Translate

segunda-feira, 27 de abril de 2015

PENSO, LOGO BLOGO


Não adianta a resistência, o blog é uma evolução na comunicação de massa. Após acabar com os jornais da forma convencional, o site cuja estrutura permite a atualização instantânea a partir de posts,se tornou a forma mais rápida de disseminar noticias e avalizar opiniões que fugiram das mãos de especialistas nem sempre imparciais.
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros trabalham com variedades.  Alguns blogs combinam textos,imagens e links para a web e outras midias. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é um fator importante que não existia nos jornais de outrora.
Um dos dados mais difíceis de ser apurado é a quantidade de blogs que existem no mundo todo. As estimativas do motor de busca Technorati são de que existam perto de cerca de 200 milhões de blogs no mundo.
Estimativas mais modestas falam de 150 milhões. Mas menos de 5% deles estão ativos (sendo usados e atualizados por seus donos) nos últimos 180 dias. Com o advento do videoblog, a palavra blog assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qualquer tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qualquer. Hoje é muito mais fácil acessar o que lhe interessa diretamente no blog, do que folhear jornais ou revistas, qualquer que seja o assunto, desde como cuidar do seu pet até como construir uma bomba atômica.
Segundo um perfil traçado peloTechnorati, temos os seguintes perfis de blogueiros:
Amadores / Hobby - representam 60% dos blogs e normalmente não têm uma renda direta com o blog. São aqueles que blogam “por diversão” e gastam em média 3 horas por semana nessa atividade. A maioria são blogs pessoais e funcionam como uma forma de interação.
Profissionais Part-time e Full-time - São aproximadamente 18% dos blogueiros e usam o blog como forma de complementar a renda ou mesmo chegam a considerar o Blog como um trabalho de tempo integral, mas a maioria deles não tem o blog como a fonte de renda principal.
Corporativos - São os que blogam profissionalmente como parte do seu trabalho de tempo integral ou para uma empresa e vivem diretamente do Blog. Representam 8% da blogosfera e têm como assuntos prioritários negócios e tecnologia.
Empreendedores - Somam 13% dos blogs e são blogueiros empresários, donos de seus próprios negócios e onde muitas vezes esses negócios dependem diretamente dos blogs e seu conteúdo tem relação direta com a área em que atuam.
No Brasil dos últimos anos floresceu uma nova categoria: a dos mercenários. Individuos que em troca de patrocínio divulgam e espalham noticias do interesse do seu patrocinador, geralmente o governo.
Cifras milionárias começaram a aparecer sustentando blogs escritos por jornalistas sem compromissos com a verdade, mas que escrevem o que lhe mandam escrever, e que se espalha na rede através dos blogs militantes, com o objetivo de iludir os incautos. Tais blogs são financiados por orgãos da estatura da Petrobrás e BNDS, "donde" se explica o desperdicio de dinheiro público.
Para o azar dos blogueiros sem ética, atualmente tudo pode ser checado on-line e as mentiras duram pouquissimo tempo. Na guerra da web, está ficando cada vez mais dificil inventar histórias e enganar a população. Eu penso, então eu blogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário