Translate

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DA REVOLUÇÃO DE ESFERAS CELESTES

NICOLAU COPERNICO
No ano da graça de 1537, sem celular ou Internet,  os doutores em matemática, astronomia, astrologia e médicos tinham que descobrir,pesquisar e publicar suas obras e teorias baseados tão somente na fácil arte da observação.Foi assim que Nicolau espantou o mundo com sua teoria heliocêntrica do sistema solar, pondo dúvidas no Geocentrismo estruturado por Aristóteles e Ptolomeu, que achavam que a terra não se movia, pois, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. O Heliocentrismo combateu essa ideia, afirmando que, se uma pedra fosse solta do alto do mastro de um navio, um observador a bordo sempre a veria cair em linha reta, na vertical. E, baseado nisso, nunca poderia dizer se a embarcação estava em movimento ou não. Caso o barco se movesse, porém, um observador situado na margem veria a pedra descrever uma curva descendente – porque, enquanto cai, ela acompanha o deslocamento horizontal do navio.
Surpreendetemente Copernico não foi muito incomodado pela igreja durante sua carreira, o poder eclesiàstico era sempre refratário à novas ideias que contrariassem seus decretos dogmáticos, até porque a Inquisição foi restabelecida em 1542, e o livro " Da revolução de esferas celestes" foi publicado em 1543, mesmo ano da sua morte, mas como a humanidade caminha com passos de tartaruga, ao defender as ideias do Heliocentrismo com algumas reformulações quase um século depois,Galileu quase foi prá fogueira dos hereges.
540 anos depois do nascimento de Nicolau Copernico, a igreja está cada vez mais fraca, mas o homem parou de observar. A terra foi modificada na sua superficie, mas continua girando em torno do sol. Até quando?




Nenhum comentário:

Postar um comentário