Translate

quarta-feira, 14 de maio de 2014

AS NAMORADAS DO ARANHA


A Marvel atropelou a cronologia no último filme do Homem Aranha - A ameaça do Electro, principalmente no que se refere ás namoradas do aracnideo, se bem que nos tres primeiros filmes tenha aparecido rapidamente a primeira delas, a secretária de J.J. Jameson, Betty Brant. Mas bem antes da badalada Mary Jane Watson, a primeira garota que atraiu a atenção de Peter Parker foi  Liz Allen, nas revistas do  Homem-Aranha  Parker a "disputava" com Flash Thompson, seu inimigo no colégio, mas a timidez  o fez desistir da garota. Também não ajudava o fato de Liz fazer o tipo "loura burra". Liz  linda, mas não  muito inteligênte, era ajudada por Parker em matérias como Matemática e Química. Assim ela se apaixonou. Mas Peter conheceu Betty Brant que foi realmente a primeira namorada, embora por pouco tempo, pois logo depois aconteceu uma tragédia com o irmão de Betty morrendo num confronto em que o Aranha estava envolvido. A personagem apareceu nos três filmes do Homem-Aranha, sendo interpretada pela atriz  Elizabeth Banks. Liz, por sua vez, casou com Harry Osborn, amigo de Peter e filho do duende verde original.
Já Gwendolyn Stacy foi uma relação mais duradoura e confusa, ela apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man 31 (Dezembro de 1965). Foi morta pelo Duende Verde em The Amazing Spider-Man 121 (junho de 1973). É considerada a primeira  namorada de verdade de Peter, antes do casamento dele com Mary Jane. Gwen era filha do capitão da Polícia de NY George Stacy. Morreu ao ser atacada pelo Duende verde original (Norman Osborn), que a jogou do alto da ponte referida na história como George Washington (embora o desenho seja da ponte do Brooklin) em Nova York. A moça teve o pescoço quebrado causado pela tentativa desesperada do Homem-Aranha de segurá-la com a teia (essa versão depois foi recontada e se sugeriu que quando fora jogada já estava morta, para diminuir a culpa do Aranha no acidente). Logo a seguir o vilão morreu ao ser atingido pelo seu planador. (Como contado no filme do Homem-Aranha de 2002 sem o final trágico da garota).
Recentemente no quadrinhos, foi recontado o período em que Gwen viajou para a Europa, logo após a morte de seu pai que ocorreu durante uma luta entre o Homem-Aranha e o Doutor Octopus.
Segundo a nova versão, a loira teria fugido de Peter Parker porque estaria grávida de Norman Osborne e teve um casal de bebês na França, na época em que esteve na Europa. O Duende a matou porque não queria que ninguém soubesse desse fato. Quando Gwen morreu ela já teria 2  filhos, portanto, sem o conhecimento de Peter.
O autor J. Michael Straczynski já declarou que a história original sofreu interferência do editor da Marvel, Joe Quesada. De acordo com o escritor, a sua concepção a princípio era que os filhos fossem de Peter.
A morte de Gwen publicada em 1973 causou um choque nos fãs do herói. Stan Lee, o criador da personagem, e também das outras namoradas de Peter, não esconde uma certa insatisfação com o episódio. Ele alega que estava viajando quando o roteirista Gerry Conway escreveu a história (que com o  desenho de Gil Kane se tornaria um clássico).
De qualquer forma, a história da morte de Gwen Stacy é tida como uma das melhores da  Marvel de todos os tempos, sendo que muitos fãs dos quadrinhos a consideram o fim da chamada Era de Prata dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário