Translate

quarta-feira, 18 de junho de 2014

QUE REGIME É ESSE?


O olhar do macaco aí em cima, ilustra bem o sentimento do brasileiro que, atualmente, consegue raciocinar sob a avalanche de informações de todas as formas de mídias, parte delas manipulada ou dominada pelo chamado imbecil-coletivo,  e principalmente, milagrosamente, fora do alcance das redes sociais. O olhar inteligente do macaco denota certa desesperança ou, um no way out.
Pelo menos já começou no Brasil uma discussão entre direita e esquerda colocando em xeque o regime sob o qual vive o País. Não é Democracia, dizem os que são contra o desrespeito ás leis e a impunidade. Mas além dos que usam a democracia para justificar crimes e fugir das leis existem os brasileiros bonzinhos, aqueles que acham que os transgressores são pobres coitados. Genoino coitado, tem que cumprir pena em casa. Um ex-terrorista derrotado pelo regime militar que viu a pretensão de seu grupo de tornar o País um caos adiada por quarenta anos, mas que, que pena, acabou condenado por corrupção. O plano dos politicos que ocuparam o poder depois dos militares foi de acabar com todos os vestigios de autoridade que lembravam à eles o regime anterior. Irresponsavelmente, ao contrário dos grandes politicos americanos, acharam que o povo brasileiro iria se adaptar com todas as suas diferenças, de forma expontânea a nova ordem, e deixariam eles livres para fazerem o que quizerem, inclusive dilapidarem o orçamento, e todos viveriam felizes para sempre.
Agora que estamos vendo alguns centros de Democracia, onde habitam povos mais desenvolvidos  que o nosso, preocupados com a curva descendente provocada pela  Democracia liberal, percebe-se que nós não estamos num regime liberal e sim abandonados sem regime nenhum.
A educação está num buraco abaixo do nível permitido, todo mundo já sabe,mas o que preocupa mais o brasileiro atualmente é o alto nível de violência, nunca antes visto neste país, morre-se mais aqui em um mês do que em qualquer país em guerra no oriente médio. As leis beneficiam os bandidos e os mocinhos já foram devidamente desarmados. Falta-se com o respeito à autoridade, desde o professor até ao Presidente, e pior, tudo em nome da "democracia".
É comum ler em colunas e artigos alguns especialistas ou "formadores de opinião"que devem viver num mundo a parte, no alto da pirâmide, falarem que o Brasil está bem, que as instituições funcionam e que vivemos num regime democrático de direito. Direito de que, cara-pálida?
Direito de vaiar e xingar a presidente, matar ou morrer impunemente, vociferar dentro do STF e não ser preso.
Eu só queria, como deve estar pensando o macaco, apenas poder viver em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário