Translate

terça-feira, 1 de abril de 2014

NOSSO FACEBOOK

O Facebook ajuda a entender o Brasil

Vivemos em um ambiente no qual a reflexão ponderada e a estupidez se equivalem, onde prevalece não uma ética comum, que se perdeu, mas o alinhamento cego.

Luciano Trigo

Publicado:


uma sociedade como culta ou educada, geralmente não estamos pensando no volume de livros lidos por cada cidadão, ou na proporção da população graduada no ensino superior, mas no resultado coletivo de um processo civilizatório que reforça e aprimora, a cada geração, uma base de valores e traços compartilhados". É esse processo,  que define a identidade de um francês, de um inglês ou de um alemão, para si mesmo e para o outro, não importa a classe social à qual pertença. As divergências, que existem em qualquer sociedade livre só começam a partir dos princípios básicos divididos por todos.Para simplificar, o respeito as leis e aos direitos do outro.
No Brasil, pensando só um poquinho, chegamos a conclusão que nada disso existe mais, se é que já existiu. Aqui é  cada vez mais difícil encontrar consenso sobre as questões mais obvias. Qualquer palavra malentendida vira polêmica. O autor cita um exemplo: "Cora Rónai, em viagem pelo Marrocos, postou a fotografia de duas jovens faceiras, de shortinho e microssaia numa rua de Marrakesh sob o olhar perplexo dos nativos, com a legenda “como não se vestir em um país muçulmano”. Seguiu-se uma polêmica com quase 300 intervenções exaltadas, cheias de acusações de preconceito e intolerância". Agora mesmo está no ar a polêmica sobre se alguem merece ser estuprada por que está vestida de modo provocante. (o discurso da tolerância não tolera quem pensa de forma diferente de nós). Para o autor ficou claro que se até uma regra elementar de convivência — devemos respeitar as regras do lugar onde estamos — é motivo para agressões, se nem sobre os rudimentos do certo e do errado concordamos, imaginem sobre questões mais complexas, que exigem principios comuns para se chegar à conclusões benéficas para todos.
O ambiente do Facebook mostra como está a sociedade Brasileira. Frases de grandes pensadores e reflexões estúpidas se equivalem, não há principios básicos comuns a todos, que se perderam em algum momento da vida brasileira, o que existe é a visão mais conveniente a cada um. Sem educação qualificada nas últimas décadas, imbecilidades são postadas com convicção e curtidas sem discussões, ninguem se convence, só resta o confronto.

As pessoas mais sensatas tendem a se afastar do Facebook, pelo menos da parte "diário" dominada pelos imbecís. Mas o Facebook não tem culpa em nada disso, o que deveria preocupar é onde vai parar uma sociedade sem valores básicos comuns, porque como lembrou o autor, " sem noções compartilhadas de certo e errado, nenhuma sociedade pode prosperar."  


Nenhum comentário:

Postar um comentário