Translate

sexta-feira, 25 de março de 2016

BENDANKT


Johan Cruyff , que morreu hoje, de qualquer forma  seria um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, mas foi mais do que isso.
No ano da graça de 1974  durante a Copa, o mundo iria se surpreender com uma nova forma de jogar, uma mistura de competência e beleza e não foi o Brasil o autor da façanha.
O Futebol total  (Totaalvoetbal)  ou Carrossel holandês que surpreendeu o mundo foi um sistema   treinado pelo tecnico Rinus Michelis  primeiro no Ajax da Holanda e aplicado na seleção laranja durante a copa do mundo de 1974. É um sistema em que os jogadores saem constantemente de suas posições de jogo originais  sendo estas substituidas imediatamnete por outros jogadores do time, sem perder a sua estrutura de jogo. Neste sistema, nenhum jogador tem uma posição de jogo fixa, qualquer um pode ser o atacante, o meio campista e ozagueiro. O Futebol total depende muito da capacidade de adaptação de todos os jogadores para funcionar. Funciona com jogadores atentos taticamente, permitindo-os alternar posições em alta velocidade - em outras palavras, todo jogador está apto a desempenhar qualquer outra função. Também cobra um grande esforço técnico e físico dos jogadores.
Mesmo dependendo de competência e força física, além do conjunto de uma orquestra,o modelo não não daria muitos resultados se não houvesse um maestro, uma inteligência para fazer girar o carrossel de forma objetiva. A Holanda tinha esse cara, e o nome dele era Johann Cruyff. 
Em holandês agradeço pela beleza que ele e a Holanda proporcionaram nos anos em que jogava: Bedankt

Nenhum comentário:

Postar um comentário