Translate

domingo, 29 de dezembro de 2013

O UNIVERSO DE STAN LEE

Por acaso, vi  o que  um amigo postou no Facebook sobre o aniversário, ontem, de Stan Lee, e lembrei de que devo muito a este gênio, tanto na vida real como no meu mundo paralelo, pois todos sabem que os piscianos tem um universo particular, parecido com o universo criado por Lee.
 
Stanley Martin Lieber  ou Stan Lee, é  escritor , roteirista, editor publicitário e produtor. Foi o responsável em  grande parte, pelo meu prazer de ler na adolescencia. Apesar dos pais franzirem o cenho para as historias em quadrinhos acusadas de distorcerem a mentes em formação, nada mais foi o mesmo depois que Lee, em parceria com outros desenhistas como Jack Kirby, criou a era dos Super-heróis  complexos e problemáticos, como nós. Na contramão da principal editora de HQs de super-heróis da época, a DC Comics que publicava os superstars,Superman e Batman
Foi uma revolução. Lee criou um atrás do outro, o Homem de Ferro, O incrivel Hulk,  os X-men, Demolidor, Thor,o Quarteto Fantástico e o fantástico Homem- Aranha, e não só isso, criou um universo cheio de personagens incriveis em torno destes super-heróis, hoje conhecido como Universo Marvel, e mais,  histórias e sagas acachapantes vindas dos confins da sua mente brilhante.
Tudo isso, num tempo ruim e cheio de censura. Na América, um campanha de decência liderada por um tal de  Frederic Wertham, um renomado psiquiatra,  e por um senador americano, culpava as revistas de histórias em quadrinhos de corromper os jovens com imagens violentas e sexuais. As empresas de HQ tiveram que  criar um sistema de controle interno, e adotaram o selo Comics code Authority, que no Brasil chamava-se Código de Ética.
.Lee ,com a ajuda de Jack Kirby, deu a seus novos super-heróis sentimentos mais humanos, uma mudança de outros heróis que eram tipicamente escritos para pré-adolescentes. Seus heróis tinham um temperamento ruim, ficavam melancólicos, cometiam erros humanos normais. Preocupavam-se em pagar suas contas e impressionar suas namoradas, e às vezes ficavam até doentes fisicamente. Os super-heróis de Lee capturaram a imaginação dos adolescentes e jovens adultos,  tornando a Marvel a mais importante organização de entretenimento no mundo  no ramo dos quadrinhos, e hoje sua obra já está tomando conta do cinema.
91 Anos depois do seu nascimento, após décadas sem poder levar às telas o Universo Marvel, as novas tecnologias de computador finalmente mostraram ás novas gerações, que não tem mais facilidades ou tempo para ler, as incriveis criações de Stan Lee. Embora antes também  seus heróis tivessem uma pequena ligação com o cinema...
Foi muito bom aquele tempo em que se levava pilhas de revistas para trocar na porta dos cines de bairros aos domingos. Excelsior!.Obrigado Stan Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário