Translate

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

LANTERNA VERDE - HISTÓRIA

“No dia mais claro. Na noite mais densa,
O mal sucumbirá Ante à minha presença,
Da lanterna vem o dom da paz,
Para disseminar a luz Que a justiça traz.
Quem quer o mal tudo perde,
Ante ao poder do Lanterna Verde”


Há um lugar sombrio do multiverso conhecido como universo de antimatéria. Assim como Oa é o centro do universo, o planeta Qward – um mundo desolado ocupado pelas forças da Tropa Sinestro – é o centro do universo de antimatéria.
O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60, e também é conhecido como "O Lanterna Verde da Era de Prata". Sua identidade era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça da América. Toda a história você pode ler na Wikipédia, mas para esperar o filme sabendo alguma coisa a mais vamos falar dos aspectos mais interessantes sobre o Lanterna ou Lanternas, pois são vários. Cada um possuiu um anel que lhes dá um grande controle sobre o mundo físico, criando objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a imaginação do lanterna verde e (antigamente) pela cor amarela, onde o anel não surtia efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis). Problema já corrigido, ainda bem.
Os anéis foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da bateria energética do planeta OA, lar dos guardiões, que fica no centro do universo.Nos últimos vinte anos, a DC colocou diferentes indivíduos no papel de Lanterna Verde: (Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner),  Mas em 2005, depois de um período como  Parallax , o vilão do filme,  Jordan voltou a ser o Lanterna Verde. O filme aborda o período em que um dos Lanternas, Sinestro se tornou um  renegado, e foi banido para o universo de antimatéria de Qward pelos Guardiões de Oa. Quando voltou à nossa dimensão, ele manuseava um anel energético que usava energia  amarela. Depois de muitos confrontos com o lanterna verde Hal Jordan, ele também foi aprisionado dentro da Bateria Central. Lá, ele foi capaz de usar seu anel – que utiliza o medo, ao invés da força de vontade, como fonte de poder – para despertar Parallax de sua hibernação. A entidade Parallax,como todos sabem, (rs rs rs) é um parasita espacial que é a personificação do medo.  Com o passar do tempo, Parallax ficou conhecido como a impureza amarela – a causa da fraqueza dos lanternas verdes.A partir de então, o parasita e Sinestro puderam influenciar as atitudes de Hal Jordan e provocar a derrocada da Tropa dos Lanternas Verdes, em eventos como "A Guerra dos anéis", famosa série no mundo todo,exceto nos países onde não prepondera o poderoso hábito de ler.

RYAN REYNOLDS  É  O  LANTERNA VERDE

Por falar em leitura, o Lanterna verde não é bem conhecido no Brasil por culpa da já longa  falta de mercado para quadrinhos no país e por ser um personagem da DC Comics. Com um conteúdo semelhante aos heróis da Marvel ele era um super-herói a frente do seu tempo, eclipsado na liga da Justiça por figuras como  Gavião Negro, Arqueiro Verde e Batman, entre outros. 
A propósito, nas décadas de 60 e 70 era comum as crianças se iniciarem no hábito da leitura através dos quadrinhos, o que proporcionava gerações que sabiam ler corretamente e não tinham medo de redações.
Mas voltando ao tema, o filme do Lanterna Verde que estreiará em 2011, está  sendo discutido em todos os buracos das redes sociais desde a escolha de Ryan Reynolds como Lanterna até a Roupa Vintage High-tech, coisa comum desde que novas tecnologias deram condições de se fazer um filme com necessidade de tantos efeitos visuais.
Contra a maioria, acho que Ryan Reynolds foi uma boa indicação e o resultado vai depender do diretor, se fizerem o mesmo que fizeram com o Demolidor, aí sim, os fans vão ficar mais uma vez frustrados.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu comentário especial sobre o nosso caótico sistema financeiro. Parabéns pelas beldades apresentadas no seu blog.
    Congratulações: José Firmino.

    ResponderExcluir