Translate

sábado, 22 de junho de 2013

PRODUTO DO CAOS

As pessoas que possuem um radar com um espectro um pouco mais largo, certamente perceberam que a GLOBO e a GLOBONEWS, dois dos canais mais importantes do país, deixaram de lado as demostrações de protestos dos Brasileiros nas ruas e em casa para se concentrarem no quebra-quebra e arrastões dos vândalos ou, como disse um governador, arruaceiros.Mesmo os analistas e sociólogos convidados para explicar para eles o fenômeno social das manifestações, porque parece que eles vivem num país sem problemas gravíssimos, se mostrando maravilhados com o improvável acordar do povo e tentando colocar isto em foco, são bombardeados ou cortados abruptamente com perguntas sobre o vandalismo.
Não acredito em infiltrações planejadas, até porque o que aconteceu foi rápido demais para que partidos, policia ou facções radicais planejassem qualquer coisa, mas acredito na falta de informação e preparo das autoridades, da policia e da própria imprensa.
Primeiro,vamos lembrar que arrastões, briga de torcidas combinadas pela internet, falta de respeito ao patrimônio público e às autoridades são fatos já rotineiros no nosso cotidiano. Porque, em protestos contra o caos em que se encontra o país seria tudo calmo e pacífico?
A presidenta teve que falar ao país, obrigada, em rede nacional e condenou a baderna, imagino que nos tempos em que lutava pelo que achava certo para o Brasil ela protestava de forma pacífica e ordeira, mas ela sabe ou deveria saber que os vândalos e arruaceiros estão nas ruas há muito tempo, e são filhos do caos em que se transformou a educação no Brasil.
De uma vez por todas, e eu sempre gosto de falar esta frase: O povo confundiu liberdade com abandono. Os governos ditos democráticos com suas leis inadequadas falaram pro povo que podem fazer o que quizer, principalmente os jovens, que podem matar roubar e estrupar sem serem punidos. Aboliram a figura da autoridade,( para não lembrarem do regime militar) do presidente que é vaiado onde for  aos professores nas salas de aula.
Seria muito esclarecedor para nossos sociólogos, intelectuais e colunistas que ainda analisam os fatos atuais tentando classificar as manifestações como atos de direita ou esquerda, que visitassem uma escola pública da periferia. Shazam! todas as explicações estão lá.
Depois de duas décadas com educação zero e com a ausencia de autoridade, os jovens não tem mais nenhuma opção a não ser seguir o caminho indicado pelos criadores do caos.
Num ambiente sem estrutura, num país em que os que deveriam dar exemplo são saqueadores do dinheiro público não deveria se esperar outra coisa.
 Se as manifestações não prosseguirem então eles venceram de novo. Os ingênuos líderes do movimento passe-livre, ficaram assustados com a adesão de outros segmentos da população e encerraram suas reinvindicações dizendo que o objetivo de baixar as passagens foi alcançado. Não desconfiam que daqui a poucos dias as raposas embutirão suas perdas em aumento de impostos em outras areas como a gasolina.
A exploração maciça do vandalismo afastará os pacatos brasileiros da ruas e as autoridades poderão viajar para París em paz. A Globo poderá enfim se dedicar totalmente nos seus investimentos para divulgação da Copa das confederações e da FIFA. Afinal, o povo gosta mesmo é de futebol.E de sambar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário