Translate

sábado, 23 de novembro de 2013

VELVET GOLDMINE ou O PASSADO DE BOWIE

VELVET GOLDMINE  foi lançado no Brasil com o titulo original em 1998, dirigido por Todd Haynes em seu terceiro longa metragem, um musical inspirado na fase  do glam rock com grandes atuaçoes de Ewan Mc Gregor, Christian Bale e Jonathan Rhys Meyers no papel de conhecidos artistas da epoca.

Nao e um filme para qualquer um, precisa-se pelo menos saber algo sobre David Bowie e sobre o periodo em que reinaram os icones assexuados do Glam rock. Para quem gosta de rock desta fase entre 70 e 75 o filme um e um revival, a começar pela trilha sonora, um dos aspectos que mais mereceram a atençao de Haynes ,envolvendo diversos artistas consagrados da musica pop. Nao ha dublagens de material original, nas sequencias os atores Ewan McGregor( Curt Wyld) e Jonathan Rhys ( Brian Slade) interpretam covers  executados por bandas especialmente montadas para o filme, mas inumeras versoes originais da decada de 70 pontuam sequencias como musica incidental.

 O roteiro conta a historia do jornalista britânico Arthur Stuart (Christian Bale) que foi  escalado para cobrir a viagem do presidente dos EUA, grande admirador de um dos principais fenômenos mediáticos do ano de 1984 o rockeiro conservador Tommy Stone. Dispondo de algum tempo livre, recebe a incumbência de escrever uma matéria sobre o cantor Brian Slade, ícone da era Glan que forjou seu próprio assassinato no palco de um show como golpe publicitário. Desde então, seu paradeiro permanece desconhecido.Procurando solucionar o mistério, Arthur entrevista seu primeiro empresário, Cecil e Mandy a  promotora que  revela como conheceu Slade e descreve os principais momentos da carreira do cantor. Sob sua  batuta  ele se tornara um dos mais famosos artistas populares da Europa investindo na estética glitter e no discurso da ambiguidade sexual. Em sua primeira viagem aos Estados Unidos, Slade é apresentado a Curt Wild. Como muitos outros adolescentes, Arthur fora fã de Slade, e participara de toda a agitação que tomou conta da Inglaterra na decada de 1970. À medida que coleta informações para o artigo, ele traz à lembrança suas próprias recordações sobre o período. A ambiguidade sexual que caracteriza o movimento glam tornou o jornalista plenamente consciente de sua homossexualidade.Sua curiosidade e seu trabalho o levam a entrar em contato com varios artistas do meio Glam em busca do seu antigo idolo.                     

Em entrevistas, o diretor Todd Haynes afirmou que o filme era pura ficçao e que era impossivel relacionar o roteiro a pessoas e casos reais, sera? Por se tratar de um momento especifico da historia da musica Pop, e possivel reconhecer semelhanças,as vezes bastante claras, com idolos e situaçoes que serviram de base para a construçao das personagens de Velvet Goldmine. 

REFERENCIAS:
Embora nao tenha autorizado o uso de suas cançoes, David Bowie e a figura central de Velvet Goldmine. Toda a historia musical de Slade ate tornar-se um  icone Glam, e uma copia fiel da carreira de Bowie. A personagem de Wild por outro lado, lembra estilos de artistas americanos da epoca como Iggy pop e Lou Reed, estreitamente ligados ao compositor camaleonico ingles.
Outros artistas tambem sao retratados tanto pelo repertorio como pelas apresentaçoes, como o comportamento refinado do grupo declamando frases de efeito ao som de "Bitter's end" do Roxy Music, grupo de Brian eno, ou o tom maluco de " Tumbling down" que lembra o Cockney rebel, tipico grupo  de visual assexuado do momento.
Entre as muitas situações e detalhes que podem ser relacionados a passagens célebres das carreiras destes artistas, encontram-se as seguintes:
  • Maxwell Demon, personagem incorporada por Slade no palco, é uma referência direta a Ziggy Stardust, personagem criada por David Bowie para o álbum conceitual The Rise & Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. O título do filme de Haynes é, na verdade, o nome do lado B de um single lançado neste período.
  • "Brian" é o primeiro nome de Eno, ícone do Glam que formou, junto com Bryan Ferry, o Roxy Music. Antes disto, ele pertencia a uma banda chamada "Maxwell Demon"! Sem esquecer que Slade e foi uma das grandes bandas com estilo Glam.
  • "Venus In Furs", nome do grupo que acompanha Slade, é uma canção da The Velvet Underground , banda de Lou Reed produzida por Andy Warhol.
  • A coletiva onde Slade afirma ser bissexual frente à esposa Mandy reproduz uma entrevista de 1972  onde Bowie, apoiado pela então esposa Angie, afirmou ser "gay". O compositor faria declarações desta natureza em outras ocasiões, mas foi esta primeira ocorrência que se tornou célebre pelo escândalo que causou na época.
  • O figurino e a iluminação - inclusive o uso do contraste entre os tons vermelho e verde - empregados em "Baby's on Fire" são uma clara alusão aos registros em vídeo das apresentações de Ziggy Stardust. Do mesmo modo, os gestos no palco de Jonathan Rhys Meyers tocando  a guitarra com a lingua, reproduzem as perfomances de Bowie com seu guitarrista, o grande Mick Ronson.
  •   O encontro entre Slade e Wild reproduz o momento em que Bowie  conheceu Iggy pop nos  EUA. Como Wild, Pop enfrentava problemas com heroina  e estava sob tratamento para livrar-se da dependencia de drogas.
  •  As sessões de gravação fictícias exibidas em Velvet Goldmine reproduzem as dificuldades de Pop com o repertório de Raw Power , disco do seu grupo Stooges que o empresário detestou e que, mixado por Bowie, terminou piorando a relaçao entre os dois amigos.
  • A mudança de Wild para Berlin é uma referência a a mudança de Bowie para a cidade onde gravou  os três discos que são considerados os mais radicais de sua carreira: Low, Heroes e Lodger.
  • A capa de The Ballad of Maxwell Demon, álbum de Slade que é comprado por Arthur no início do filme, é praticamente idêntica à capa do primeiro álbum de Jobriath, cantor meteorico do periodo Glam no inicio dos anos 70.
  • A sequência em que Mandy relata ter visto Wild e Slade acordarem juntos é uma referência ao suposto caso em que Angela Bowie, retornando a Londres após uma viagem, teria encontrado o marido em sua cama de casal com Mick Jagger.  Jagger e Bowie negaram as afirmações.
  • O vestido que Brian Slade usa na cena em que é vaiado pelo público é igual ao usado por Bowie no disco The Man Who Sold The World.
  • No filme, Brian conhece Curt Wild depois de assistir uma apresentação do seu grupo, Wild Ratz, É uma referência à primeira vez que Bowie assiste a uma apresentação de Iggy Pop & Stooges em 1970, no Cincinnatti Pop Festival.
  • Chegou? Fim de Papo, vamos curtir o belo filme de Haynes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário