Translate

domingo, 19 de abril de 2015

Vingadores 2 - Sobre Ultron e Visão


 
 
Sempre que vou falar sobre um filme com heróis da Marvel tenho que fazer um preâmbulo, para explicar que na minha infância e adolescencia era comum toda criança ou adolescente ler revistas de Super-herois, o que era uma grande diversão e além disso e por causa da leitura, ninguem tinha mêdo de redação na escola. O segundo filme dos vingadores vai mostrar um Super-vilão, o superpoderoso Ultron, e as novas gerações talvez pensem que ele foi criado nos últimos anos ou até  que foi criado pelo roteirista do filme, mas o super-robô apareceu pela primeira vez  na revista americana Avengers Nr.54 em 1968.
 O último trailer divulgado pela Marvel do filme  mostra também pela primeira vez o Visão (Paul Bettany), personagem novo no Universo Cinematográfico Marvel. Visão é um androide criado por Ultron. Nos quadrinhos, ele é membro de uma das formações dos Vingadores.
O robô Ultron nos quadrinhos foi um projeto do Dr. Henry Pym, mais conhecido como Homem-Formiga, que participou do grupo. Como é um membro quase desconhecido no universo cinematográfico, no filme a criação do super-robô com inteligencia artificial caiu na conta de Tony (Homem-de-ferro) Stark.
A composição do personagem Ultron é genial até para os tempos atuais,(imaginem quarenta anos atrás). Após ser criado, Ultron desenvolveu gradualmente a sua própria inteligência e se rebelou, num sintoma de seu Complexo de Édipo que o leva a sentir um ódio irracional de seu "pai" Pym. E demonstra um interesse na amante dele, Janet Van Dyne, a  Vespa, também da formação dos Vingadores na época. Praticamente indestrutível  sua armadura muito resistente de adamantium (Metal ficticio da Marvel) primário protege a sua estrutura, que em boa parte é alimentada por uma fornalha nuclear e que incorpora um tipo de transmissor de programa que o permite passar toda a sua personalidade e memória para outros sistemas de computador ou duplicar corpos robóticos.Tem todos aqueles recursos imaginados num ultra-robô como velocidade, resistência, durabilidade, comandos hipnóticos e geração da propria energia. Com a capacidade de fazer seus proprios up grades, Ultron deixa plantada a sua ressurreição em vários lugares secretos ou pessoas caso seja destruido, voltando cada vez mais aperfeiçoado pelo seu proprio programa.
Outra coisa importante é que Ultron criou dois seres que se tornaram poderosos Vingadores: o Visão que aparece na ultima cena do trailer acima, e Jocasta, uma versão fêmea do próprio Ultron.
Em Avengers Nr. 57 de 1968, é revelado que Ultron foi o criador do sintozóide Visão, a quem ele tenta usar como arma para destruir os Vingadores. O Visão, no entanto, ajuda o grupo a destruir Ultron pela primeira vez. Ultron se reconstrói por várias vezes a cada nova derrota, adotando o numero de Ultron 2,3,4...
O sintozóide Visão, criação do Ultron, originalmente possuia controle da densidade molecular de seu corpo, que podia ficar duro como Adamantium ou se tornar tão etéreo que atravessava diversos tipos de matéria, principalmente paredes; projeção de uma rajada solar, emanada pela pedra ( que não pode ser retirada) em sua testa; força, inteligência e agilidade sobre-humanas; e a capacidade de voar.Também criado em 1968, teve uma origem muito complexa e tendia a confundir os leitores, de forma que Roy Thomas suavizou o personagem nos anos 70 e ele deixou de ser o corpo andróide do Tocha Humana, tendo os autores pretendido tornar um pouco mais coerente o seu romance com a Feiticeira Escarlate, com quem acabaria se casando.
Feiticeira Escarlate aliás, foi quem conseguiu trazer mais prejuízos ao complexo e rico sistema eletrônico de Ultron, em Avengers vol.3 #19 de 1999. Como ela é um dos seres mais poderosos do Universo Marvel  e ela estará no filme, pode-se apostar que talvez seja ela que dê o golpe final no vilão, durante o longa, assim como o Hulk deu em Loki no primeiro filme. Entenderam?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário