Translate

quarta-feira, 22 de abril de 2015

OS DIAS DA TERRA

 
A idade da Terra, segundo os cálculos da sua espécie mais inteligente é de 4,5 bilhões de anos (rsrs), depois de todo este tempo o senador norte-americano Gaylord Nelson teve a ideia de criar o dia da Terra em 22 de abril de 1970, e até que foi uma boa ideia porque pela primeira vez o homem começou a criar uma consciência de que precisava cuidar do seu meio-ambiente. A preocupação com a biodiversidade e a contaminação começou a tomar conta lentamente de pequenos grupos que começaram a exigir dos governos agendas ambientais para proteger a Terra. Não que a Terra, acho eu, precise de proteção. "Cuidar da Terra" é uma forma de propaganda para alcançar os mais desligados das questões ambientais, porque na verdade quem precisa de um meio-ambiente (fornecido pelo planeta) saudável, é o homem. O homem e todos os outros seres vivos da Terra, mas os outros não poluem, não contaminam, não alteram a Geografia. 
A concientização ainda não chegou no ponto em que o homem tenha a plenitude iluminada de perceber que é um pequeno filho da natureza terrestre. Iludido pelo seu poder de pensar, ao contrário do que deveria ser, o homem resolveu que a terra depende de nós para sobreviver. Com uma passagem rápida de, em média, 100 anos por aqui, o homem acha que pode controlar a natureza a seu bel-prazer. A maioria dos quase 7 bilhões de habitantes da Terra não tem a mínima idéia de que o estrago feito no planeta nos últimos 100 anos pode levar à extinção, não do planeta, mas da raça humana. 
Cuidar do nosso meio-ambiente não é coisa para um só dia, e não é para a preservação da Terra. A Terra se regenerará mesmo se poluirmos toda a água, suportará também uma temperatura que extingua todas as espécies vivas do planeta, sobreviverá mesmo que se destrua todas as camadas de gases protetores ao seu redor. E nós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário