Translate

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A BANDEIRA CELESTE

 
A vitória de 2 x 1 do Uruguai sobre a Inglaterra, além de ser o jogo mais emocionante da Copa até agora por vários aspectos, me fez lembrar da lenda sobre a velha raça uruguaia e do amor ao seu simbolo nacional maior, a bandeira em azul e branco com um sol dourado, o sol de Mayo, uma representação do deus do sol Inca, Apu Inti. 
A denominação "de Mayo" faz referência à Revolução de Maio, ocorrida em maio de 1810, e que marcou o início do processo de independência com relação à Espanha,dos paises que formavam a Republica do Prata.
A adoração à bandeira nacional  é fortalecida pelo fato de que todo cidadão natural ou legal uruguaio está, ao menos uma vez na vida, obrigado a prestar juramento de fidelidade à bandeira, em ato público e solene, ratificada em documento oficial.
Após o jogo, emocionado e com algumas lágrimas, como todos os uruguaios e com algumas lembranças de minha passagem pela capital Montevidéu,  procurei algo que pudesse homenagear a garra do povo uruguaio, e nada mais adequado do que mostrar e honrar sua bandeira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário