Translate

domingo, 8 de dezembro de 2013

SOBRE COLUNAS, BLOGS E EDUCAÇÃO.

 

 Uma lida no Jornal. As colunas de domingo, vistas como um amálgama, (que palavra!) me deram uma ideia de que juntas todas falam de um unico tema: Educação.E com todas suas nuances,como os valores e tolerancia. Vou começar sem mais delongas, falando do Colégio São Bento que começou a ser pressionado para aceitar meninas entre seus muros. A instituição, melhor colégio do País destacado no ENEM, existe há 155 anos tendo como norma segmentar por gênero seu formato.
Os mensageiros do "imbecil coletivo" já começam a cacarejar que educar sem as meninas neste momento, em que se fala tanto de pluralidade, diversidade e convivência com a diferença, é furtar desses meninos um componente formativo, que é o ético-político, na medida em que a ética hoje não pode prescindir da convivência com a diversidade.
Parece que estes opinadores não tomam conhecimento que o ético-politico não está muito em alta fora dos muros do São Bento. E que a convivencia e a diversidade não estao sendo muito  respeitadas por aqui. Segundo o abade do mosteiro, Dom Felipe, antes de tudo: a escola é um lugar de aprendizagem e de valores. Deveria ser também em colégios mistos.
Emendando com outros assuntos, a questão da convivência e da socialização deveria estar sendo objeto de estudo e preocupação dos governos se, tivéssemos um governo preocupado com educação.
Os arrastões nas praias do Rio e as brigas entre torcidas que paralisaram  jogos neste domingo, e em outros, deixam à mostra a total falta de condições para que um país do jeito que está o Brasil, com uma legião de selvagens, possa sediar uma copa do mundo ou uma Olimpiada.
Leio a coluna de Caetano apenas para me divertir com as frases sem sentido que ele cria, e desta vez além de chorar a morte de Mandela, ele cita o texto de Veríssimo que fala sobre comunistas, homossexuais e celulares, tudo relacionado à valores.Verisimo foi breve e parece preocupado. É verdade que uma guerra entre os que falam alto nos celulares e smartphones em público e os incomodados está prestes a estourar, mas os que não tem educação são maioria. No resumo, tudo está relacionado à educação, mas a elite de intelectualóides que está no poder não leva a sério o estado da educação Brasileira apontado nas últimas avaliações  do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da Times Higher Education (THE) sobre as cem melhores universidades do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e 17 outros emergentes, e no retrato falado do ENEM.
Enquanto se alarga o comportamento tribal, os responsáveis pela decaída da educação brasileira se preocupam em colocar o São Bento no mesmo rol, em nome da Unanimidade que, em alguns casos, é burra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário