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domingo, 18 de março de 2012

A CELEBRAÇÃO DO LAGARTO

Nada relacionado ao grupo The Doors, uma banda formada em 1965 nos EUA me atraiu, nem suas músicas, nem o filme, sobre basicamente a vida conturbada do pretenso poeta Jim Morrison. Mas um documentário "When you're stranger" me fez enfim compreender que a banda incensada como uma das maiores de todos os tempos, na verdade só foi importante para os EUA, e naquele breve período durante a guerra do Vietnã e surgimento da era Híppie.
A Música do The Doors não é comercial, os que conheceram a banda sabem, por decisão e escolha do próprio Jim Morrison que sonhava em ser um poeta reconhecido como Baudelaire ou Rimbaud e não uma estrela de Rock. Portanto avaliando as letras às vezes sem sentido e a pobre moldura musical de grande parte da obra, acho que a fama do The Doors se deve somente as estrepulias pessoais e no palco do Jim Morrison, além da sua morte precoce.
Os seis discos com Jim Morrison preparados sem apelo comercial não trazem nada de interessante além de Light my Fire, e talvez as poesias do chamado "rei lagarto" tenha interessado mais aos que gostam de poesias do que as músicas dos seus discos, mesmo assim o The Doors parece ter influenciado bandas como Pearl Jam e afins. 
1967 – The Doors 1967 – Strange Days 1968 – Waiting for the Sun 1969 – The Soft Parade 1970 – Morrison Hotel1971 – L.A. Woman.
Deve ser levado em conta também o momento politico-social e cultural americano em que apareceu o grupo, um país em revolução à procura de portas (doors?) de saída.Com uma geração afundada em drogas pensando em abrir as portas (?) da percepção.
Após a morte de Jimmy Hendrix, Janis Joplin e outros ícones da geração Flower Power, qualquer visionário que aparecesse no rádio ou Tv gritando contra a guerra do vietnã teria grande possibilidade de fazer sucesso. Jim Morrison fez o papel de libertador sem querer usar o sistema, mas sendo tragado por ele.Há depoimentos de que seu comportamento era cuidadosamente planejado, por isso seu discurso perdeu muito em credibilidade.
Depois de morto virou lenda, como todo artista nascido nos EUA, e as histórias aumentam em proporção geométrica,aliás como os famosos artistas americanos morrem cedo!
Nisso Morrison tinha certa razão, ao dizer que tinha algo de errado com o país e seus ídolos.
     

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