Translate

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

MARINA OUT



Wall Street really, really wanted Marina Silva to win. Too bad for Wall Street.
thenation.com
"Volátil", "surpreendente", "emocional" e "imprevisível". A maioria dos jornais pelo mundo expressaram surpresa para descrever o resultado (primeiro turno) das eleições presidenciais no Brasil.
Após os protestos de rua do ano passado, um sinal de frustração dos brasileiros com o atual governo, o resultado tradicional com a polarização de sempre entre o PT-PSDB  foi uma frustração, pelo menos para a Imprensa estrangeira, que ressalta que os eleitores brasileiros preferiram não escolher um vencedor, mas antes escolher quem seria o primeiro derrotado.
O mundo vê com surpresa, nós nem tanto. A derrota de Marina, apesar das profecias, era algo possivel, assim como vencer seria obra do acaso. Eu vejo cada vez mais estas pesquisas, que pretendem delinear tendencias, como uma tremenda empulhação, (é só verificar as anomalias que ocorreram nesta eleição), impossivel saber para onde vai o pensamento de um povo com tantas formas de pensar. Uma mistura de várias raças, ideologias, credos, formação, educação e habitats variados.No fundo o brasileiro não vota pensando no país, mas no que for mais conveniente prá ele no momento.
Toda a Imprensa estrangeira sabe que os programas sociais como o bolsa-familia, foi o fator determinante para que Dilma e o PT se mantivessem com tantos votos no primeiro turno, o brasileiro, pelo menos quase a metade da população, não ligou para a corrupção e o escandalo da Petrobrás no atual governo, além da estagnação do país nos últimos quatro anos. A imprensa brasileira teme falar sobre o tema. Para a imprensa Tupiniquim é mais importante saber se o candidato é contra o casamento Gay do que saber quem são os implicados do governo no caso Petrolão. Quem está insatisfeito? ninguem sabe mais.
Marina foi para mim um presente do acaso, uma terceira via por onde o Brasil deveria  se arriscar, e agora, pelo menos pela mudança. Pelo visto, assim como Lula perdeu tres eleições, vai ter que esperar sua hora, e talvez não esteja mais tão pura daqui a quatro anos.
Enquanto os Petistas celebram a derrota da que chamam "a candidata de Wall Street", os que queriam mudanças vão ter que torcer prá coisa não piorar e continuar vendo tudo na mesma, amargando mais quatro anos sem crescimento, inflação alta, corrupção, juros altos etc,etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário