Translate

sexta-feira, 11 de março de 2011

ROMA TOUR LIVE.

Ao contrário do que muita gente pensa, é possivel você, com renda um pouco acima do bolsa-familia, passar dez dias na cidade eterna com todo comforto que merece, e visitar os locais históricos como qualquer um turista profissional, desses que andam em grupos atrás de um guia apressado que não vê a hora de se livrar dos ditos grupos.
Depois que resolver o caso das passagens,o mais dificil, no cartão em dez vezes, (a variação de preços é incrivel), é hora de escolher um dos milhões de hotéis que existem em Roma, preferivelmente  ao redor do terminal principal, a stazione termini. Existem hotéis 3 estrelas com café da manhã, como o Hotel Villa San Lorenzo,onde fiquei e gostei, que dão uma noite gratis, (se você reservar acima de seis noites), por menos de 500 Euros!
Depois de aterrisar em qualquer aeroporto, seja em Milão, Ciampino ou Fiumicino,todos os caminhos levam à estação Termini. É de lá que você vai se movimentar para qualquer lugar da cidade.Em Roma não tem Kombi nem Van,  mas não se preocupe, o tranporte público é de primeira, tem ônibus e trens à vontade. Você compra os bilhetes de bus no hotel mesmo ou em qualquer árvore, e os valida nas  maquininhas dentro do próprio trasporte.Valem por 75 min.Como não se vê fiscais, muita gente não se preocupa em convalidar os referidos tickets, andando de graça o dia inteiro,mas cuidado,no caso de ser flagrado a multa é de cerca de 70 euros, pagando na hora. 
Na stazione Termini, saem trens para todas as cidades que você quizer visitar,com preços variáveis dependendo da duração da viagem.Você pode ir à Florença em uma hora e meia, pagando 45 Euros, ou em quatro horas e meia, pagando 17 Euros.Você decide.  
Na frente da estação ficam os Bus que podem leva-lo ao Museu do Vaticano, ao Coliseu ou a Fontana de trevi, em minutos.Um quiosque de informação turistica na frente  da estação informa o número do ônibus para o lugar que lhe interessa.
Você vai querer visitar a praça de San pietro e a Capela sistina, mas o Museu do Vaticano não é tão perto assim da catedral. Saindo na rua em frente da praça vire a esquerda (sinistra, como eles dizem), até a praça do Risorgimento e novamente à esquerda você vai encontrar o Museu, onde por 15 Euros você vai ver muito mais do que a  Capela pintado por Michelangelo.
Para visitar o colosseo chegue cedo, ou enfrente uma fila kilométrica. Por 12 Euros você entra na principal atração turistica de Roma e dá um passeio completo no Palatino, um campo cheio de construções antigas que fica ao lado. 
Roma é uma cidade para se caminhar e apreciar sua riqueza arquitetônica, mas existem lugares escondidos e charmosos, principalmente nas  área de Trevi ou de áquila,a caminho do Vaticano.Depois de visitar o Castelo de Sant'angelo, se embrenhe nas ruazinhas intermináveis com restaurantes aconchegantes na estação fria (beirando os cinco graus), com arquitetura típica que só Roma tem. Por acaso, você pode encontrar  o "il clan",das "meninas" Maysa & dika,um restaurante com comida e sucos brasileiros, na via Sora. E escondido, perto do castelo, o Campo di Fiori.
Ao redor da Fontana de trevi também existem as ruazinhas sem transito de carros, lugares maravilhosos para jantar e saborear os vinhos italianos.Ou um Capuccino.Uma pena que não se encontre café brasileiro com facilidade. E para quem gosta de pizza então, é o paraíso! não existe lugar que tenha mais pizzarias no mundo. Bixiga não conta.
Acabando os oito dias,( dois, você passa em aeroportos) que pena, hora de preparar a volta. Se a sua companhia aérea só voa para Milão, sua despesa aumenta.E seu tempo em Roma diminue. A viagem mais rápida entre Roma-Milão (Malpensa airport) leva 4 horas e meia e custa 95 Euros.Se você só tem fundos para dez dias, é melhor não pensar em visitar outras cidades, Roma tem tudo que as outras e bem melhor, e em oito dias não vai dar tempo para curtir tudo que Roma oferece. Mas console-se pensando que você  enfim, vai  trocar a pizza pelo feijão.

3 comentários:

  1. Muito boa suas dicas de viagem!!!!Quando puder visitarei tb.Achou a coruja? ou trouxe uma codorna achando que fosse coruja?rsrsrsrsrsr Vanderleia

    ResponderExcluir
  2. Con permesso...
    Adorei suas dicas de viagem.Quando puder visitarei Veneza..ah,Veneza...
    Como é sensacional conhecer novos povos,culturas diferentes..que privilégio..
    Antônia Marleide Lazzarin

    ResponderExcluir