A Lava-Jato de Sérgio Moro trouxe para o noticiário nosso de cada dia um elemento novo que existia apenas na nossa imaginação, mas que agora pode ser feito através de organogramas, fluxogramas, tabelas, relatórios. A nova geração da Justiça formada pelos novos promotores, delegados e juízes, usam e abusam (no bom sentido), das novas tecnologias de informação e se aproveitam de qualquer escorregada dos meliantes que deixam pistas em vídeos ou gravações de celulares. Daí é só usar o método já usado no filme "O jogo da imitação", e chamar os caras bons em palavras cruzadas.
O Jogo da corrupção no Brasil, que envolve a alta côrte composta de banqueiros, empreiteiros e políticos no poder é diversificado, mas em todos existem conexões que no caso de escorrego de um infeliz, todos vem à tona. Daí a chuva de delações premiadas, a nova sensação da Justiça brasileira. No país onde criminosos comprovados se dizem inocentes na maior cara-de-pau, as ligações não significam nada, mas é um escárnio, como disse a Juíza do STF, como os envolvidos parecem flertar com a impunidade.
Muitas conexões já foram mostradas nos casos dos que já foram presos, mas ainda aparecem muitas ainda sem definição, mas que estão sendo reviradas não só pela policia Federal, mas por jornalistas e detetives das redes sociais.
Por exemplo: Lula é amigo de José Carlos Bumlai; Bunlai é pai de Fernando, marido de Neca, filha de Pedro Chaves dos Santos. Pedro Chaves é suplente (que deverá assumir a cadeira de senador) de Delcídio do Amaral, preso ao tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró com a ajuda de André Esteves; André Esteves comprou a fazenda Cristo Rei, de José Carlos Bumlai, que tomou R$ 12 milhões no banco de Salim Schahin, cuja empreiteira associou-se à Sete Brasil, presidida por João Carlos Ferraz, que era amigo de Lula.
André Esteves, banqueiro que foi preso na mesma operação que prendeu o Senador do PT Delcídio do amaral, é um dos 13 sujeitos mais ricos do Brasil. Ele aparece em muitos fluxogranas, digo fluxogramas, envolvendo corruptos presos ou soltos.Por exemplo:
André Esteves é dono do BTG que comprou o BSI, banco suíço, que apresentou uma nota dizendo que o Senador Romário não tinha contas na Suíça.
Segundo as gravações que levaram à prisão do Senador Delcídio, Romário resolveu abandonar sua candidatura à prefeito do Rio de Janeiro em favor de Pedro Paulo, candidato de Eduardo Paes à sua sucessão na prefeitura do Rio. O irmão de Paes, Guilherme Paes, é sócio de André Esteves, dono do BTG, que comprou o BSI.
Como dizia um velho colunista de um jornal do Ceará: liguem os fios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário