Translate

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

THE BEST ALBUNS (ALL THE TIMES) - FRAMPTON COMES ALIVE!

Em 1976 o mundo foi conquistado pelo som novo que saia da guitarra de Peter Frampton, um músico britânico até então mais conhecido por seu trabalho nos anos 70 como guitarrista de apoio. Depois de trabalhar com Steve Marriott na banda Humble Pie, assim como em álbuns de Harry Nilsson, Jerry Lee Lewis e George Harrison, a explosão solo de Frampton veio no seu quarto disco, com Frampton Comes Alive!, o albúm "ao vivo" mais vendido de todos os tempos, seis vezes platina e que incluía os sucessos, "Baby, I Love Your Way" e "Show Me the Way".
Frampton ficou famoso  também por ser o primeiro guitarrista a se utilizar do recurso da guitarra falada, que seria anos depois imitado por Slash, Richie Sambora e Dave Grohl (Foo Fighters).
Frampton Comes Alive! foi um fenômeno, inexplicavel para alguns por não ser um album com grandes músicas ,apenas duas ou tres se destacaram, mas sem dúvida, foi ele que começou a moda de lançamentos ao vivo e de certa forma o precursor  dos quase obrigatórios DVDs atuais.
Lançado em 06 de janeiro de 1976, o  álbum alcançou o número um na Billboard em abril de 1976, e estava no lugar mais alto para um total de 10 semanas. Foi o álbum mais vendido de 1976, vendendo mais de 6 milhões de cópias nos os EUA e se tornando um dos mais vendidos álbuns ao vivo, até hoje, com vendas estimadas de 11 milhões em todo o mundo.
Frampton Comes Alive! foi eleito o "Álbum do Ano" em 1976 pela Rolling Stone. Ele permaneceu na parada por 97 semanas e ainda era o número 14 em 1977, também foi o álbum do ano da Billboard.
Peter Frampton não conseguiu repetir ou manter o sucesso em alta nos seus quinze discos posteriores, mas quase 40 anos depois  "Show me the way"  continua a receber muito airplay nas clássicas estações de rádio de rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário