Translate

sábado, 9 de janeiro de 2016

BLADE RUNNER - (2019)


O Futuro mostrado em Blade Runner ainda não chegou aos dias de hoje, mas ontem dia 8 de Janeiro de 2016 foi a data de inicialização do mais importante dos andróides conhecidos como replicantes no filme de Ridley Scott.
Blade Runner, o clássico da ficção cientifica de 1982 foi ambientado numa futurista, decadente e poluída Los Angels em 2019, resultado do consumismo exacerbado e da globalização e consequentemente com resultados catastróficos e sombrios.
Além de ser um dos melhores filmes já feitos, Blade Runner continua acertando nas previsões  com relação ao futuro cada vez mais noir da sociedade humana. Neste futuro quase visionário, embora agora esteja apenas começando, em face do colapso da civilização humana em meio  de uma profusão de culturas, credos e costumes, as pessoas começam a procurar novas formas de colonização, animais extintos são clonados e os humanos são replicados tendo como resultado seres quase perfeitos, somente desprovidos de emoções.
Estes seres similares ao Homem, elaborados através de engenheiros genéticos terceirizados (outro exemplo da visão profética do diretor), chamados replicantes, são criados e usados nas mais nocivas atividades, na Terra e, principalmente fora dela. Após um motim, os replicantes são banidos na Terra, passando a ser usados para trabalhos perigosos, servis e de prazer nas colônias extraterrenas.
Um grupo de replicantes perigosos liderados por Roy Batty, interpretado magistralmente por Rutger Hauer, desafia esse banimento e retorna para a Terra  se escondendo em Los Angels.  Roy, mais inteligente que a média dos humanos, teve escolhido 8 de Janeiro de 2016 como data em que foi criado. Já a loura Pris, personagem de Daryl Hannah, foi criada em 14 de Fevereiro.
Em 2016 os replicantes ainda não foram criados, mas estão em fase inicial. Os embriões "in vitro", as experiências genéticas com vegetais são só o inicio. Sobre o colapso da sociedade, na era atual já podemos antever o aumento da mistura de culturas e credos na onda de refugiados muçulmanos para a Europa, e o aquecimento da terra causado pela expansão industrial sem controle.

Um dos mistérios do filme, que ficou um longo tempo sem resposta, era qual dos personagens principais era também replicante, como o próprio Blade  Runner, Deckard, ou Raquel (Sean Young).
Somente na segunda versão, caso o espectador assista atentamente, novos elementos deram algumas pistas mais conclusivas .
Mesmo assim, alguma vezes, observando como agem certas pessoas, fico me perguntando se não haveriam alguns replicantes espalhados por ai.
talvez aquele seu vizinho...









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário