Translate

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ROCK LIBERAL, (MAS CONSERVADOR)

No ano de 2006, a revista National Review, dos Estados Unidos listou cinquenta músicas de Rock com temática liberal-conservadora. Tal lista elegeu  "Won't Fooled Again" a número 1.

The Who – Will Not Get Fooled Again - Os ingleses do The Who fazem um espetáculo nessa canção. Os movimentos liberais e conservadores estão cheios de revolucionários desiludidos; esta poderia ser a sua música tema, um juramento que jura o fim do idealismo ingênuo de uma vez por todas. “Não há nada nas ruas / Parece diferente para mim / E os slogans são substituídos, by-the-bye, conheça o novo chefe / O mesmo que o antigo patrão”. A introdução de sintetizador instantaneamente reconhecível, a guitarra de Pete Townshend tocando, a bateria de Keith Moon, e os vocais lamentosos de Roger Daltrey, fazem deste um dos hinos do rock mais explosivos já registrados – o melhor número por uma big band, e um clássico para os liberais e para os conservadores
Ela é uma da lista das "50 músicas de rock mais conservadoras de todos os tempos". 







 Qualquer desavisado de cabelo azul que defende o socialismo e que não pensou em ver a tradução da letra de "Revolution" dos Beatles, pode se enganar pensando que a música do quarteto de Liverpool defende as revoluções utópicas da turminha com camiseta de Che Guevara. Na verdade a música é apenas uma de uma longa lista que até há pouco tempo atrás, antes da turma do politicamente correto foder com o equilibrio e as culturas do mundo, defendia a boa convivência sem querer ficar ouvindo as asneiras dos socialistas. Agora que esta turma voltou a ser combatida, fiz uma recapitulação das várias listas de músicas mais conservadoras que são feitas de vez em quando e capturei as 40 mais emblemáticas do Rock /pop, as que atacam mais visivelmente as ideias abstratas dos militantes de esquerda.


1 The Beatles – Revolution  A canção do quarteto de Liverpool é um verdadeiro tapa na cara nos socialistas de plantão, criticando o jeito dos militantes europeus de tentarem realizar uma revolução socialista pelo velho mundo, demonstrado no trecho “Mas se você ficar carregando fotos do Presidente Mao, você não vai fazer ninguém aderir de jeito nenhum”







2 The Offspring – Why Don’t You Get a Job?  Os músicos da banda de punk rock criticam a reforma da previdência feita pelo Democrata Bill Clinton e reclamam da falta de vontade de algumas pessoas nos Estados Unidos de saírem para procurar um emprego, preferindo se encostar nos programas de assistência social do governo.
3 Creed – One - A banda de Christian Rock faz a crítica às Affirmative Action, política conhecida no nosso país como Cotas. Pede ainda para não se julgar as pessoas por sua cor de pele, sexualidade ou gênero, e sim com a sua capacidade.
4 Scorpions – Wind Of Change - Os alemães compuseram no ano de 1990 a música, que acabou se tornando um hino do fim da cortina de ferro, comemorando o fim do socialismo naquela região e a reunificação da Alemanha.
5 The Cranberries – The Icicle Melts - Os irlandeses fazem uma crítica ao aborto nessa canção e aos movimentos que defendem tal prática, se indignando com o valor dado à vida humana pela militância esquerdista.
6 The Clash - Rock The Casbah - O Punk rock provocativo dos ingleses critica os paises islâmicos  e faz graça dos seus ritos, depois da proibição do rock no Irã feita pelo conselho da Revolução Islâmica de 1978. A música é tão provocativa ao islamismo que depois do 11 de Setembro, o Departamento de estado dos EUA sugeriu  que as rádios evitassem tocar a música. A estação de rádio para as tropas britânicas que serviram no Iraque disse que a música era uma das mais pedidas pelos militares.
7 The Rolling Stones – You can’t always get what you want - A canção da banda inglesa mostra na letra que não existe sociedade perfeita, nem sempre os problemas do mundo serão resolvidos, que há pessoas decentes, e outras nem tanto, além de levantar o fato de “não existirem almoços grátis”
8 Marshall Tucker Band – Propriety Line - O Marshall Tucker Band defende a tese do respeito à propriedade privada, como uma importante defesa dos outros dois pilares liberais: a vida e a liberdade.
9 Aerosmith – Janie’s Got a Gun - A música é um hino em defesa do porte de armas entre civis, usando o caso de proteção feminina em ataques de maníacos sexuais.
10 The Kinks – Two Sisters - Os britânicos do Kinks mostram a situação de duas irmãs, uma boêmia e a outra leva a vida de um jeito mais tranquilo. E no final, a irmã mais tranquila dá uma lição de moral à irmã boêmia.
11 Oingo Boingo – Capitalism - A banda de New Wave faz uma verdadeira ode ao capitalismo e à livre iniciativa em sua letra, composta no ano de 1983. E essa defesa ao capitalismo é mais que explícita: “Não há nada de errado com o capitalismo, Não há nada de errado com a livre iniciativa. Você é apenas uma riquinha, pirralha socialista, de uma família suburbana e você nunca realmente teve que trabalhar.”.
12 Led Zeppelin – The Battle of Evermore - A música escrita por Robert Plant  no ano de 1971 carrega muito do clima de tensão da Guerra Fria, sendo dito em um dos trechos da música que “a cara do inimigo é vermelha.”. Com certeza esse inimigo é o socialismo.
13 Joe Jackson – Obvious Song - A música defende os direitos de propriedade e o desenvolvimento econômico, e é contra a famosa hipocrisia socialista, 
14 Rush - Red Barchetta - A banda canadense fazem uma excelente crítica aos "extremistas verdes" ou "eco-chatos" falando da emoção de dirigir um carro e dos protestos dos militantes ambientalistas contra os carros.
15 David Bowie - Heroes - Bowie descreve um amor separado pelo muro de Berlin. Ele critica a ideologia socialista expondo como o muro atrapalhava as pessoas de um mesmo país.
16 Everclear – Wonderful - O rock alternativo do Everclear mostra a visão de uma criança criada sobre valores conservadores quando seus pais se divorciam, mostrando toda a sua decepção e seus picos de depressão causados pelo divórcio.
17 Blink 182 - Stay Together for the Kids - A banda defende os valores da família e apresença dos familiares na criação dos filhos e lança luzes sobre o problema da falta de base familiar na vida de uma criança.
 18 The Rainmakers – Government Cheese - A canção é um hino contra o chamado “Estado de bem estar social”, composto pela banda do Kansas City no auge do governo Jimmy Carter, democrata. Um dos trechos da música diz: “dê a um homem uma casa livre e ele vai para fora das janelas.”
19 Creedence Clearwater Revival – Who’ll Stop The Rain - Composta como uma música anti-Guerra do Vietnã, no entanto a letra mostra com pessimismo o ativismo “liberal” nos EUA (lembrando que “liberal” nos Estados Unidos tem significado diferente do que tem no Brasil) e o comunismo.
20 Bob Dylan – Neighborhood Bully - Bob Dylan da o tom deste hino pró-Israel. Lançada dois anos depois do bombardeio de um reator nuclear no Iraque, Dylan critica os ataques contra Israel, tanto belicamente, quanto verbalmente, e pode ser considerada, também, uma inspiração para a posterior Era Bush no governo americano.
21 Metallica – Don’t Tread On Me A letra da música da banda faz reverência a Gadsgen Flag, bandeira da Marinha dos Estados Unidos e mostra na letra que a paz em certas situações deve ser garantida por meio da força, sendo escrita em resposta a primeira Guerra do Golfo.
 22 Georgia Satellites – Kepp Your Hands in Yourself - A música revela que se devem retomar valores que, segundo a letra, foram deixados de lado pela mudança cultural, para que a nação não se perca.
23 John Mellencamp – Small Town - Melencamp fala do apego às pequenas coisas e usa na música um dos pensamentos do irlandês Edmund Burke, que é o de nunca esquecer as origens e as pessoas que lhe cercam.
24 Der Kommissar - After the Fire - A banda inglesa critica a miséria existente na antiga Alemanha Oriental e a vigilância da policia vermelha que olhava o documento das pessoas ao entrarem e sairem das cidades.
25 Ben Folds Five - Brick - O grupo mostra a visão de um homem que leva a sua namorada a uma clínica de aborto, falando das cicatrizes posteriores da chamada "liberdade reprodutiva" ou "meu corpo, minhas regras".
26 Living Colour - Cult of Personality - Citando Mussollini, Stálin e Kennedy, a banda de funk metal americana critica um dos maiores defeitos da política á esquerda que é o culto à personalidades.
27 Blink 182 - Stay Together for the Kids - A banda defende os valores da família e apresença dos familiares na criação dos filhos e lança luzes sobre o problema da falta de base familiar na vida de uma criança.
28 The Eagles - Get Over It - A banda de soft-rock americana critica um dos mais irritantes modelos do pessoal esquerdista que é a cultura do vitimismo (mimimí), e as pessoas que se fazem de vítima sem motivo muito importante, e o quanto isso é irritante para a sociedade.
29 The Críckets - I Fought The Law - A banda de Rockabilly defende o cumprimento das leis e respeito á ordem defendendo os agentes que fazem valer o cumprimento a legislação, coisa que os socialistas parecem ignorar.
Jesus Jones - Right Here, Right Now - A banda de rock alternativo Inglesa comemora o fim da guerra fria com o desmoronamento da república socialista da Rússia dizendo: Eu estava vivo e esperei por isso.
30 The Pretenders – My City Was Gone - O new wave do Pretenders é uma crítica ao governo de Ohio, na época comandado pela democrata Jane Jacobs, expondo sua insatisfação com as mudanças rápidas e desastradas feitas pela governante, mostrando o apego a cidade, atitude comum de conservadores, conhecidos pela relação afetiva com a sua comunidade como exibido no pensamento do autor americano Russell Kirk. 
31 Rush – The Trees - Mais uma vez os canadenses do Rush aparecem na lista com uma canção que faz uma crítica sutil a propaganda da igualdade feita mundo a fora por ideólogos de esquerda.
32 The Kinks – 20th Century Man Os britânicos do The Kinks fazem uma crítica ainda nos anos 60 do chamado Welfare State, também conhecido como Estado de Bem-Estar Social, "não tenho privacidade, não tenho liberdade, porque as pessoas do século XX levaram tudo para longe de mim”.
33 Sex Pistols – Bodies O punk dos ingleses do Sex Pistols pode parecer vulgar e violento, mas a canção é conhecida por ser um hino anti-aborto em sua total composição.
34 U2 – Gloria - Os irlandeses do U2 falam sobre a fé nessa canção. Só porque é uma canção de rock e sobre fé não significa que a música tem temática liberal ou conservadora. Mas o que dizer quando o refrão da música é em latim? “Gloria / In te domine / Gloria / Exultate”.
35 The Beach Boys – Wouldn’t It Be Nice O grupo rival dos Beatles nos anos 1960 tem na letra dessa linda canção, mensagens pró-abstinência e pró-casamento.”
36 Lynyrd Skynyrd – Sweet Home Alabama O southern rock do Lynyrd Skynyrd soa como um tributo para a região que os socialistas, chamados nos Estados Unidos de liberais, odeiam, e como um recado ao músico canadense Neil Young, ferrenho defensor de causas socialistas.
37 The Rolling Stones – Sympathy for the Devil - Os ingleses comandados pelo vocalista Mick Jagger usam a figura do diabo na música como um tentador que inclina as pessoas para o relativismo moral, com uma crítica a Revolução Russa de 1917. 
38 The Beatles  – Taxman - Mais uma vez os meninos de Liverpool aparecem na lista, com uma crítica feroz a altíssima carga tributária. Uma obra-prima de George Harrison com um riff de guitarra famoso (que na verdade foi interpretado por Paul McCartney): “Agora, o meu conselho para aqueles que morrem / Declare seus tostões em seus olhos.”
39 Kid Rock –  Abortion - blues de Kid Rock versa sobre a depressão de um pai depois que descobre que sua esposa praticou um aborto e a sua vontade de ter passado bons momentos com a criança, em certo ponto o pai se culpa pela tragédia.
40 Chico Buarque - Mulheres de Atenas -  Chico é da esquerda caviar, mas não se pode negar que ele compôs um verdadeiro hino anti-feminista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário