Translate

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

OSCAR 2015 - CINE BIOGRAFIAS

 
 
Parece que há uma entressafra de roteiros originais no cinema americano, não há outra explicação para o boom de cinebiografias que tomou conta das telonas, a maioria com direção deprimente, como "Jobs", que se sairia bem melhor como documentário. O Problema destes filmes biográficos é que a vida do personagem geralmente não cabe em duas horas de fita e depende de uma direção de mestre. O Oscar 2015 vai ser uma ótima oportunidade para analisar quem dirige melhor uma cinebiografia, porque nas previsoes de candidatos à melhor filme constam pelo menos umas dez.

Começando por A Teoria deTudo, dirigido por James Marsh (sem grandes antecedentes a não ser um oscar por um documentário), conta a hístória da vida de Stephen Hawking, o astrofísico, seu romance com uma aluna, Jane Wide (Felicity Jones), suas descobertas científicas e o começo de  uma doença motora degenerativa aos 21 anos.
The Imitation Game, o jogo da imitação tem a direção de Morten Tyldum, (cineasta norueguês também sem um grande histórico)  é a Cinebiografia de Alan Turing (Benedict Cumberbatch), que usou seus conhecimentos de matemática, lógica e computação  para ajudar os EUA durante a Segunda guerra mundial. Como aditivo conta o fato de Turing ser homossexual, naqueles tempos, enrustido.
Rosewater - De John Stewart (sem grandes coisas como diretor) conta a história do jornalista canadense Maziar Bahari (Gael García Bernal), nascido em Teerã, preso e torturado no Irã.
Mr. Turner é dirigido por Mike Leigh. (Garotas de futuro, Segredos e mentiras).Cinebiografia do pintor do século XIX  J.M.W. Turner, pouco conhecido por suas paisagens, mas dizem, com um estilo único, o filme retrata o ambiente excêntrico em que vivia.
Jimi: All Is By My Side de John Ridley,(mais famoso como roteirista de 12 anos de escravidão) é uma Cinebiografia que conta o início da carreira de Jimi Hendrix (Andre Benjamin) como guitarrista em Nova York, incluindo a trajetória que o levaria a se tornar o maior (há controvérsias) de todos os tempos.
Invencível - Até Angelina Jolie entrou nessa, dirigindo esta história real baseada no livro homônimo de Laura Hillenbrand, que conta a história de um corredor olímpico que é capturado pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial. Pode ser indicado principalmente por que o roteiro é assinado pelos consagrados roteiristas e também diretores Joel e Ethan Coen.
Boyhood: Da infância á Juventude - Tem como diferencial mostrar o tempo real na vida de um garoto chamado Mason, da Infância á adolescência  que tem como pais na tela, Ethan Hawke e Patricia Arquette. Quem dirige é Richard Linklater ( Antes do amanhecer, Escola de Rock).
Foxcatcher - Bennett Miller (Já dirigiu uma cinebiografia:Capote). Sucesso no Festival de Cannes, o filme é uma dupla biografia. A do multimilionário americano John du Pont (Steve Carell) e do lutador medalha de ouro nas Olimpíadas Mark Schultz (Channing Tatum). Pelo menos é uma biografia da tragédia real que envolveu os dois. Dois atores tem grandes performances. Não é Mark Rufallo. Channing Tatum, em um de seus trabalhos mais sólidos, e Steve Carell, irreconhecível, tornam o filme uma quase certeza na lista de indicações
Exodus:Deuses e reis - conta a história de Moisés, interpretado por Christian Bale, quem dirige é Ridley Scott, não deixa de ser uma biografia.
Get on Up (James Brown) mais uma cinebiografia. Dirigida por Tite (Historias cruzadas) Taylor, conta a vida do famoso cantor e dançarino, e não apenas sua  trajetória musical  mas também mete o dedo nas polêmicas do Rei do Soul.
Drácula - A história nunca contada, de Gary Shore é mais uma biografia de Vlad, o conde Drácula. Argh.
Birdman de Alejandro G. iñárritu (21Gramas,Babel,Biutiful) não é uma biografia. Mas poderia ser a de Michael Keaton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário