Translate

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

REGIME MILITAR, DE NOVO?

 
 
 
Nao gosto mais de escrever e falar sobre politica, ainda mais num pais sem politica clara  como o Brasil, e tambem concordo com a tese de que a democracia e o sistema menos pior para qualquer pais, mas nao concordo quando dizem que nossa democracia e jovem e vai se aprimorar com o tempo. Quanto tempo? cem anos? Demorou, mas na revista EPOCA desta semana um individuo chamado Leandro carneiro, da USP falando sobre a açao da policia e segurança soltou a seguinte perola: "Continuamos pagando um preço muito alto por termos tido um regime militar autoritario, talvez por isso... a policia e a justiça sejam negligentes na conduçao de inqueritos e processos contra ativistas violentos."Os editores da materia tambem nao perderam a oportunidade de colocar a culpa no regime militar para justificar a incompetencia das "autoridades dos governos": "A vivida lembrança da truculencia do regime militar tambem colabora com certa leniencia das autoridades com abusos em recentes manifestaçoes de rua".
Sem levar em conta que os redatores e o especialista da USP, talvez nao tenham vivido o regime militar para fazer uma minima comparaçao; Sem levar em conta que todos que dizem ter lutado contra o regime militar estao vivos e muito bem, obrigado. e a grande maioria que morreu eram guerrilheiros; Sem levar em conta que o cenario mundial era outro e que realmente eram anos de chumbo,mas nao necessariamente causados pelo regime militar.
O que causa espanto, pelo menos para mim, e achar que o regime militar e o responsavel pela total falta da figura da autoridade no Pais. Politicos sem compromissos e corruptos, abandono total das responsabilidades civis, a impunidade e desrepeito as leis, nada disso existe nos paises desenvolvidos que tem regime democratico ha mais tempo, porque Democracia nao prescinde da autoridade. Justificar os erros de quem deveria manter a ordem e a justiça e jogar tudo para o passado ja seria uma imbecilidade sem tamanho, e nao ver que algumas coisas abolidas do regime militar estao fazendo falta agora e o cumulo da burrice, caracteristica destes burocratas que falam o que interessa para uma imprensa tao mal preparada quanto os candidatos do ENEM. Custa  estudar um pouco paises como o Chile, que teve um ditador e uma ditadura  nada branda e mesmo assim manteve o que era funcional para o pais no regime do General Pinochet?
Cedo ou tarde, todo mundo vai perceber que autoridade nao e sinonimo de autoritarismo, e preciso obedecer leis ou nao se deveria cria-las.Os militares so queriam que as leis fossem cumpridas. Ponto final.  
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário