Translate

quarta-feira, 10 de junho de 2009

POR ONDE ANDA BELCHIOR?


Nos Blogs sobre MPB é comum a "pergunta por onde anda...?" e um dos mais perguntados pelos saudosos da boa Música Brasileira é Antonio carlos gomes Belchior. Um dos poetas mais influentes de uma geração que já era rica em valores musicais e era feliz e não sabia. Pois bem, o bardo está no limbo, junto com todos que faziam música com qualidade e arte no Brasil. Muitos lamentam o esquecimento dos nossos antigos ídolos pelas novas gerações,como Chico, Ivan Lins, Zé rodrix, Sergio Sampaio, Gal e Gil, Gonzaguinha, Djavan... Eu acho que não se pode cobrar nada de desinformados num país de ignorantes. Não se pode querer que alguem entenda as letras de Belchior num País encharcado de pagode , axé music e, com perdão da má palavra, funk. Na gozativa "Lira dos vinte anos" O poeta diz que sua geração estava adiantada demais, como se soubesse que no futuro, ainda estaríamos atrazados. Belchior continua fazendo shows pelo Brasil, para quem ainda tem o coração selvagem. Há poucos anos o ví no teatro João Caetano e soube do show dele na praça do ferreira em Fortaleza e numa noite esplendorosa de lua cheia.



LIRA DOS VINTE ANOS
Composição: Belchior/Francisco Casaverde

Os filhos de bob dylan, clientes da coca cola,

Nós que fugimos da escola,

Voltamos todos pra casa.

Um queria mandar brasa;

Outro ser pedra que rola...

Daí o money entra em cena e arrasa

E adeus, caras bons de bola!

Mamãe! como pôde acontecer?

Ah! meu coração-lobo mau não aguenta!...

e andarmos apressados, deu em chegar atrasado,

Ao fim dos anos cinquenta!

Meu pai não aprova o que eu faço.

Tampouco eu aprovo o filho que ele fez.

Sem sangue nas veias, com nervos de aço,

rejeito o abraço que me dá por mês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário