Translate

quarta-feira, 18 de março de 2015

QUE PAÍS É ESSE?

Que País é este? A pergunta atualmente foi feita pelo dublê de ex-diretor e ladrão da Petrobrás Renato Duque quando preso  na Operação "Lava Jato" pela segunda vez,  por ter "esvaziado" suas contas na Suíça e enviado € 20 milhões para contas secretas no principado de Mônaco. A famosa pergunta foi tema, de novo, de debates por conta da situação caótica sistemática que vive o país por causa dos roubos cada vez mais astronômicos dos corruptos tupiniquins. O dinheiro, que não havia sido declarado à Receita Federal, acabou bloqueado pelas autoridades do país europeu e Renato Duque, chateado, imitou o outro Renato, o Russo. A música "Que País é este" foi escrita por Renato Russo ainda em 1978, quando o mesmo ainda pertencia a banda Aborto elétrico, porém, ela só foi lançada com o álbum do Legião Urbana, de 1987
Em um texto contido no encarte do álbum, a banda fala que a canção nunca tinha sido gravada antes porque havia a esperança de que algo iria realmente mudar no país, tornando-se a música totalmente obsoleta. Isto não aconteceu e ainda é possivel se fazer a mesma pergunta do título.
Levando-se em conta que o ano que corria era 1987, vinte e oito anos depois pode-se notar que alguma coisa mudou. Agora são os ladrões que se sentem tão situados e seguros que podem indagar quando alcançados pela justiça: "Que País é este?"
Ainda fazendo uma correlação entre o período trancorrido entre o lançamento da música e a pergunta de Renato Duque, a letra de Renato, o Russo, faz referência a faturar um milhão, um milhão faturado através de transações ilícitas como as de Duque. Ficou obsoleta. Agora um único integrante de quadrilha ligado à autoridades do governo, movimenta 70 milhões de reais em contas no exterior.
Renato Russo está chateado, onde quer que esteja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário