Translate

domingo, 17 de novembro de 2013

A OBRA EM NEGRO



A obra-prima de Raul Seixas, GITA de1974, e pra mim um dos discos mais completos que ja ouvi e um dos mais importantes na minha pobre formaçao socio-politica-esoterica. Embora tenha ficado por varios anos no limbo, um dia ele bate na minha porta. Todas as suas musicas parecem ter dado ou deixado um recado para o que eu deveria fazer. No disco, que foi o primeiro que comprei com meu proprio money, tem humor, filosofia e amor, e cada uma num estilo diverso.
 Logo na primeira, Super-herois, Raul brinca com algumas celebridades da epoca de forma bem-humorada, num ritmo que mistura rock com nao-sei-o-que. A segunda uma das minhas preferidas, Medo da chuva  e uma balada  ao estilo Raulzito, com letra bem original pra epoca, em que ele condena o casamento como obrigaçao religiosa.
Depois vem As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor. Nem todo mundo vai entender o deboche das letras deste "Coco"  ritmado  pelo rei  Jackson do Pandeiro, onde Raul critica a sociedade, a politica, a religiao  e ate a MPB. 
Agua viva e a Obra em Negro, como o livro de Marguerite Yourcenar. Fala do que e inprescindivel para o homem, uma ode para simplesmente...a Agua. Lindissima.
Moleque maravilhoso e mais uma brincadeira em ritmo de musical americano, falando de infancia e peraltices. Letra nove e meio.
A maravilhosa Sessao das Dez, um bolero com letra hilaria, ja havia aparecido no disco Sociedade da gra-ordem Kavernista, mas esta versao e impagavel.
E agora Sociedade Alternativa. O que dizer? melhor nao comentar.
Trem das Sete e a porçao mais filosofica do disco, nos faz viajar no trem que leva nossas vidas, atravessando brumas entre o bem e o mal, e vamos embora...
Chegamos finalmente a este Rock que faz parte da minha historia e da minha trilha sonora, S.O.S. foi muito importante para mim e meus amigos que num tempo em que nao se sabe para onde ir, se segue qualquer ponto luminoso, ate um disco voador.
Preludio ao piano: Sonho que se sonha so... e so um sonho que se sonha so. Mas sonho que se sonha junto e realidade. 
O rock Loteria da Babilonia filosofa sobre a evoluçao do homem, sobre perguntas e respostas,
 e conclui dizendo simplesmente que tudo que tinha que ser falado ja foi falado.
Gita encerra o disco de forma sublime. Poucas musicas foram tao sublimes, poucas falaram tanto para mim e para todos os filhos do fogo da agua e do ar. Obrigado Raul Seixas, por me fazer evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário