Translate

domingo, 27 de abril de 2014

DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO - OS QUADRINHOS



Para entender o filme
No ano de 1986 foi  publicada  aqui no Brasil esta que é uma das maiores histórias já escritas nos quadrinhos. Uma visão sinistra de um mundo cheio de ódio e desespero, onde não existe igualdade e onde aqueles que são diferentes, são caçados, presos e mortos.
Uma anti-tese dos quadrinhos como eram escritos até então, com a vitória certa dos Super-heróis sobre os vilões,  a saga Dias de um futuro esquecido (Days of future past), chegou ao Brasil com cinco anos de atraso , e um susto atrás de outro, logo após a morte da Fênix, mas por fim  acabou se tornando referência não só para o universo mutante, como também para o mundo dos quadrinhos e agora chega as telas de cinema.
Procurei a minha revista dos X men com a história, que guardei por todos estes anos junto com outras, para recordar de vez em quando e agora para confrontar com a versão para o cinema.
A história de Chris Claremont com desenhos de John Byrne agora parece mais simples que há 30 anos atrás, mas continua genial.
Começa no ano de 2018, quando os Mutantes que ainda estão vivos poem em pratica um plano para enviar a mente de Kitty Pride para seu alter ego no passado, com a ajuda de Rachel.a mutante filha de Jean Grey e ciclope. Os Sentinelas, robôs caçadores de mutantes,que foram ativados depois que o Senador Kelly foi morto pela Nova Irmandade, agora sem Magneto, liderada por Mistica, se auto programaram dominando a América. Os mutantes são caçados tanto pelos Sentinelas, quanto por farejadores psíquicos, telepatas cientificamente modificados para rastrear mutantes. Ao serem capturados são utilizados em experimentos, torturados, encaminhados a campos de concentração e mortos.Os demais continentes ainda não caíram sob o julgo dos Sentinelas, entretanto os robôs gigantes planejam uma invasão mundial para acabar com a raça mutante e controlar os humanos.
  Por isso os X men remanescentes, Wolverine, Tempestade, Magneto (nesta história paralítico e mentor dos mutantes), Rachel Summers (filha de Ciclope e Jean Grey neste futuro alternativo), Franklin Richards (filho de Reed e Susan Richards, do Quarteto Fantástico), Kitty Pryde e seu marido Colossus, junto com Reed Richards e Rachel, que se encontram presos em um campo de concenração, planejam uma fuga com a ajuda de Kitty Pride, a única mutante não detectada, para atacar e destruir a base dos Sentinelas localizada no Edificio Baxter,antigo QG do Quarteto Fantástico. Tudo isso enquanto mandam Kitty de volta ao passado para alterar um evento que de acordo com Magneto poderia mudar o futuro sombrio em que vivem.
O citado evento, é o assassinato do senador Robert Kelly, pelas mãos da Irmandade de Mutantes. Esse crime desencadeia o registro de mutantes e a seguir a fabricação em massa dos Sentinelas,e os X-men decidem investir num plano desesperado para mudar o passado. Utilizando os poderes telepáticos de Rachel, os X-men enviam a mente da Kitty Pryde adulta, para o seu corpo adolescente no passado. A escolha de Kitty tem um motivo. No passado todos os integrantes dos X-men já passaram por treinamentos mentais para se defender de ataques psíquicos, exceto a jovem Kitty, que acabava de integrar a equipe..
A Kitty Pryde adulta desperta em seu jovem corpo e convence os Xmen. Depois de várias explicações, fica claro que a garota está falando a verdade. Os X-men partem em seguida para Washington para confrontar a Irmandade de Mutantes  e tentar evitar o atentado.
No futuro, durante sua fuga os X-men sofrem sua primeira baixa, Franklin Richards, namorado de Rachel é exterminado por um Sentinela, Os X-men invadem uma base dos Sentinelas e durante este ataque Wolverine é destruido por uma rajada de energia;  Tempestade e Colossus também são mortos enquanto lutam para proteger Rachel e o corpo de Kitty que continua com a mente no passado.


morte aos mutantes



N

morte aos mutantes


M
No presente, Sina, a mutante que  tem o poder de prever o futuro, consegue chegar ao Senador Kelly e quando está prestes a assassinar o político com um tiro, é impedida pela Kitty Pryde e logo depois, sua mente retorna ao futuro. Os X-men no presente derrotam a irmandade de mutantes e ficam com a dúvida que vai permear várias histórias dali para a frente. Será que os heróis conseguiram evitar o futuro sombrio?
Dias de um futuro esquecido marcou uma geração e as histórias em quadrinhos para sempre. A saga teve reflexo direto em toda cronologia mutante e apresentou novos elementos, como a jovem Rachel Summers, ex-refugiada,ex-farejadora que mais tarde retornaria ao passado, assumindo o codinome de sua falecida mãe, como a Nova Fênix, se tornando membro dos Xmen..
A história ainda influenciaria os eventos futuros no universo mutante com a vinda do mutante Bishop do futuro, e que se tornou também membro dos X-men.
O tema de viagem no tempo é usado novamente com o mutante Cable. Uma historia super complicada. Filho de Ciclope e Madelyne Pryor ele é enviado para mil anos no futuro.Neste futuro, o vilão Apocalipse é quem comanda o mundo e algum tempo depois, já adulto, Cable também retorna ao passado para tentar mudar seu futuro e eliminar a ameaça de Apocalipse.
No cinema, já escrevi aqui que esta saga inspirou a criação do filme Exterminador do Futuro,  no qual um robô é enviado ao passado para tentar evitar um futuro apocalíptico.O mesmo tema foi usado na  série Heroes, em um episódio da primeira temporada, o viajante temporal Hiro Nakamura retorna cinco anos no passado para alertar os demais sobre um futuro sombrio. Jeph Loeb que faz parte da equipe criativa do seriado, escritor, já passou pela Marvel, e  já escreveu histórias para os mutantes e trabalhou também com argumentos  de histórias de Cable e da X-force.
Dias de um futuro esquecido, a história, foi para os quadrinhos um renascimento, utilizou temáticas sérias baseadas na realidade com roteiros imaginativos cheios de elementos nunca antes utilizados.
O filme vem com mudanças, já se sabe, wolverine é quem volta ao passado, afinal Kitty pryde só apareceu nos filmes anteriores por poucos segundos, o que se espera é que o cinema não desintegre toda esta imaginação.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário