Translate

terça-feira, 2 de novembro de 2010

LIMEWIRE ESTÁ  FORA





Após quatro anos de batalha legal, um tribunal americano acabou por determinar o fechamento do LimeWire, uma das mais populares ferramentas de partilha peer-to-peer de arquivos.
A decisão judicial obriga a empresa por trás do serviço a parar de distribuir o software (que tinha uma versão gratuita e outra paga), a deixar de suportar a rede de partilha e a acabar com a possibilidade de pesquisa de ficheiros.
O processo começou em 2006, com uma queixa de 13 editoras musicais, representadas pela Recording Industry Association of America (RIAA) – a mesma que conseguiu o fechamento do conhecido Napster, em 2001.
O LimeWire era um típico serviço de partilha, que podia ser usado para qualquer tipo de arquivo – desde fotografias pessoais a filmes e música sem a autorização dos detentores dos direitos.
Este tipo de serviço costuma argumentar que apenas fornece uma ferramenta para a partilha e que não é responsável pelo conteúdo que os utilizadores transferem. Mas o tribunal entendeu o contrário.
O juiz considerou que o LimeWire permitiu infracções aos direitos de autor numa “escala massiva” e que a empresa encorajava os utilizadores a usarem a ferramenta para fins ilícitos.
O serviço esteve sempre ligado à partilha de música e a empresa tem mesmo uma loja online de venda de canções, que funciona apenas nos EUA. O tribunal ordenou o encerramento da aplicação de partilha, mas o resto das actividades da empresa poderão continuar.
Ao aceder ao site, que está desactivado, surge, em inglês, a mensagem: “Esta é uma notificação oficial de que o LimeWire está sob uma ordem do tribunal para parar de distribuir e prestar suporte ao seu software. O download ou partilha de conteúdo sujeito a direitos de autor, sem autorização, é ilegal.”
Demorou mas acabou um dos mais acessados sites do mundo na troca de arquivos, principalmente de música, de minha parte já espremi o limão até a última gota e quem não aproveitou que se contente com o Emule e os outros,antes que acabem também, já que o fim está próximo . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário