Translate

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

IRMA - 2017


Considerado por antecedência como o maior furacão a se formar no lado do Atlântico, o Irma não vai entrar entre os Top dez dos mais destruidores furacões de todos os tempos. Dava prá sentir os defensores do aquecimento global que culpam o homem por qualquer fenômeno da natureza prontos para vomitar suas ladainhas, após um cenário de destruição e mortes que não aconteceu. O número de mortes nas Ilhas do caribe frente as tres mortes acidentais nos EUA evidencia tão somente a diferença entre um país de primeiro mundo de outro de terceiro. O que mata em maior proporção não é o desastre natural, mas o social. A organização e providências dos orgãos públicos antes da chegada do Irma foi decisivo para evitar ou diminuir perdas de vidas, aliás, o Irma não causou nada parecido com o mais mortal dos furacões do Atlântico, o The Great Hurricane de 1780, cujo total de danos é desconhecido mas causou mais de 22.000 mortes. Nesta época certamente não se culpou o aquecimento global, que é cíclico, por natureza.
Os cientistas que defendem que o aquecimento global é causado pelo homem, em troca de avalanches de verbas para suas pesquisas, deveriam se preocupar mais em descobrir formas tecnologicas para se salvar vidas, como aeronaves que não caiam sem explicação, ou no desenvolvimento de tecnicas para sobrevivencia nas áreas todo ano devastadas. Mesmo sem dados concretos que liguem as mudanças climáticas aos furacões, qualquer desastre natural é imediatamente ligado ao aquecimento global, embora os furacões atuais, junto com o Irma, tem o José  e o Kátia, tenham paralelos no passado. Em 2002 o Kenna foi o terceiro furacão categoria 5 da temporada, embora no pacífico. 
Não deu pé culpar Trump pelos furacões mas não poderia faltar alguém e Jenniffer Lawrence pagou o mico ao linkar o Irma à saída dos EUA do acordo de Paris, por outro lado o pernóstico Charlie Hebddo festejou o Harvey como punição aos nazistas do Texas. Neste caso a destruição do furacão Katrina, que devastou New Orleans, foi culpa do Obama?

Como disse Rodrigo Constantino, "a histeria parece ter tomado conta de todos atualmente, levando a concluir que qualquer catástrofe natural tem a mão do homem, através das indústrias. Furacões, inclusive mais intensos, sempre nos acompanharam, mas eis que agora o homem é seu causador!"
Para comprovar que o homem pouco sabe dos designios da natureza, o Irma pouco causou ao contrário do que esperavam, e ao contrário do Sandy, que no inicio parecia inofensivo e se tornou o segundo que mais causou prejuizo nos EUA, cerca de US 65 bilhões, e matou 187 pessoas nos EUA, Canadá e Caribe.
Andrew e Camille foram dois dos furacões de categoria 5 a atingir os EUA , Camille deixou 256 mortes em 1969 e depois dele houve a criação da escala de "Saffir-Simpson" que começou a classificar as tempestades nas categorias de 1a 5 com base na velocidade dos ventos.
Agora é uma questão de tempo esperar e observar se os furacões que vem por aí podem superar os antepassados em poder e destruição, e começar a lenga-lenga pela culpa do homem e seu castigo. Ainda neste ano poderemos ter algumas chances, depois do Jose e Kátia, já formados, vem aí o  Lee, o Maria, o Nate, o Ophelia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário