Translate

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CHICO BUARQUE: A RESSURREIÇÃO


Eu não queria falar de Chico Buarque, mas a tropa de choque esquerdista de alienados com ideias há muito ultrapassadas me deixaram cheio de "ódio", e resolvi externar meu lado "fascista" só para contrariá-los. Lembro de Chico Buarque desde a minha infância, quando achava  que "A banda" era uma música muito infantil e por isto não gostava dela. Mas lembro também que no meu livro de português da quarta série tinha a linda música "Caroline' e que uma vez a classe inteira cantou.
Chico tem todo o direito de ter suas próprias convicções políticas e desde os anos 70 sempre se mostrou um defensor da esquerda socialista, comunista ou o que quer que seja ainda isto. E  tem também todo o direito de passar o resto da sua vida em Paris, não é esta a questão.
Por azar, não tanto seu, mas do Brasil, o estrago feito por  um governo que resolveu implantar o caos no país com um  programa que parece seguir as leis de Lênin, e que é defendido por Chico, o colocou na mira dos que querem deletar o PT do mapa.
Chico Buarque sempre foi incensado pelos militantes da esquerda que finalmente tomou conta do poder há treze anos, como uma figura representativa da ideologia que pretendia ser massificante. Sempre foi apresentado para as novas gerações como alguém que enfrentou e lutou contra a Ditadura, uma tremenda baboseira. Algumas de suas músicas, cujas letras podem ser interpretadas com se queira, são apresentadas até hoje como uma forma de combate ao regime militar. Menos, menos.
Chico Buarque teve sua fama artística reconhecida exatamente no período dos militares e não se tem noticias de que foi perseguido ou que ele pegou em armas para combater ao lado dos grupos guerrilheiros que pretendiam tomar o país.
Por influência da ressurreição de Chico após ele ser "molestado", voltei a ouvir  alguns antigos sucessos do compositor, e comparando a época em que "Meu caro amigo" tocava nas rádios com a atual situação provocada pelo desgoverno defendido por Chico, cheguei a conclusão de que a coisa agora está realmente preta.
Eu considero que Chico é um dos maiores compositores da MPB, mas como figura pública tem que aguentar o peso das suas escolhas, ainda mais quando é beneficiado pelo governo com verbas... públicas. Os que defendem um plano maléfico para o Brasil como o que pretende, ou pretendia, o nefasto Partido dos Trabalhadores não vão passar desapercebidos. Mesmo que seja o Chico Buarque de Holanda. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário