem é necessário, não dá nem para rir, até as pérolas de anos atrás entraram em extinção. A única coisa interessante para fins didáticos é observar que a maioria usa jargões repetidos em todos os casos, é como uma fala-padrão. Vamos colocar no papel alguns mais usados, aguarde o proximo jogo (qualquer um) e é só esperar que um deles vai ser proferido, ás vezes até com a concordância verbal correta.
A gente sabia que ia ser um jogo dificil... o (...) tem qualidade.Nada mais ilógico que esperar jogo fácil e se o time adversário está na primeira divisão deve ter alguma qualidade.
Agora é trabalhar e pensar o proximo jogo...Geralmente usada após as derrotas, na verdade quer dizer que não se preocuparam com "este" jogo.
Eles conseguiram o gol numa bola parada...Ué? como se fosse algo proibido, querem dizer que o lance do gol é originário de uma bola que estava parada.
A gente "vamo" ouvir  o professor e tentar virar o jogo... Se o tecnico(chamado professor) não falar nada, o jogo não vai virar...
O Jogo tá muito pegado, eles ficaram fechados atrás...Outro engano achar que todo adversário tem que manter distância e deixar uma avenida aberta para que cheguem sem dificuldades ao gol. 
Temos que caprichar no último passe e tentar fazer os gols... Elementar, meu caro...
O adversário marcou atrás da linha da bola...Uma revolução seria algum time exercer marcação na frente deixando o adversário com a bola atrás, kkk.
Bem, eu não estou gostando das entrevistas, de jogadores ,tecnicos e comentaristas também. Eu quero programas padrão FIFA. As entrevistas antes do politicamente correto eram bem mais interessantes, pelo menos  podíamos esperar alguma coisa inusitada, como a declaração de Pelé traduzida ao pé da letra, hoje mais atual que nunca:
The football (no more) is a little box of surprise.

domingo, 7 de setembro de 2014

Tudo o que você deveria querer saber sobre o Nióbio

 
NIÓBIO EM ESTADO BRUTO
  Imagine um elemento químico raro em todo o mundo, mas abundante no Brasil , que tem nada menos do que 98% de todas as jazidas do planeta, que pode ser usado para a fabricação de ligas metálicas biocompatíveis, baratas e resistentes, e que além disso é considerado fundamental para a moderna indústria espacial, nuclear, aeronáutica, de petróleo e gás, bélica, da construção pesada e de equipamentos médicos. Ele é muito utilizado nas ligas, em especial na produção de aços especiais, uma pequena porcentagem de nióbio proporciona uma grande resistência mecânica no aço. A estabilidade térmica das superligas que contém nióbio é importante para a produção de motores de aeroplanos e na propulsão de foguetes e em vários materiais supercondutores. Estas ligas supercondutoras do tipo II, são geralmente usadas nos ímãs supercondutores que produzem imagens por ressonância magnética. Outras aplicações incluem a soldagem, indústria nuclear, eletrônica, óptica, numismática e produção de jóias.
O Nióbio brasileiro ganhou notoriedade em 2010, quando documentos do governo norteamericano, vazados pelo Wikileaks, incluíram as minas de Araxá (MG) e Catalão (GO) no mapa de áreas estratégicas para os ,EUA, o que vem levando grupos nacionalistas a organizar o movimento "o nióbio é nosso", a exemplo do que foi feito com o petróleo no passado. Isso porque o Brasil é o maior produtor do mineral, com 96% da produção mundial, e daqui partem 80% do nióbio importado pelos EUA e 75% do Nióbio usado em todo o mundo.
A compreensão que se tem pesquisando informações sobre o mineral,  é que há um grande mistério sobre tudo que cerca a comercialização do Nióbio, cuja importancia estratégica se equipara ao Petróleo. Um estudo recente da agência norte-americana US Geological Survey mostrou que a mineração brasileira, que explora 48 produtos minerais entre os 71 analisados no mundo, é líder global apenas na extração do nióbio.Mesmo assim não há explicação para o fato de que o Brasil não  determine o preço internacional do produto, como por exemplo os países da Opep o fazem com o preço do petróleo, de acordo com os seus interesses estratégicos.
Nesta época de eleições, há rumores de que o governo do PSDB de Minas Gerais entrega o nióbio das minas de Araxá para os norteamericanos, seria bom se alguem perguntasse sobre o tema ao candidato do PSDB Aécio Neves, e qual a politica que deveria ser aplicada na exploração e produção do mineral desconhecido pelos brasileiros.
O Segundo produtor mundial com 2% é o Canadá. Segundo alguns depoimentos e videos encontrados na rede, o Canadá aplica muito bem os recursos obtidos com a venda do nióbio, seja na rede de saúde ou em infraestrutura, enquanto isso não ouvimos falar do dinheiro que o Brasil ganha com a venda do produto, o que se sabe é que a venda é terceirizada (?).
Em recente artigo, Adriano Benayon, ex-diplomata, professor aposentado do departamento de Economia da Universidade de Brasília e autor do livro “Globalização versus Desenvolvimento”, apresentou a sua conta sobre o prejuízo que o país tem ao não  investir em tecnologias que agreguem valor ao mineral:
“Só com o nióbio o Brasil deixa de ganhar anualmente centenas de bilhões de dólares. Diretamente perde cerca de US$ 40 bilhões, com o descaminho e com a diferença entre o valor das ligas ferro-nióbio no exterior e seu preço oficial de exportação. Por ter a economia brasileira sido desnacionalizada e desindustrializada, a perda total é um múltiplo, maior que dez, dessa quantia. De fato, os bens finais em cuja produção o nióbio entra atingem preços até 50 vezes maiores que os valores reais no exterior dos insumos à base de nióbio. Esses insumos — como os do tântalo, do titânio, do quartzo etc – são ‘vendidos’ pelo Brasil por frações de seu valor no exterior."
Seria interessante saber dos candidatos à Presidencia da Republica porque o Brasil não começa a industrializar seus enormes recursos minerais. A China industrializa suas matérias-primas. Com isso o produto nacional bruto multiplicou-se por 20 nos últimos 30 anos, tornando-a  2ª maior potência mundial.

OBRAS - PRIMAS

 
 
 
 
 Na linha espaço-temporal (Nexus) do Smashing Punpkins, o único disco disco relevante da banda ( e para mim,uma obra-prima) é "Mellon Collie and the Infinite Sadness",  o terceiro da banda, lançado em Outubro de 1995. Com 28 faixas foi lançado como um super disco e foi aclamado pela crítica pela sua ambição, como se a banda liderada por Corgan percebesse que  já tinha experiência e capacidade o suficiente para gravar um álbum como se fosse o último. Suas intenções eram fazer um trabalho representativo para uma geração, como outras bandas fizeram no passado, citando The Wall do Pink Floyd  ou Sgt Pepers dos Beatles. como exemplo. Duas músicas foram muito importantes para mim: Tonight, Tonight e 1979. O álbum como um todo é tão importante para os anos 90 quanto Nevermind do Nirvana. Está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll of Fame. O álbum foi votado como 29º maior álbum de todos os tempos, em 1998, pelos leitores da Revista Q. A Revista Time elegeu Mellon Collie and the Infinite Sadness o melhor álbum de 1995. Ganhou sete indicações, tendo ganho um Grammy de 1997 pela música "Bullet with Butterfly Wings" . 
Ao contrário de outras grandes bandas dos 90's, como Nirvana e Pearl Jam, o Smashing Punpkins foi menos influenciado pelo punk rock e mais original. Buscando a perfeição, a banda abusou neste disco da sonoridade  diversa, densa, com uma forte presença de guitarras misturadas com instrumentos mais clássicos  e usou todos os elementos existentes na música de toda a década, grunge, rock, gótico, heavy, pop, psicodélico, eletrônico e progressivo. Ufa... Um estilo de produção avançada, letras mirabolantes e muita criatividade, como na mostra ai embaixo, a sensorial Tonight, Tonight. Entre no Nexus. 
 
 
 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

DIRE STRAITS LIVE




"Water of Love" e "Down to the Waterline", bem como "Sultans of Swing", estavam entre as cinco canções incluídas em fita demo dos Dire Straits que a banda enviou a Charlie Gillett, que jogou a fita em seu programa de rádio, e que levou ao primeiro contrato de gravação da banda. É uma das quatro músicas do lado um do álbum de estréia do Dire Straits que fala de relacionamentos infelizes, fato creditado ao fim do casamento de Mark Knopfler. Escrevendo na revista Rolling Stone Magazine, Ken Tucker usou a música como um exemplo de tendência de Knopfler para misturar linhas inteligentes com as prosaicas. A música realmente alterna frases inteligentes com outras mais vulgares: "Preciso de um pouco de água do amor" seguido de "você sabe que é mau quando você está vivendo sozinho", da mesma forma o arranjo da música parece banal mas não é totalmente Pop, com Knopfler abusando dos solos de guitarra, sua marca, que só perde para "Sultans of Swing".
De qualquer modo, esta é uma das minhas queridinhas do DIRE, foi o inicio de uma carreira que terminou com o album "Brothers in Arms". E terminou porque Knopfler achou que não havia nada mais interessante para fazer.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

VAI PRÁ ORLANDO?

Há uma crença de todo brasileiro que vai à Orlando, de que alugar um carro é essencial. Não é. É cômodo, é confortável. Principalmente para quem vai visitar outras cidades vizinhas,como Tampa etc. Mas, e as pessoas que não dirigem ou não querem alugar um carro? Não precisam. Esta lenda cresceu em torno da facilidade de se alugar um carro novíssimo, à baixo custo, em Orlando ou Miami, (para os brasileiros carregarem as sacolas ou malas enormes dos Outlets para o hotel e daí, para o aeroporto).
No Aeroporto de Orlando, depois de sair do labirinto que é o salão de imigração, é só seguir em frente e achar a placa de "public bus", descendo um andar voce encontra ônibus com ar-condicionado por 2 dólares, ou se preferir, taxi à  S50.
Orlando para turistas não-ricos se resume à International Drive, Avenida que cruza quase toda a cidade com um Shopping em cada ponta, com paradas de onibus numeradas ( 1 a 42) que facilitam sua localização. Você pode ficar num hotel de duas ou cinco estrelas ao longo da avenida, estrategicamente é melhor ficar entre os pontos 8 e 22  e se quiser ir às compras é só esperar os ônibus das duas linhas que trafegam na International drive: o Trolley da prefeitura, de meia em meia hora rola entre os pontos 1, no Orlando Premium North, e 42 no Orlando Premium south. Preço: S 1,25.Crianças não pagam. O Onibus chamado Forty-two (42), sai do ponto 42  pela mesma avenida,  passa pelo  ponto 1, e daí segue até o Florida  Mall, Shop Buy e Aeroporto, por S 2,00.
Para quem vai levar as crianças aos Parques da Disney, todos os hotéis oferecem transportes grátis, ida e volta, obedecendo os horários estabelecidos no hotel,claro. As entradas, para quem não fez reservas,são vendidas em cada esquina e no próprio hotel. Um dia em qualquer parque, custa em média  80 dólares  por cabeça. Faça as contas.
E para quem não pode passar dois dias sem comida brasileira, não tem problema. Você vai se sentir em casa. É só dar um passeio pela International drive e você vai descobrir restaurantes brasileiros como o Café mineiro, na altura do ponto 11, com um bom preço (15 dólares) para almoçar,  jantar ou tomar o café da manhã "Eat all you can". Indo para o norte, perto do Orlando Premium, na altura do ponto 2 fica o Vittorio's, o mais famoso restaurante brasileiro em Orlando, ao lado da Perfumeland, a maior loja brasileira de perfumes e eletrônicos.
Fora do circuito da International Drive, é obrigatório passar pelo Flórida Mall, onde tem lojas exclusivas como da Apple, e visitar o Wallmart, à 10 min. da International, onde se chega somente de carro.
À noite, tem os restaurantes, pubs, cinema, exposições e clubs no Downtown Orlando, na altura do ponto 24. Que mais...?
Boa Viagem.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Da Série: Grandes Músicas com vídeos Horriveis .



 

Tudo bem que não havia começado o "boom" dos video-clips incensados pela MTV, mas o DIRE STRAITS estava no auge da carreira e merecia um video mais criativo. Ainda mais por causa da bela música "Skateway" uma das minhas preferidas. O que ele quer dizer? traduzir a letra? A obra para mim é um dos piores vídeos de todos os tempos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

BIP. BIP. PIB. PIB.

Uma sucessão de eventos maléficos, isto é, um atrás do outro, e todos caindo em cima do governo central, poderá mudar o rumo da eleição Presidencial que, (eu também achava)  o PT achava que eram favas contadas há poucos meses atrás. Desde as manifestações de Julho do ano passado, a reeleição começou a entrar nas sombras. Como se não bastasse  a condenação e prisão da cúpula do partido no caso do mensalão, o que deixou o governo de saia justíssima, apareceu o escândalo de Pasadena, a deterioração da Petrobrás no mercado, o fiasco da Copa e os estádios superfaturados, a falência da seleção, a divulgação do encolhimento da economia, a diminuição do PIB e  agora a entrada do País numa recessão que pode até ser maior do que os números  divulgados apontam,  pois não se pode mais confiar em um governo que manipula o Banco Central. Mas para piorar o inferno astral da Dinastia Petista, a morte de Eduardo Campos, candidato que ameaçava dividir os votos com Aécio Tucano Neves, trouxe prá Arena a messiânica figura de Marina, conhecida agora mundialmente como Silva.
A ida pro segundo turno já é eminente e pior, além de ser mais POP que Eduardo Campos e ter milhões de admiradores, ela vai catalisar no segundo round todos os votos dos eleitores do Aécio, que pela lógica são inimigos ferrenhos do famigerado ex- Partido dos Trabalhadores.
A burrice ou a crença na burrice do povo pode levar a ditadura do PT ao fim pelo menos quatro anos antes do que Lula e Dilma imaginavam. A maioria da população não se interessa por política, não entende muito de PIB  nem de crescimento econômico, mas sabe muito bem o que é desemprego e inflação.