Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

MUSICA RUIM DE QUALIDADE




Li de passagem uma noticia que falava de uma pesquisa cujo resultado apontou que, no Brasil, so as classes A e B gostavam de Rock. Os resultados de pesquisas no Brasil me irritam ou me divertem, dependendo da seriedade do tema, por serem obvios demais e acontecerem depois de pelo menos todo mundo estar desconfiado da verdade.
A coluna de DANILO VENTICINQUE Livros que você ama, mas não respeita, me fez lembrar de uma tese analoga sobre musica defendida por um amigo, que dividiu musicos e bandas em quatro categorias.Embora plausivel, esta tese esbarra na velha maxima do "gosto nao se discute", mas podemos discutir, assim como na educaçao, que nao se pode escolher se nao tivermos opçoes ou acesso a informaçao.
A musica no Brasil foi atropelada pela queda lenta e gradual na educaçao e  claro que o mercado so lança o que agrada a maioria, o que levou ao moto perpetuo em que se meteu a MPB. Quanto ao rock seria demais achar que alguem que mora numa favela venha a conhecer algo alem do batidao. Morrissey ou Bob Dylan.
Mas voltando as teorias do colunista e tambem do meu amigo, eles defendem que existem quatro categorias: Classe A - Musicos e bandas que amamos e respeitamos.
Classe B - Respeitamos mas nao amamos, Classe C - Amamos mas nao respeitamos  e Classe D - Nao amamos nem respeitamos.
A minha tese tambem contempla estas quatro categorias com uma leve mudança : Os musicos e bandas Classe A, seriam entre outros, Paul McCartney e Pearl Jam. Na Classe B estariam os musicos que respeito mas nao morro de amores como Gonzaguinha e Led Zepellin.
A Classe C pra mim abrange toda a musica que nao amo nem respeito, como o sertanejo de qualquer corrente e o Funk. A Classe D... ah na Classe D tem o Lenine.. o Otto. (entre outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário