Translate

domingo, 2 de novembro de 2014

CAT STEVENS e o ISLAMISMO



Em 1978 um amigo me apresentou a música de Cat Stevens e minha parte acústica ´musical ficou completa. Fora as canções que me acompanharam por muitos anos, Cat Stevens me inspirou em outras areas, nem sempre positivamente. Eu não gosto de conversões. Neste mesmo ano ele se converteu ao islã, mudou de nome para Yusuf Islam e abandonou a música, pelo menos a Pop. Desde então passou a se dedicar a atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Abandonou suas canções. Muitas delas dissertam a respeito de temas de sua vida anterior à conversão, e Stevens não quer mais ser associado a elas. Como o Islamismo está sempre associado às organizações terroristas, se tornou suspeito demais, embora tenha criado a Small Kindness, fundação reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque. Em 2004, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos impediu a entrada dele no país, após incluí-lo na lista de vigilância por atividades provavelmente relacionadas ao terrorismo.
Embora eu não simpatize com a mistura de religião com politica, e o uso que principalmente os Islamicos fazem dela, nunca poderia esquecer a obra de Cat Stevens antes da mudança.São muitas canções quase todas  acompanhadas com o vilão ou piano, como "If I laugh"  do video acima. Faz parte da minha vida "Morning Has Broken", "Peace Train", "Where do the children's play?" Amo ouvir "Moonshadow", "Wild World", "Father and Son", adoro "Oh Very Young", "Ready to Love", "The Wind", "Sitting". "The first cut is the deepest", "I think I see the light".
Ouvindo as belas e antigas músicas de Cat Stevens lembro que nunca entendi a mudança ou a conversão. Atualmente centenas de pessoas que se convertem ao Islamismo reaparecem fazendo parte de grupos extremistas como o Estado Islâmico, e não há muitas explicações e porquês. Talvez a era da paz & amor tenha sido um fracasso. Talvez minha natureza não aceite mudanças radicais. Cat Stevens falava sobre mudanças  numa de suas mais belas canções: "Oh jovem, por que você quer nos deixar desta vez? / Você está dançando nesta terra por pouco tempo/  E ainda que seus sonhos possam  transformar você agora/ Eles vão desaparecer como o melhor jeans de seu pai."

Nenhum comentário:

Postar um comentário