Translate

segunda-feira, 16 de junho de 2014

SOM INFINITAMENTE CIRCULAR

Seu universo é o que você conhece. Neste deserto musical que envolve estes últimos anos, até hoje,  em tempos de Copa do Mundo no Brasil, nada mais brasileiro do que o som dos Novos Baianos, grupo que teve seu auge entre os anos de 1970 e 1975. Utilizando-se de vários ritmos musicais brasileiros como Frevo,baião, bossa-nova, choro, misturados com Rock 'n'roll, o grupo lançou oito trabalhos antológicos para a MPB, Influenciados pela Contracultura, movimento rebelde dos anos 70, e pela Tropicália.
 Formado por Moraes Moreira (compositor, vocal e violão),Paulnho Boca de cantor, (compositor) Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra),Galvão (compositor), Dadi (baixo) entre outros.viviam em um sítio em Jacarepaguá  apelidado de "Sitio do vovô" de forma quase anárquica em pleno regime militar.
Foi neste ambiente totalmente hippie que lançaram o primeiro album " É Ferro na boneca" um álbum com um estilo completamente diferente de seu sucessor, "Acabou Chorare"  e também de todos os outros discos dos  Novos Baianos. É o que tem como gênero principal o Pop-Rock  tradicional do inico dos anos 70, e ainda não tem os traços de samba que surgem a partir do segundo por influencia de João Gilberto, que numa visita ao grupo sugeriu, e foi atendido,  misturar vários estilos.
  O segundo disco do grupo, "Acabou Chorare", que iniciou a mistura de sons foi eleito pela revista Rolling Stone em 2007 como o melhor disco da história da música brasileira. Mas o meu preferido é  "É Ferro na boneca", talvez por conter músicas que chegaram mais aos meus ouvidos nesta época do lançamento. Mesmo diferente, não quer dize que seja totalmente puro, assim o disco navega entre o Rock e a bossa-nova, tornando as faixas deliciosas de ouvir. É bom ouvir na tranquilidade, sem compromisso, é quase absurdamente raro, e é absurdamente Pop.


FAIXAS:

1 - FERRO NA BONECA
2 - EU DE ADJETIVOS
3 - OUTRO MAMBO,OUTRO MUNDO
4 - COLÉGIO DA APLICAÇÃO
5 - A CASCA DE BANANA
6 - DONA NITA E DONA HELENA
7 - SE EU QUISER EU COMPRO FLORES
8 - E O SAMBA ME TRAIU
9 - BABY CONSUELO
10 - TANGOLETE
11 - CURTO DE VÉU E GRINALDA
12 - JUVENTUDE SEXTA E SÁBADO
13 - DE VERA

Nenhum comentário:

Postar um comentário