Translate

domingo, 24 de maio de 2009

STAR TREK - O COMEÇO

DATA ESTELAR - 24-09/2009









Parecia impossivel alguem criar algo novo para contar sobre jornada nas estrelas, após todos estes anos e franquias de toda sorte. Pois aconteceu. Mesmo sem ser um "trekker"completo, ou seja, (para os alienados), um fã radical, acompanhei a série na TV e os longa-metragens, passando pela nova geração e a série VOYAGER, e fiquei satisfeito com o resultado espetacular do filme. Eu e parece, 90% dos críticos e o público em geral, basta ver as críticas e os comentários sobre o filme. O sucesso desta vez tem vários fatores: O elenco e o modo como foi contado o enredo, sem muita enrolação. Os novatos que tinham a responsabilidade de interpretar os lendários personagens se sairam muito bem e se o objetivo era atrair novos fãns ele deve ser alcançado, e a história continuará tendo uma vida longa e próspera .
Star Trek - que deveria ter origins no título - conta a história dos principais personagens que se tornarão os tripulantes da mais que famosa nave estelar da federação de planetas, a USS Enterprise.
James T. Kirk, Spock, Leonard McCoy, Scotty, Nyota Uhura, Hikaro Sulu e Pavel Chekov, através de uma série de incidentes acabam a bordo da nave e têem que combater o vilão Nero, um “Romulano” vingativo que tem uma arma capaz de destruir planetas, destruiu o planeta de Spock e ameaça destruir a terra.
Mas isso é o menos importante. A direção de
J.J. Abrams presta homenagens à velha série através de um visual que mistura designs modernos de última geração com um pouco de nostalgia. O elenco, para mim desconhecido, é uma surpresa atras da outra. Principalmente o jovem Anton Yelchin (foto) fazendo um Checov engraçado com direito a um show de interpretação e simpatia ao mesmo tempo. Chris Pine é o novo Capitão Kirk. Sem deslizes. Zachary Quinto foi criticado pelos Trekkers, mas para mim convence ser Spock como se fosse o próprio Leonard Nimoy , que aliás é o único dos originais que aparece no filme. Karl Urban, faz um Dr. McCoy, o magro, talvez ainda mais engraçado e intrigante que o original . Simon Pegg faz Scotty também de maneira cômica e Zoe Saldana fez a melhor Uhura que podia, mas de maneira fraca, acho. Uma surpresa passageira é Winona Ryder como Amanda Grayson (mãe do Spock).
Agora, as falhas de gravação. Como nada é perfeito, notei tres falhas no enredo, que poderiam ser evitadas ou melhor explicadas, mas também passam despercebidos da maioria, exceto o "trekker", claro. Para cadetes em estágio de adaptação após o curso na frota estelar, eles pareciam muito experientes para decisões supremas. Não há explicação nem justificativa para Spock, como comandante, largar Kirk num planeta abandonado e perigoso. Na cena de ação final, ninguem pensou em sair rapidamente do campo de atração do buraco negro, causando uma busca de solução rápida (para garotos inexperientes).
É muito pouco para tirar o brilho de uma produção que beira o espetacular, principalmente para quem está acostumado a visitar mundos nunca antes conhecidos e estava morrendo de saudade de viajar, de novo, na mais famosa nave estelar de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário