Capa do Jornal do Brasil de 20 de Março de 1964
Hoje, embora a situação politica mundial seja completamente diferente,os brasileiros mais antenados começam a desconfiar que no modo de condução das políticas no novo regime tem alguma coisa de errado. A manipulação política de varios setores, a falta de transparencia, a corrupção sem controle, deixa a impressão de que este não é o regime democrático que a população brasileira queria. Não estamos agora com medo de virar Cuba, mas podemos virar uma Venezuela, seguindo um caminho contrário ao do México e Chile que estão com um crescimento saudável e inflação controlada.
Os defensores da nova marcha reinvidicam uma intervenção militar para por as coisas nos trilhos.
Acabar com a corrupção, retirar do poder politicos corruptos, moralizar os tres poderes e convocar eleições para um governo constituido de gente capacitada e de ficha limpa.
A maioria do povo quer isso, mas não com a intervenção militar. O regime militar que se transformou numa Ditadura por força de ações de grupos extremistas, foi nos últimos trinta anos execrado como "os anos de chumbo", tanto pela imprensa, que não engoliu o periodo de censura, como pelos esquerdistas derrotados que tomaram o poder e agora não querem larga-lo nem a pau.
Mas ninguem quer saber de ditadores, nem eu. Odeio Hitler, Pinochet e Pol Pot, A democracia é o melhor dos regimes sem dúvidas, a dúvida é se estamos numa democracia.
Com isenção, comparando o regime militar com a gestão dos últimos governos democráticos brasileiros, vamos avaliar algumas questões para ver se estamos melhor ou pior:
INFRAESTRUTURA - As maiores obras de infraestrutura do país datam do regime militar,estradas, portos, usinas nucleares e usinas hidrelétricas. Não há muito para discutir.
EDUCAÇÃO - Nunca ouvi um debate comparativo, mas já ouvi muita gente importante falando que o ensino publico era de qualidade há 30 anos atrás, e o superior também, visto que os mais engajados politicamente eram todos estudantes universitários.Hoje a educação está no nivel dos paises africanos, não há mobilização nas universidades, e não vale argumentar que a população aumentou, isso é muito óbvio.
SEGURANÇA - Tortura e perda dos direitos humanos na era militar é a parte negra explorada ao exaustão pela esquerda brasileira e pela Imprensa. Abusos cometidos pela policia , desparecimento de pessoas, tudo foi posto na conta dos governos militares. Hoje os abusos não tem responsáveis, centenas de homens armados em comunidades pobres não são combatidos, pode-se levar um tiro e morrer impunemente a qualquer momento, não se anda sem medo em lugar algum. O número de mortos pela violência por ano nas grandes cidades é muitissimo superior ao dos anos de chumbo.
TRANSPORTES - O trem foi um meio de transporte muito popular durante o regime militar, depois foi abandonado pelos governos posteriores e retomado em algumas cidades usando as mesmas estruturas antigas, sem modernização. Havia também nas capitais linhas de ônibus estatais a preços populares, bancados pelo governo. Hoje, todo mundo sabe como estão estes transportes.
CORRUPÇÃO - É justo dizer que houve corrupção no regime militar, como existe hoje? como nada era revelado pela imprensa supõe-se que a corrupção corria solta, mas o que estranho é que não aparece relatos, alguma testemunha, alguem que abra a boca para delatar algum ministro corrupto que tenha mandado alguns milhões para o exterior. Como não há provas, deveria haver o beneficio da dúvida. De qualquer forma, não há como comparar com a rede de corrupção atual.
ECONOMIA - As duas fases politicas no Brasil foram afetadas pela economia mundial, e são fases bem diferentes. Na fase militar, houve um periodo de crescimento nunca alcançado pelos governos eleitos pelo povo, com os recursos que tem o Brasil deveria estar pelo menos no nivel dos outros Paises emergentes, mas mesmo com a economia maquiada não cresce 3% ao ano.
CONCLUSÃO - Bem, acho que uma intervenção militar não vai por o Brasil nos trilhos, a não ser temporáriamente, cada povo tem o governo que merece. Como não há muitas alternativas, o melhor mesmo é se conformar com os governos que a população coloca no poder e esperar um dia um milagre, uma revolta popular que tire de vez dos cargos publicos aqueles que estão lá para legislar em causa própria. Mas parece que vai demorar.
Vvalitria Onyxia (20/03/2014 14:44:33) E quem nao tiver curtindo arruma as malinhas e vai pra Cuba Porque aqui o pau vai come EUA vai deixa um porta avioes na costa do nordeste e vai devastar a onda vermelha
Henrique Sergio Esmeraldo Justo (20/03/2014 14:49:35) O problema é a situação que estamos vivendo, o governo do PT nos levando a uma ditadura comunista liderada por Cuba , como naquela época. Sem ignorar o objetivo do forum São Paulo expandindo a ditadura Cubana em toda América Latina, sendo o PT o principal signatário e o Lulladrão substituindo o papel do ditador Hugo Chaves. Fora Cuba . Fora PT. Viva a Democracia.
Angelo Marcelo Kochaki (20/03/2014 14:50:19) Se isso intimidasse o governo e nossos político seria muito bom, gostaria de acreditar nisso. Torço para eu morder a língua
Ivone Oliveira (20/03/2014 14:52:19) pra quem não sabe o endividamento do Brasil começou com Jucelino com a construção de Brasília. Nenhum presidente militar saiu do poder rico, diferente do Lululinha paz e amor, cuja fortuna está avaliada em mais 1 bilhão, e o filho dele em mais de 500 milhões.
Luiz Vendramin Andreassa (20/03/2014 15:33:23) Bons argumentos. São tão refinados que nem consegui os achar.
Jairo Duarte (20/03/2014 16:35:01) Se nao é atraves de um golpe mostra outra opcao, porque sozinhos e'que o PT nao larga o osso, os numeros mostram que enquanto paises do BRIC crescem a taxas de 4,5,7 e 10(china) o Brasil fica nos 1,5
Jorge E. Tosta (20/03/2014 16:38:22) Jairo Duarte nunca houve um corrupto de direita no Brasil ou no mundo kkkkkkkkkkkkk
Jairo Duarte (20/03/2014 16:49:59) Jorge sempre houve corruptos na direita e no mundo, mas só o PT pregava que iria acabar com a corrupcao, com a pobreza, travava as votacoes no congresso, inclusive do REal, do salario desemprego(Jose Serra), sempre se colocou acima de toda honestidade, e o que vemos assim que assumiu o poder? uma podridao sem tamanho, assim que estou o escandalo do mensalao, que nao é unico, ao inves de punir os envolvidos, os acolheu, tornando assim uma faccao criminosa, a direita a esquerda o centro todos tem pecados, mas a Esquerda sempre pregou o contrario, era so isso que esperavamos.
Gerson Freitas (20/03/2014 17:13:16) Há sentido no que você falou. O problema da direita no Brasil é a democracia, na medida que, pela ignorância da população e pelo voto obrigatório, elegem-se líderes populistas de esquerda. É a democracia, que nós liberais tanto defendemos, que permite que esses políticos de esquerda cheguem ao poder. O efeito colateral da democracia é permitir que eventualmente pessoas anti-democráticas, manipulando a opinião dos leigos votantes, cheguem ao poder.
Gerson Freitas (20/03/2014 17:16:32) É preciso tomar cuidado para não confundirmos direita com extrema direita. O indivíduo de direita não defende necessariamente ditaduras, pelo contrário, defende a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade (e responsabilidade) individual. Quem defende intervencionismo estatal e militarismo é a extrema direita, que é tão tacanha quanto a extrema esquerda, que aliás não é conhecida pela sua tolerância (que o digam Cuba, Coréia do Norte, China, antiga URSS, enfim).
Thiago Gonçalves (20/03/2014 18:09:03) discordo da matéria e temo uma revolução comunista/socialista pelo PT!
Walter Moralles (20/03/2014 18:26:14) Hoje temos sim uma ameaça crescente da implantação do comunismo no pais, não vê quem não quer. Dinheiro nosso que vai para regimes ditatoriais como Cuba não significa nada ? . Tenho receio que viremos uma Venezuela ou algo pior. Faço minhas suas palavras Thiago Gonçalves.
(21/03/2014 09:22:52) Retrocesso econômico? Esse retrocesso foi primeiramente interno ou externo(de onde veio a crise)? E o desenvolvimento em pesquisas da Petrobrás originado pela crise do Petróleo? Me recuso a ler Retrocesso econômico relacionado ao governo militar. E o PAEG? O milagre econômico? É preciso analisar não só o período em si, mas os seus frutos. Estradas, estruturas...
(21/03/2014 09:24:39) Só o estruturalismo e a educação podem salvar esse país de uma vez por todas. O bolsa peneira só tapa buracos. Simples assim.
Millj Josef (21/03/2014 10:21:45) No voto meus amigos, sabe quando vamos tirar o PT do poder?nunca. Quem pode confiar nesses urnas manipuladas. Quem pode confiar em TRE manipulado pelo governo. O Brasil chegou ao ponto que só uma intervenção militar dará fim a essa situação. É ladroagem em em todas as instituições Se democracia se confunde com ladroagem, manipulação da justiça, deturpação da constituição, favorecer bandidos, roubar o dinheiro do pais eu não quero democracia.
Jeniss Walker (21/03/2014 11:03:46) Se as urnas eletrônicas são fraudadas, por que sempre no fim das eleições o derrotado, ao invés de denuncia-las, aceita a derrota? Como é possível que essas mesmas urnas sejam responsáveis pela eleição dos opositores? Meio estranho isso...
Jeniss Walker (21/03/2014 11:06:02) Só lembrando que gente da Direita, liberais e pessoas conectadas com uma economia não-nacionalista ajudaram bastante no Golpe de 1964. O resultado, após 1985, todos conhecemos...
Jeniss Walker (21/03/2014 11:08:04) Período de maior concentração de renda nos últimos 50 anos? "bolo mal repartido", segundo Delfim Neto, na época? inflação altissima no período final da Ditadura? alguém?
Jeniss Walker (21/03/2014 11:09:29) O fato de ninguem ter saído rico redime os mesmos presidentes na época? ah sim, é verdade, não se podia denunciar corrupção na época, kkkk... argumento idiota...
Jorge E. Tosta (21/03/2014 11:12:46) Gerson Freitas o problema está no seu pensamento de que se a direita não ganhar é culpa da ignorância, do populismo, etc. Ou seja a direita só aceita eleição que ela ganha e se isso não acontece começam a defender golpe de Estado. A direita brasileira deveria começar a ter ideologia própria ao invés de imitar a ideologia dos EUA não da pra praticar no Brasil que um país com grande desigualdade social os pensamentos que os EUA exportam como sendo "valores da liberdade". Na realidade a direita brasileira é apenas uma defensora dos interesses americanos na América Latina.
Jeniss Walker (21/03/2014 11:15:55) Sem contar que é curiosa essa ideia que gente da Direita é "esclarecida" e pessoas da esquerda são populistas, safadas, mentirosas ou, no caso dos votantes, ignorantes. De onde saiu esse papo, eu não sei
Gerson Freitas (21/03/2014 11:58:45) Eu falei que é o "efeito colateral". Não estou dizendo que a eleição desses indivíduos é ilegítima. Estou dizendo que eles se elegem de maneira democrática para, em seguida, tentarem criar mecanismos institucionais que os perpetuem no poder, tais como o uso das estatais com fins políticos, programas de governo paternalistas e populistas, tentativa de controle da imprensa, compra de votos de parlamentares (!!!), povoamento do judiciário, etc... Infelizmente as pessoas confundem criticar atitudes políticas e econômicas (o que os partidos de esquerda souberam fazer tão bem entre 1988-2002) com tentativas de golpe. A maior parte da América Latina está indo por esse barco, lamentavelmente. E os dados macro e microeconômicos estão mostrando e cada vez mais vão mostrar, com o tempo, o quão danoso essas atitudes são. A desigualdade social não é a causa da doença, é um sintoma. O Brasil é um país pobre. O PIB, se fosse dividido de maneira completamente igualitária como pregam os utópicos, daria pouco mais de 2 mil reais por pessoa por mês. Um salário que não permite a vida com dignidade em uma grande capital por exemplo. Se houvesse igualdade social plena no Brasil, todos seriam pobres, simples assim. Que tal partirmos para a real discussão então? Por que somos pobres, sendo um país tão grande e com tantos recursos? Porque não somos competitivos. Porque não atraímos investimentos. Porque somos um país caro, burocrático. E quem é o responsável por manter esse cenário? O Estado brasileiro. Que nos últimos anos tem ficado cada vez maior. E o pior é que há quem defenda.
Jorge E. Tosta (21/03/2014 12:20:34) Gerson Freitas A esquerda está no poder apenas 12 anos e de forma alguma da culpá-la pela pobreza do país. O país é grande e tem muitos problemas que não seriam superados pela ideologia do Estado mínimo e pelo mesmo motivo não se pode pensar numa economia estatizada pois o Estado não teria recursos para tanto. Ideologia do comunismo sem classes sociais e com distribuição igualitária das riquezas foi um sonho romântico do primeiros socialistas que viveram num capitalismo primitivo e selvagem. Tanto esquerda quanto direito precisam pensar mais o Brasil, seus problemas e sua cultura e parar de importar ideologias que servem a interesses econômicos de outros países.
Guilherme Gomes (21/03/2014 16:30:06) Walter Moralles, dinheiro nosso que vai para cuba? imagino que esteja falando do porto mariel. Pois bem, a obra que custou 957 milhões de dólares, sendo 682 milhões de dólares financiados pelo BNDES. Mas 802 milhões de dólares investidos na obra foram gastos no Brasil com materiais e serviços brasileiros. Pelos cálculos da Odebrecht, este valor gerou 156 mil empregos diretos, indiretos no Brasil. Não, não sou a favor da Dilma, não acho que esse "investimento" é combinou com a situação do brasil. Mas pesquisar um pouco antes de gritar golpe comunista e apoiar algo que pode trazer a ditadura militar não dói.
Thiago Gonçalves (21/03/2014 17:25:09) Guilherme Gomes, data venia, ouso discordar da sua opinião. Primeiramente, acreditar em informações prestadas por uma empresa que constantemente se beneficia por obras públicas é o mesmo que acreditar no papai noel ou coelhinho da pascoa. Isso não passa de uma justificativa pré-elaborada para quando chegasse o momento de ter que justificar o empréstimo. Cade esses empregos? A economia está estagnada, PIB ridículo, dólar subindo, taxa de juros em disparada, aumento de tributos e energia, trânsito caótico, criminalidade desenfreada, serviços públicos essenciais totalmente precários, etc, etc. Enfim. Agora, você é quem precisa pesquisar antes de discutir sobre a revolução socialista/comunista que está por vir... Já ouviu falar do foro de são paulo? E o estatuto do desarmamento, o marco civil da internet? Sem contar a patifaria havida em nossa mais alta corte, onde ministros foram movidos como peças em um tabuleiro de xadrez para absolver a cúpula da quadrilha. No tocante ao mensalão, você tem noção da real intenção por traz? Ipso facto, controlar o judiciário, o legislativo, os meios de comunicação, desarmar a população, suprimir a oposição, nada mais é do que do que uma tentativa de revolução socialista/comunista. Leia sobre a cartilha leninista. Pare para pensar, quais eram os objetivos do lula, dilma, josé dirceu, genoíno, no passado?
(21/03/2014 18:59:54) Ao contrário do que diz o texto, o risco de o Brasil virar comunista hoje é maior do que em 1964. Um governante que constrói porto em Cuba (país comunista) com o NOSSO dinheiro é algo GRAVÍSSIMO. Além do mais, os petistas são péssimos administradores e ótimos ladrões dos dinheiros públicos. Mais justificativa do que isso para tirar eles do poder é quase impossível.
(21/03/2014 19:51:37) Caro Jeniss. Quantitativamente você tem menos argumentos. Aliás, questiono a concentração de renda. De onde você tirou esse dado? Delfim Neto pode estar certo quanto ao bolo repartido. Mas a escolha(ou grande maioria delas) do governo militar na parte econômica gera frutos até hoje. Eles causaram essa inflação devido a alta importação, para que o Brasil pudesse ser mais independente. Seria como pagar uma conta alta a um país, pra não depender dele no futuro. Recomendo fortemente que leia Werner Baer - Economia Brasileira. De maneira que o debate possa ser mais frutífero. Abraços Ps: vale lembrar que o Delfim Neto, junto com Krugman, disse que o país não está uma catástrofe e que não passamos por dificuldades. Talvez seria melhor buscar outras fontes de conhecimento.
Walter Moralles (21/03/2014 21:18:39) Guilherme Gomes, não muito o que falar, o Thiago Gonçalves ja expressou bem minha opinião, que tanto entrosamento que este governo tem com governos de extrema esquerda ??? não gera suspeitas, o pouco que se sabe vem de Marcelo Odebrecht que vive na cola do governo a muito tempo, tudo super faturado, não gera suspeitas ??? Foro de São Paulo ??? Marco Civil da internet ??? Apoio ao MST com dinheiro publico " BNDS". Alinhamento com José Mujica, Fidel Castro, Evo Morales, Cristina Kirchner, Nicolás Maduro, Michelle Bachelet, entre outros, perdão de dividas e mais empréstimos escusos para países Africanos, e suas ditaduras ??? Em Moçambique, foram perdoados 95% da dívida, a maior proporção da década, não gera suspeitas ??? Enquanto esfola povo brasileiro com impostos, este governo perdoa dívida de ditaduras comunistas pelo mundo, isto não basta para gerar duvidas ??? Aparelhamento do estado contra o cidadão de bem, perdão para mensaleiros, sabidamente julgados ao longo de 8 anos. O que falta é patriotismo e olho mais aberto, e tem muitos interesseiros e coniventes com o desmando que se instaurou no pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário