Translate

domingo, 26 de abril de 2015

DEJAVÚ


No mês de Abril de 2013, portanto dois anos atrás, escrevi um post falando do começo da desintegração da maquiagem na economia criada pelo governo do PT,  e que foi mantida criminosamente até ás eleições em 2014. O texto comprova que as teorias disseminadas pelos cientistas politicos, economistas e especialistas em geral, sempre estão à serviço de outros  interêsses que não tem muito a ver com o povo ou o País. Nem um deles parece ter desconfiado de algo errado ou sugeriu um alerta para que o povo ficasse pelo menos com a orelha em pé. Mas se o povo não fica alerta, no mínimo tem que pagar pela distração, ou falta de noção. Vamos relembrar o texto:
VISÃO BLÓGICA - ABRIL 2013.
Já tentei mostrar aqui, no post "Crisis,what crisis?" o quanto é contraditória a linguagem dos economistas, seja seguidor de Keynes ou de Friedman, não faz a menor diferença. Mas o brasileiro, malandro, cheio de malemolência, esperto toda a vida, e que comparece a todos os eventos oferecidos pelas prefeituras, opa, isto não vem ao caso,de qualquer forma não entende nada de economia e principalmente não entende porque ganha tão pouco no fim do mês e os produtos que todos consomem ficam cada vez mais caros.
Como se fosse surpresa, todos (economistas e mídias em geral) começaram a falar da volta da inflação, e quais as causas?
Também escrevi meses atrás sobre o crescimento da China e comparei todos os seus sistemas com o Brasil, nos campos da politica, educação e economia.
Não tem mistério. O Brasil nunca vai crescer igual à China, pelo menos com os nossos sistemas atuais, e não há condições politicas e sociais para mudar isto. O Brasil não segue as teorias nem de Keynes nem de Friedman, no momento segue o que o partido no poder manda, e a economia continua de fachada para ludibriar o povão esperto.
Simplificando, não há solução à vista, nem para acabar com a inflação, nem para iniciar um crescimento sustentável. Uma economia baseada em investimentos externos interessados nos lucros provocados pela alta de juros não pode se auto-sustentar. Estou certo ou errado?
A Economia de um país se sustenta com a produção e aproveitamento dos seus recursos naturais, com politicas sociais voltadas para a educação e investimentos no trabalho e em tudo que o envolve. Mas, principalmente sem Brasilias. Qualquer país que tenha uma brasilia (e tudo de podre que a envolve),não pode crescer. É contra toda a lógica, dinâmica e a até a mecânica. Também não ajuda o nosso sistema politico, multi-fake-partidário e corrupto.
Para começar,os brasileiros deveriam começar a ver Brasilia, como um buraco negro, que além de sugar toda a nossa economia, ainda impede o país de crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário