Translate

domingo, 1 de junho de 2014

FLEETWOOD MAC HISTORY - RUMOURS





 
Fleetwood Mac foi formado em 1967,  por dois dissidentes do famoso grupo  John Mayall & the Bluesbreakers, o guitarrista Peter Green e o baixista John Mc Vie, o grupo se completou  com o baterista Mick Fleetwood, mas após passar por diversas formações só apareceu para o mundo depois da entrada de Stevie Nicks e Lindsey Buckingham em 1974, embora seu estilo ritmico  continuasse o mesmo desde a sua criação. Nesta época, os integrantes do Mac, além do casal Stevie e Lindsey, eram  o baterista Mike Fleetwood, o baixista John Mc Vie e sua esposa, a tecladista e vocalista Christine Mc Vie, os primeiros norte-americanos e os três últimos ingleses. E foi com esta formação que surgiu RUMOURS, um dos discos mais importantes do Rock em todos os tempos, para mim e para a crítica mundial, como a revista norte-americana Rolling Stone que colocou Rumours no 26º lugar em sua lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos.
Acontece que o período imediatamente anterior e durante a gravação de Rumours foi um tempo extremamente conturbado com as relações interpessoais entre os casais da banda se desintegrando.
Os McVie se divorciaram, terminando um casamento de quase oito anos e não se falavam mais socialmente apenas trocavam palavras sobre assuntos musicais da banda. O outro casal também passava por dificuldades em seu relacionamento, com constantes brigas entre os dois. As discussões só paravam quando trabalhavam juntos em alguma música. Céus! não poderia piorar mais um pouco?Poderia...no meio dos quatro, Mick Fleetwood, casado com a irmã mais nova de Patty Boyd,a ex-mulher de George Harrison, descobria que sua mulher e mãe de seus dois filhos estava tendo um caso com seu melhor amigo ( Nome não citado),  Enfim, a barra estava pesadissima. Poderia ser pior?
Devido ao relativo sucesso do álbum anterior o Mac estava em evidência e virou um prato cheio para fofocas na imprensa, Nicks viciou-se em cocaina e segundo declararam anos depois, o simples fato de ter que ir ao estúdio trabalhar no disco provocou "enormes esforços emocionais" em todos os cinco.
 E foi neste ambiente, retratado em várias das letras de Rumours, que o Fleetwood Mac veio a gravar sua chamada obra-prima

Noites longas e uso excessivo de cocaina durante as gravações no estúdio, uma turnê norte-americana programada  e com os ingressos totalmente vendidos foi cancelada para permitir a finalização do disco, que teve adiada a data de lançamento marcada para setembro de 1976, por causa de fitas danificadas e tiveram que ser remasterizadas. Steve Nicks opinou anos depois que o Mac teria criado sua melhor obra quando seus membros estavam em seu pior estado, enquanto Buckingham declarou que a tensão entre eles deu o rumo ao processo de gravação e o resultado foi "um total maior que a soma de todas as partes".
Quando ficou pronto, os cinco sobreviventes sentiram que tinham criado algo poderoso, mas não poderiam imaginar que o mundo iria reconhecer a obra como "um milhão de anjos beijando sua face" e outros nobres adjetivos. O disco
alcançou o nº1 das paradas americanas,  permaneceu no topo da Billboard 200 por 31 semanas não-consecutivas, recebeu o certificado de platina nos EUA e no Reino Unido alguns meses depois de lançado, as três grandes publicações norte-americanas especializadas Billboard, Cashbox e Record World o nomearam como Álbum do Ano de 1977. em janeiro de 1978 Rumours chegou ao nº1 também entre os britânicos, tornando-se o primeiro álbum da banda a alcançar esta posição no país. Em fevereiro, ele ganhou o Grammy de Álbum do Ano. Em março de 1978, o álbum havia vendido dez milhões de cópias mundialmente, Em 1980, Rumours contava com 13 milhões de cópias vendidas,e aumentou para 20 milhões sete anos depois, em 1987. Dez anos após seu lançamento, ele ainda vendia cerca de um milhão de cópias por ano. Quando a banda voltou a se reunir em 1997 para uma turnê mundial, Rumours já alcançava a marca de 25 milhões de cópias vendidas mundialmente. Este total aumentou para 30 milhões em 2004 e para 40 milhões em 2009 e é hoje o 14º álbum mais vendido na história do Reino Unido, Nos Estados Unidos, recebeu o Diamond Award da Recording Industry Association of America,  fazendo dele, em 2012, o sexto disco mais vendido da história no país. Em outros países como o Canadá, Austrália e  Alemanha, Rumours também conquistou múltiplos certificados de discos de ouro e de platina.
Tantas décadas depois, quando ouço RUMOURS sinto que o poder emocional gasto na obra trancende o tempo e fazendo uma retrospectiva do álbum, como fazem inúmeros devotos da música, particulamente do rock, fico com saudades daqueles tempos, quando surgiam eventos inesperados como Rumours. Uma obra de arte. A arte de transformar frustrações românticas e turbulências pessoais em "um clássico eterno".



LADO 1
1 - Second Hand News (Buckingham)
2 - Dreams (Stevie Nicks)
3 - Never Going Back again (Buckingham)
4 - Don't Stop (Christine McVie)
5 - Go your own way (Buckingham)
6 - Songbird (Christine McVie)
LADO 2
1 - The Chain (Fleetwood mac)
2 - You Make Loving fun (Christine McVie)
3 - I Don't want to know (Stevie Nicks)
4 - Oh Daddy (Christine McVie)
5 - Gold Dusty Woman (Stevie Nicks)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário