Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

GIBIZADA - RECORDAÇÕES DA INFÂNCIA


O maior dos antigos heróis foi criado por Lee Falk  em 1936, o primeiro com máscara e um collant roxo. Ele é o 21º membro de uma dinastia que combate o mal e a pirataria há cerca de 500 anos. Sua base é a Caverna da Caveira, localizada na misteriosa e impenetrável Floresta Negra (nem a National Geographic conseguiu entrar lá), na África. Mas o "Espírito que Anda" não é um herói solitário, vive no meio dos seus fiéis aliados os pigmeus Bandar, que salvaram o primeiro Fantasma, tem a Patrulha da Selva, fundada por um antepassado seu e de quem é, secretamente, o comandante, Tem um lobo chamado Capeto, além claro, do cavalo branco chamado Herói.Quando o Fantasma vai à cidade, usa as roupas de um homem comum, se transformando no "Sr. Walker". Inesquecível.

Cavaleiro Negro surgiu em 1948 na  revista american All-Western Winners , o personagem fez sucesso no Brasil  publicado pela Rio Gráfica nos anos 60.
Na versão americana sua identidade secreta era Matthew Masters, um fora-da-lei que acabou sendo perdoado com a condição de que deixasse as armas e passasse a  trabalhar como médico. No Brasil ele era Doutor Robledo, que trabalhava na cidade de Laredo. Por não usar armas era tido como um covarde, fazendo com que ninguém desconfiasse  quando aparecia como o Cavaleiro Negro para fazer justiça. Usava um lenço negro para encobrir o rosto, da mesma cor que a roupa, igual à de outro cowboy famoso, o Durango Kid, mas, diferenciava-se deste porque usava uma enorme capa vermelha (?) O nome do cavalo do herói era Satan (mas como Doutor Robledo o mesmo era chamado de "Moleza" no Brasil,)



                          
Os Falcões era um grupo de aviadores que aparecia em HQs do gênero guerra/militar. Os sete Falcões que ficaram conhecidos no Brasil nos anos 60 eram Olaf (da Normandia), Hendrickson (Holanda), Chop-Chop (China), Falcão (nas primeiras histórias era polonês, depois virou americano), André (França), Chuck (americano do Texas) e Estanislau (polonês). De todos, apenas Chop-Chop, o cozinheiro, não era aviador profissional.






Mais um do gênero  western  que fazia sucesso nos anos 60,  Flexa Ligeira era um homem branco que foi criado por índios selvagens, no caso os comanches. Quando cresceu, usava a identidade de Steve Adams e, numa época logo após a Guerra Civil americana, se transformava num feroz índio justiceiro quando surgia encrenca, claro, sempre cavalgando seu cavalo chamado Fúria.


Um dos primeiros Super-heróis criados, tem um origem complicadíssima.
Carter Hall, era um arqueólogo que encontrou durante uma expedição a tumba do príncipe egípcio Quéops e dentro dela, um cinturão que podia anular a gravidade. Criou um par de asas artificais para ajudá-lo a estabilizar o vôo e reuniu um arsenal de armas medievais que ele usou para combater o crime em Midway City como o Gavião Negro. Simplificando, enquanto trabalhava num emprego como curador do museu local para ocultar suas atividades, ele conheceu a secretária Shiera Sanders, encontrou outro cinturão igual ao seu, criou para ela um par de asas artificais e ela tornou-se a Mulher-Gavião.





Mais um pobre menino branco órfão e salvo, desta vez pelos índios Navajos, após sua caravana ser massacrada por índios hostis. Cresce no meio dos Navajos e se torna o cacique da tribo. Usando uma máscara e revolveres passa a ajudar os colonos do velho oeste e os índios passam a creditar ser ele Kina, o imortal, segundo reza uma antiga lenda da tribo. 







Tarzan é um personagem criado em 1912 pelo americano Edgar Rice Burroughs, e um dos mais famosos heróis dos quadrinhos. Filho de aristocratas ingleses que desembarcam em uma selva africana após um motim , após a morte de seus pais é criado por macacos (manganis na linguagem criada por Burroughs)
Seu verdadeiro nome é John Clayton III, Lorde Greystoke. Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa "Pele Branca".





   
No século XXX, um milionário chamado Rene Jacques Brande foi salvo por três jovens heróis: Relâmpago, Cósmico e Saturnia. Grato pela ajuda deles, ele financiou a criação de uma legião para agregar super-heróis de vários planetas e constituir um grupo semelhante à Liga da Justiça, mas que abrangesse todo o universo.
A Legião foi publicada no Brasil nos anos 60. O nome dos 3 heróis fundadores era Rapaz Relâmpago, Moça de Saturno e Rapaz Cósmico. A medida que os outros heróis da Legião foram sendo recrutados, todos aqueles do sexo masculino recebiam o nome de Rapaz (Ultra Rapaz, Rapaz Camaleão) ou Moça, se fossem do sexo feminino. (Moça de Saturno , Moça Invisível). etc, etc.


Falar o que do Superman?  O super-herói criado pela dupla dos quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel  fez sucesso no rádio, cinema, televisão, literatura e vídeo Game. Sua primeira aparição foi apresentada na revista Action Comics em 1938 nos EUA. O personagem nasceu no fictício planeta Krypton e seu nome era Kar-El ( Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville (por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi criado pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Possui habilidades diferentes dos humanos.Na sua vida normal como terrestre, ele assume a identidade de Clark Kent, repórter do Planeta Diário.


Publicada pela DC Comics em 1939, na revista Detetive Comics  a revista levou Batman a ser, juntamente com Superman e o Homem Aranha (da Marvel),  um dos mais conhecidos super-heróis do mundo.
No universo DC, Batman tem como identidade secreta o nome de Bruce Wayne, empresário, bilionário e filantropo. Segundo os quadrinhos, o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança teria levado o jovem Bruce Wayne a Treinar  todo tipo de artes marciais e técnicas de combate buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado na figura que o amedrontava quando criança: morcego.  Diferentemente de outros heróis não usa armas, não tem nenhum poder sobre-humano, usando apenas o intelecto, habilidades investigatórias e tecnologias

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário