Em abril de 2009 escrevi um texto sobre paul, PAUL,THE BEST. Como hoje tem show dele em São Paulo vou relembrar alguns pontos do cavaleiro, agora com 68 anos, o maior músico das últimas décadas e para mim de todos os tempos.
Sem falar dos tempo dos Beatles, quando Paul estava alguns metros à frente de Lennon, á milhas de George e anos-luz do Ringo, acho que todo mundo deveria conhecer os cinco primeiros albuns solo de McCartney só para começar a conhecer o melhor da música pop.Em seu primeiro álbum, McCartney, Paul escreveu todas as canções, gravou todos os instrumentos e produziu o disco em um estúdio particular de sua casa, com Linda fazendo os vocais de apoio. O disco foi considerado caseiro demais para os críticos, mas mesmo assim Paul conseguiu fazer sucesso com a canção “Maybe I’m Amazed” e “Every Night”.
Em 1971, junto com sua mulher, lançou outro álbum solo, Ram, com alfinetadas ao seu ex-parceiro musical, John Lennon (como na canção “Too Many People”). Assim como John Lennon fez com Yoko Ono, Paul McCartney insistiu para que Linda McCartney se tornasse sua parceira musical e ela, assim como Yoko, recebeu através do anos várias críticas por falta de talento musical. Mas o álbum Ram é considerado por muitos como um dos melhores de sua carreira solo, e a canção “Uncle Albert/Admiral Halsey” foi o maior sucesso comercial do álbum.
Depois de Ram, ainda em 1971, Paul voltaria a formar uma nova banda, os Wings. Sua nova banda teve durante os anos de sua existência como integrantes fixos Paul McCartney, Denny Laine (ex-Moddy Blues) na guitarra e Linda McCartney nos teclados. Outros integrantes não eram fixos.
Os Wings lançaram seu primeiro trabalho em 1972, Wild Life, um dos meus preferidos. Em 1973, o grupo lançou o álbum Red Rose Speedway. Pela primeira vez a banda atingiria o primeiro lugar nas paradas de sucesso, com este álbum e com a canção “My Love”. No mesmo ano, a banda lançou a canção “Live And Let Die”, parte da trilha sonora do filme de 007 - James Bond: Viva e Deixe Morrer.
O álbum seguinte foi o de maior sucesso da banda, Band on the Run, eleito o disco do ano. Em 1974, foi a vez de Venus and Mars, uma obra-prima, e no ano seguinte o álbum Wings at the Speed of Sound com a canção “Silly Love Songs”, em resposta a provocação de John Lennon em ‘”How dou you sleep?” do álbum Imagine.
Wings fez uma tournê mundial em 1975-1976 registrada no álbum Wings Over America. No ano seguinte, a banda lançou London Town, seu disco mais vendido, que trouxe o sucesso “With A Little Luck”. Em 1978 foi a vez do álbum Back to the Egg que contou com a participação de Pete Townshend (The Who), David Gilmour (Pink Floyd), John Paul Jones e John Bonham (ambos do Led Zeppelin) na canção “Rockestra Theme”.Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. Paul teve 29 composições de sua autoria no primeiro lugar das paradas de sucesso norte-americana. Vinte das quais junto com os Beatles (que compôs junto com John Lennon) e o restante em sua carreira solo ou com seu grupo Wings.
Em abril de 1990, Paul tocou pela primeira vez no Brasil, a apresentação foi no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e bateu o incrível recorde de público em uma apresentação de um artista solo (184 mil pessoas). Eu estava lá, e vi com estes olhos que...
Seu primeiro álbum da década de 80 foi o McCartney II, com ênfase em sintetizadores ao invés de guitarras. A canção “Coming Up” atingiu o segundo lugar na Inglaterra e primeiro nos Estados Unidos., e “Waterfalls” foi outro Top 10 inglês.
O próximo álbum, foi Tug of War de 1982, que marcou a reunião com o produtor dos Beatles, George Martin, e com Ringo Starr. Paul cantou em dueto, com Stevie Wonder em “Ebony and Ivory e fez um tributo a Lennon, “Here Today”. No mesmo ano, Paul gravou uma canção com o megastar pop emergente Michael Jackson (“The Girl is Mine”), que foi lançada no álbum de Michael, Thriller.
No ano seguinte, Paul lançou o álbum Pipes of Peace e alcançou sucesso com as canções “Pipes of Peace”, “So Bad” e “Say, Say, Say”, esta última em parceria novamente com agora então consagrado Michael Jackson.
Em 1986, ele lançou o álbum que foi considerado um dos mais fracos de sua carreira solo: Press to Play.
No final da década de 80, teve seu ultimo grande sucesso mundial, “My Brave Face” do disco Flowers in the Dirt , Na época fiz uma linda foto com minha filha Carol, segurando a capa do disco. Este álbum atingiu o primeiro lugar na Inglaterra.
Vários discos desconhecidos rolaram em todos estes anos de muita criatividade e cheios de tolas canções de amor, aventuras experimentais eletronicas e sons da Irlanda e Escócia, mas não se pode negar que todos são parte do conjunto da obra de um gênio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário