Translate

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PAUL,THE BEST II

ABOUT PAUL


Em abril de 2009 escrevi um texto sobre paul, PAUL,THE BEST. Como hoje tem show dele em São Paulo vou relembrar alguns pontos do cavaleiro, agora com 68 anos, o maior músico das últimas décadas e para mim de todos os tempos.
Sem falar dos tempo dos Beatles, quando Paul estava alguns metros à frente de Lennon, á milhas de George e anos-luz do Ringo, acho que todo mundo deveria conhecer os cinco primeiros albuns solo de McCartney só para começar a conhecer o melhor da música pop.

Em seu primeiro álbum, McCartney, Paul escreveu todas as canções, gravou todos os instrumentos e produziu o disco em um estúdio particular de sua casa, com Linda fazendo os vocais de apoio. O disco foi considerado caseiro demais para os críticos, mas mesmo assim Paul conseguiu fazer sucesso com a canção “Maybe I’m Amazed” e “Every Night”.
Em 1971, junto com sua mulher, lançou outro álbum solo, Ram, com alfinetadas ao seu ex-parceiro musical, John Lennon (como na canção “Too Many People”). Assim como John Lennon fez com Yoko Ono, Paul McCartney insistiu para que Linda McCartney se tornasse sua parceira musical e ela, assim como Yoko, recebeu através do anos várias críticas por falta de talento musical. Mas o álbum Ram é considerado por muitos como um dos melhores de sua carreira solo, e a canção “Uncle Albert/Admiral Halsey” foi o maior sucesso comercial do álbum.


Depois de Ram, ainda em 1971, Paul voltaria a formar uma nova banda, os Wings. Sua nova banda teve durante os anos de sua existência como integrantes fixos Paul McCartney, Denny Laine (ex-Moddy Blues) na guitarra e Linda McCartney nos teclados. Outros integrantes não eram fixos.



Os Wings lançaram seu primeiro trabalho em 1972, Wild Life, um dos meus preferidos. Em 1973, o grupo lançou o álbum Red Rose Speedway. Pela primeira vez a banda atingiria o primeiro lugar nas paradas de sucesso, com este álbum e com a canção “My Love”. No mesmo ano, a banda lançou a canção “Live And Let Die”, parte da trilha sonora do filme de 007 - James Bond: Viva e Deixe Morrer.
O álbum seguinte foi o de maior sucesso da banda, Band on the Run, eleito o disco do ano. Em 1974, foi a vez de Venus and Mars, uma obra-prima, e no ano seguinte o álbum Wings at the Speed of Sound com a canção “Silly Love Songs”, em resposta a provocação de John Lennon em ‘”How dou you sleep?” do álbum Imagine.
Wings fez uma tournê mundial em 1975-1976 registrada no álbum Wings Over America. No ano seguinte, a banda lançou London Town, seu disco mais vendido, que trouxe o sucesso “With A Little Luck”. Em 1978 foi a vez do álbum Back to the Egg que contou com a participação de Pete Townshend (The Who), David Gilmour (Pink Floyd), John Paul Jones e John Bonham (ambos do Led Zeppelin) na canção “Rockestra Theme”.
Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. Paul teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso norte-americana. Vinte das quais junto com os Beatles (que compôs junto com John Lennon) e o restante em sua carreira solo ou com seu grupo Wings.
Em abril de 1990, Paul tocou pela primeira vez no Brasil, a apresentação foi no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e bateu o incrível recorde de público em uma apresentação de um artista solo (184 mil pessoas). Eu estava lá, e vi com estes olhos que...


Seu primeiro álbum da década de 80 foi o McCartney II, com ênfase em sintetizadores ao invés de guitarras. A canção “Coming Up” atingiu o segundo lugar na Inglaterra e primeiro nos Estados Unidos., e “Waterfalls” foi outro Top 10 inglês.
O próximo álbum, foi Tug of War de 1982, que marcou a reunião com o produtor dos Beatles, George Martin, e com Ringo Starr. Paul cantou em dueto, com Stevie Wonder em “Ebony and Ivory e fez um tributo a Lennon, “Here Today”. No mesmo ano, Paul gravou uma canção com o megastar pop emergente Michael Jackson (“The Girl is Mine”), que foi lançada no álbum de Michael, Thriller.
No ano seguinte, Paul lançou o álbum Pipes of Peace e alcançou sucesso com as canções “Pipes of Peace”, “So Bad” e “Say, Say, Say”, esta última em parceria novamente com agora então consagrado Michael Jackson.
Em 1986, ele lançou o álbum que foi considerado um dos mais fracos de sua carreira solo: Press to Play.
No final da década de 80, teve seu ultimo grande sucesso mundial, “My Brave Face” do disco Flowers in the Dirt , Na época fiz uma linda foto com minha filha Carol, segurando a capa do disco. Este álbum atingiu o primeiro lugar na Inglaterra.
Vários discos desconhecidos rolaram em todos estes anos de muita criatividade e cheios de tolas canções de amor, aventuras experimentais eletronicas e sons da Irlanda e Escócia, mas não se pode negar que todos são parte do conjunto da obra de um gênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário