Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FILME - O MESTRE

 
 
O Mestre (The master) é um daqueles filmes que estão além do gostar ou não gostar. O filme dirigido por Paul Thomas Anderson foi feito para encher de dúvidas os mestres que gostam de filmes de ação, criando expectativas e suspense sem respostas, deixando a estrutura  da obra sustentada tão somente pelas ótimas atuações de Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix, além de Amy adams em segundo plano. As questões intrísecas estão lá do começo ao fim, mas nem a crítica nem eu, sabemos do que se trata realmente. Talvez o filme queira mostrar o surgimento das novas igrejas formadas por mestres que pregam o que não entendem e os porra-loucas criados na guerra do vietnã. No lançamento do filme houve alguns múrmurios de obra-prima, diante das fracas produções atuais realmente O MESTRE tem um certo ar de cinema de arte, mas talvez  não tenha sido bem compreendido, quem sabe seu valor seja reconhecido no futuro pelos estudiosos de cinema?
Agora, a atuação de Joaquin Phoenix é algo raro atualmente, por azar Daniel Day-lewis era carta marcadissima para melhor ator do Oscar, mas é uma coisa espetacular que merece ser vista.
Não é para gostar ou não gostar, é para refletir, o final lhe deixa várias opções.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

DA REVOLUÇÃO DE ESFERAS CELESTES

NICOLAU COPERNICO
No ano da graça de 1537, sem celular ou Internet,  os doutores em matemática, astronomia, astrologia e médicos tinham que descobrir,pesquisar e publicar suas obras e teorias baseados tão somente na fácil arte da observação.Foi assim que Nicolau espantou o mundo com sua teoria heliocêntrica do sistema solar, pondo dúvidas no Geocentrismo estruturado por Aristóteles e Ptolomeu, que achavam que a terra não se movia, pois, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. O Heliocentrismo combateu essa ideia, afirmando que, se uma pedra fosse solta do alto do mastro de um navio, um observador a bordo sempre a veria cair em linha reta, na vertical. E, baseado nisso, nunca poderia dizer se a embarcação estava em movimento ou não. Caso o barco se movesse, porém, um observador situado na margem veria a pedra descrever uma curva descendente – porque, enquanto cai, ela acompanha o deslocamento horizontal do navio.
Surpreendetemente Copernico não foi muito incomodado pela igreja durante sua carreira, o poder eclesiàstico era sempre refratário à novas ideias que contrariassem seus decretos dogmáticos, até porque a Inquisição foi restabelecida em 1542, e o livro " Da revolução de esferas celestes" foi publicado em 1543, mesmo ano da sua morte, mas como a humanidade caminha com passos de tartaruga, ao defender as ideias do Heliocentrismo com algumas reformulações quase um século depois,Galileu quase foi prá fogueira dos hereges.
540 anos depois do nascimento de Nicolau Copernico, a igreja está cada vez mais fraca, mas o homem parou de observar. A terra foi modificada na sua superficie, mas continua girando em torno do sol. Até quando?




segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nirvana - Sobre uma garôta



About a Girl"´´ e a terceira faixa do álbum de estréia do NIRVANA , Bleach, de 1989. É também a primeira faixa do álbum póstumo MTV Unplugged in New York, do qual foi lançada como single em 1994.
A música bonitinha foi lançada dois ou tres anos antes do NEVERMIND, que lançou o grupo ao estrelato em todo o mundo, e mostrou que o Nirvana tinha algo a mais do que o Grunge que começava a dominar o cenário musical no inicio dos anos 90, com bandas como Pearl Jam e Soundgarden  pegando pesado, o NIRVANA suavizou com esta musiquinha Beatle, antes de explodir de vez. 20 anos depois NEVERMIND é um dos mais aclamados discos de todos os tempos, o segundo mais importante do rock atrás apenas de REVOLVER dos Beatles, segundo a revista Rolling Stone, mas About a girl merecia estar nele.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

RENAN IN LAW

Eu parei de escrever sobre política quando percebi que não adianta dar murro em ponta de faca, mas a eleição do senador Renan calheiros para a presidencia do senado, ensejou tantos comentários engraçados,embora indignados,  nas revistas e jornais que dá vontade de analisá-los e também comentar o evento sob outra ótica, claro, senão é como esmurrar de novo a faca.
Vamos ampliar a visão. Antes de tudo a eleição de um dos mais conhecidos corruptos da história do Brasil para presidir o senado, só mostra que a democracia no Brasil não só está consolidada como alcançou os limites de liberdade  jamais alcançados pelas potências democráticas acima do Equador, e além disso, devemos lembrar que as instituições funcionam à todo vapor.
Tudo isto devemos a nossa constituição,uma das mais justas e completas do mundo. Claro que o Brasileiro não se interessa em saber disso, estou refletindo os comentários dos indignados,a minoria.
Afinal o carnaval está aí...bem, se os Brasileiros tomassem consciência plena da constituição Brasileira, Renan não estaria mais na vida pública. Mas voltemos à realidade, a iniquidade é um dom de espirito, um modo de ser em brasilia, não adianta xingar, está institucionalizado.
Pense bem, quem (politicos) vai se importar se alguns gatos pingados estão irritados com a mal versação do dinheiro público, se suas contas nos bancos  estão  abarrotadas! Uma prova disso é uma frase proferida no seu discurso: “aceitar críticas é um gesto de humildade, de desejo de interagir com a sociedade". Então tá.
Outra frase desoladora de Renan no seu discurso de posse: A ética não é um fim, é um meio. (?) bem,ele deve ter razão. Já que tudo acontece a seu favor. Mas os que comentam nas revistas e blogs parecem não entender, que tudo que é feito no congresso está devidamente amparado pela lei. Pela constituição.
Ninguem (preferivelmente politicos e empresários) no Brasil pode ser preso ou perder seus direitos antes de ser condenado, melhor ainda, ninguem (políticos e empresários) é condenado, e se for no período de digamos dez anos, sempre tem um recurso para extender o direito de plena defesa. Então Renan está limpo. Foi eleito democraticamente para o senado pelo seu curral eleitoral,  e pelos seus pares para presidente, então navega com a consciência tranquila... mas podem ler "iniquidade".
Outra pérola, digo frase de Renan que merece reflexões quase bíblicas é: Presidente Sarney "Foi ele que nos conduziu da escuridão da ditadura para a legalidade democrática, iniciando programas sociais e também banindo a censura no Brasil." Sem comentários.Tudo a ver. O que vocês queriam, ouvir verdades no congresso?

sábado, 2 de fevereiro de 2013

GALERIA DOS FILÓSOFOS G-BR - REPLAY

GALERIA DOS FILÓSOFOS GENUINAMENTE BRASILEIROS - PUBLICADO EM MAIO2011

ZÊNON VAQUEIRO

Além de criar reses fantasmas, criou o Lobismo. Conseguiu se dar bem na vida ao juntar suas duas criações, vendendo as reses (fantasmas) e recebendo o dinheiro dos lobistas. Ganancioso e prepotente, queria também ser o chefe dos vaqueiros e ganhar todas as mulheres do condado. Começou a se dar mal quando começou a misturar tudo: deu dinheiro do lobista para as mulheres dizendo que era das vacas e o dinheiro das vacas para a mulher do lobista

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ESSE CARA SOU EU

“Renan Calheiros tem uma virtude indispensável ao verdadeiro homem público: a coragem. Não tem medo dos poderosos do dinheiro, dos facínoras da violência, dos aproveitadores da corrupção, das sórdidas forças econômicas estrangeiras que querem colonizar esta nação e sugar o trabalho oprimido de nossos trabalhadores”. A descrição do senador, que volta nesta sexta-feira 1º à presidência do Senado, hoje parece inverossímil. Foi escrita em 1983 pelo então deputado federal Ulysses Guimarães (PMDB) em seu prefácio para o primeiro livro de Renan, chamado “Contadores de Balelas”,




Hoje, 30 anos depois,o curriculo do senador conhecido como "mandacarú" mostra que ele não fez jus ao elogio do grande Ulisses,ao contrário, toda coragem prescrita no prefácio do referido livro foi aplicada  exatamente em beneficio daquilo que ele parecia querer combater.Um dos maiores e longevos corruptos da história politica brasileira, já foi acusado de peculato,lavagens de dinheiro, favorecimento a aliados e é um dos maiores mestres na arte de usar dinheiro público em beneficio próprio. Rei do lobismo,imperador dos laranjas, é tudo que o povo brasileiro merece.Não? como não merecer um povo que pensa estar numa democracia consolidada e não luta para tirar das mãos dos politicos o direito de gozar com nossas caras?
O cidadão em questão provavelmente será eleito hoje presidente do Senado, cargo que ele já abandonou pelas portas do fundos tempos atrás por usar dinheiro publico para pagar pensão à ex-mulher, uma semana depois do procurador-geral da República apresentar uma denúncia ao Supremo sobre o caso Mônica Veloso. Gurgel sustenta que Renan não tinha dinheiro suficiente para pagar a pensão da ex-mulher e o acusa de utilizar notas frias para justificar a origem dos recursos para a pensão paga, supostamente, por um lobista.
Na sua volta ao senado, Renan também veio acompanhado de novas denúncias.A Folha de S.Paulo mostrou em reportagem recente que Renan usou sua influência para emplacar aliados no governo federal e também teria feito lobby para que amigos furassem "fila" e recebessem indenizações (criadas pelo PT) baseadas na lei da anistia (criada pelo PT) por suposta perseguição durante o regime militar.
Uma minoria esclarecida vocifera contra mais esta demostração de desleixo politico que já é caracteristica cultural no país, não adianta. Renan,assim como Sarney são apenas frutos, o povo que continua morrendo em hospitais, estradas e até em boates, vítimas da própria omissão, continua confundindo abandono com liberdade sem saber que "é no tronco que está o coringa do baralho."(Frase do Raul Seixas na música Aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor.)Tudo a ver. Fui.