Translate

quinta-feira, 20 de junho de 2013

OS MÍOPES OLHOS DA MÍDIA

Às vezes é constrangedor ouvir as opiniões dos apresentadores e repórteres que cobrem as manifestações que tomaram conta do País, principalmente ao vivo e fora da ordem a que estão acostumados, com as imagens editadas e uma pauta para direcionaram a noticia para onde o interesse mandar.Também acostumados a não expressar opiniões próprias nem sequer conseguem entender o que está acontecendo.Não se cansam de falar que a maioria se manifesta pacificamente, e condenam a todo minuto o vandalismo, como se estivéssemos na Suécia e não num país onde a educação foi jogada pelo ralo há uns vinte anos. Outros falam do povo que está nas ruas como se fossem estranhos invasores e eles (da mídia) não fizessem parte da população. Outra coisa bem interessante é que nos últimos vinte e cinco anos a imprensa Brasileira se refere ao regime militar como uma época em que a policia reprimia com força as manifestações públicas e hoje que deveria já estar consolidado um estado democrático, e descobriu-se que não está, a policia está se portando do mesmo modo deixando alguns sem graça e torcendo para que os analistas políticos não façam referência ao fato.É claro que a policia deve reprimir os vândalos. A pergunta é: Mas antes poderiam quebrar tudo? Outra pérola disparada por um famoso colunista do O Globo, é que não se pode paralisar as cidades com manifestações assim e que os mais radicais devem ser presos e processados como exemplo.Certíssimo, mas quem rouba o dinheiro público e usa o cargo em beneficio próprio também, e não se ouve nenhuma condenação tão decisiva por parte destes colunistas ou intelectuais. 
Os cientistas políticos também estaõ perdidos. Alguns eufóricos saúdam os acontecimentos,porque já tinham perdido a esperança de que seus estudos tivessem alguma ressonância. Outros que não estão atualizados, continuam falando em movimentos de esquerda e de direita, sem notarem que o povo não quer nem saber de bandeiras politicas ou partidárias.Na globonews, alguns analistas que chegam perto de críticas aos governos pela situação, são cortados ao vivo de modo contrangedor.
Uns falam que a falta de lideranças tornará o movimento vazio e sem respostas das autoridades e que os manifestantes querem impor suas reinvidicações sem dialogar. Tanto quanto os politicos que dominam o Brasil, a mídia Brasileira também está afastada do povo. Não entenderam que os representantes do povo é que não estão fazendo o que deveriam fazer.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário