Translate

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

 
Logo após os atentados do Estado Islâmico contra a França e contra a humanidade, as redes sociais no Brasil foram tomadas pela velha discussão medíocre entre os contra e os "à favor"  de assuntos que na maioria das vezes os indivíduos não têm a mínima noção do que está acontecendo por trás das cenas e  se baseiam apenas nas reportagens editadas na Tv e nos posts das mesmas redes sociais.
Embora seja do lado que reconheça o direito de qualquer um escolher suas próprias causas, eu não suporto, ou melhor , estou de saco cheio , como disse Lennon, de paranóicos, Primas-donas, bizarros ignorantes e inescrupulosos em geral. Eu estou me lixando para discussões no Facebook , mas a guerra de sensibilidades entre o que aconteceu em Paris e Mariana feita pelos que fiscalizam a causa dos outros mostra que tudo que foi discutido até agora não ajuda em nada a melhorar um mundo já totalmente abalado pelas tragédias e que a canção "Imagine" de Lennon não vingou.
Como disse o colunista e diretor do Instituto Liberal, João Luiz Mauad, em um artigo –  A crítica sobre a sensibilidade alheia  denota falta dessa mesma sensibilidade. Os que colocaram a bandeira da França em seus perfis foram logo bombardeados por aqueles que acham que a tragédia de Mariana têm a exclusividade dos brasileiros, e que o que ocorreu na França é um problema dos europeus e uma tragédia ,como aqui, regional. Querer discutir qual tragédia é mais importante para o país ou para a humanidade é sinal da  ignorância que explica por que elas acontecem em pleno século 21.
Muitos dos que colocaram a bandeira da França em seus perfis para mostrar condolências ou por sentirem o mundo se esfacelando,  não mostraram desprezo pelo que aconteceu em Mariana, afinal temos provas mais do que suficientes de que somos um povo negligente e tragédias anunciadas podem ocorrer a qualquer hora, podemos dizer que estamos conformados.
A maioria dos que colocaram  a bandeira da França nos perfis, também, sequer desconfiam de que o que aconteceu lá também foi um pouco de negligência, fruto do esquerdismo e o multiculturalismo, ingênuo para os dias atuais, a mesma teoria desarmamentista que impera por aqui,  a autoconfiança e ingenuidade dos franceses  que facilita ocorrências devastadoras como essa.
A tragédia em Mariana, não foi um ato de guerra contra a humanidade e embora fruto da negligência humana não foi uma ação programada contra a população com a intenção de matar.
Os atentados em Paris foi um ataque ao mundo civilizado que atinge todos os povos, porque foram quebradas as fronteiras e o terror pode estar ao seu lado e da sua família. Mesmo estando longe do conflito, não podemos trafegar por um mundo totalmente livre.
Entender o que é mais relevante não me faz ter  que comparar tragédias, afinal todas são frutos da nossa ignorância, da nossa separação por fronteiras ( ao contrário de Imagine), como provou a torcida turca no jogo contra a Grécia na Turquia, vaiando durante o minuto de silêncio pelas vítimas na França.
Os que acham que nossa tragédia é maior não vêem  nos noticiários e portanto não têm conhecimento de que a maioria das grandes empresas brasileiras estão, como todas as instituições, os bancos, fundos de pensão,  aparelhadas pelo governo, pelos militantes do PT e pelos políticos de sua base aliada que buscam apenas benefícios para sí enquanto a sociedade toma prejuízos. O caso mais emblemático, da Petrobrás , não conseguiu indignar nem a metade da população. Portanto, nós, o povo somos também culpados.
Na nossa tragédia, ao contrário de Paris, ninguém quer ser responsabilizado, ninguém será responsabilizado. Como o governo é sócio majoritário da Vale, dias depois da tragédia em Minas, Dilma assinou o decreto 8572 que diz : “…considera-se também como natural o desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais”. Com uma simples canetada, Dilma tirou da Samarco e da Vale toda a responsabilidade sobre a tragédia.

(Para saber quais são as empresas que estão sob o controle do PT, basta checar seus quadros acionários, os benefícios fiscais, a quantidade de dinheiro que receberam do BNDES e os valores que doaram aos partidos nos últimos anos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário