Translate

sábado, 21 de agosto de 2010

A VELA E A ESCURIDÃO

CAPITULO 1

Concentrado em pensamentos atravessei a rua sem correr embora chovesse a granel,como dizia aquele personagem do desenho que o Matheus via todo dia na TV, o que me lembrava o fato de que o tal desenho falava de magia, o que já estava se tornando uma coisa comum na minha realidade.
Havia duas semanas eu tinha começado a pesquisar sobre as emoções que estão ainda num plano acima do entendimento humano e sua relação com os segredos dos quais poucos teem conhecimento,mas que são conhecidos há séculos como é fácil descobrir procurando nos livros que falam do passado de civilizações antigas, nos escritos sagrados, nas cerimonias e rituais das sociedades secretas, nas ruínas descobertas de Tebas.
Se existe um limbo fora do nosso entendimento e que não pode ser explicado cientificamente, então as respostas para o descontrole humano, estruturado pelas nossas emoções, talvez estejam num nível superior que poucos sabem o caminho, enquanto que para a maioria bastam as teorias religiosas e filosóficas.
Eu não tinha nenhum interesse neste mundo desconhecido e enigmático até conhecer Tessa e seus longos vestidos de bruxa, sendo que o termo nada tinha a ver com as bruxas discriminadas nos livros infantis, as bruxas comecei a descobrir, também eram lindas e bondosas como as fadas, mas tinham as suas diferenças.
Já sob o signo da ansiedade (emoção) e todo molhado cheguei em casa ainda meio desligado de tudo ao redor e ainda pensando sobre o assunto, agora sobre as emoções. Se fosse prestar atenção a cada segundo que elas acontecem, o cara ficaria louco em pouco tempo, por isso nem notamos quando elas surgem, ás vezes solitária, ou uma atrás da outra como os sons de uma orquestra sem regencia, ás vezes aos bandos como pássaros sagrados, num caos maravilhosamente ordenado por leis nem de longe percebidas no nosso nível de evolução.
Durante o Jantar, com aflição (outra emoção) por não conseguir comer, pensei rapidamente em voltar a fazer exercicios e tomar meu complemento vitaminico para tentar recuperar os quilos perdidos nas últimas quatro semanas.Era só colocar na minha agenda mental que eu tinha que recuperá-los e o cérebro fazia o resto, como acontece com todas as atividades do mundo físico, pois este mundo é explicado pela ciência e não tem mais segredos, ele é autossuficiente e podemos dormir tranquilos enquanto ele cuida do resto.
Na verdade os seres humanos parecem caminhar na terra comandados por seus cérebros, mas sem todas as informações necessárias para entenderem o que tem de ser feito, controlando apenas uma parte acessivel e carregando uma caixa preta sem saber a finalidade.
Ainda na tarde anterior eu tentava fazer com que johnny, meu colega no trabalho entendesse que as emoções não dependem da nossa vontade e ele jogava todas as suas convicções nas mãos de Deus.Se você se apaixona por alguem é porque Deus quer assim e fim de papo.
Outros amigos durante o almoço, mais fisicalistas, achavam um absurdo alguem divulgar uma noticia com detalhes sobre um astro descoberto a alguns milhares de anos-luz, se nós não sabemos nada com certeza de marte e ainda não sabemos quem somos nem de onde viemos.
Mas o meu prato principal para eles era fazer a seguinte conjectura, formulada pelos cientistas e neuro-cientistas que estudam a chamada alma humana:
Se o cérebro,com todas as suas funções surgiu junto com todo o resto dos nossos orgãos, logo segue as mesmas leis naturais que regem nosso mundo e todos os outros seres vivos.
Se minha vontade não tem interferência nenhuma nas leis que regem a natureza, e minha vontade é produto dela e obedece as mesmas leis, então minha vontade independe de mim. Fácil assim!
Mas se nem os mais renomados neuro-cientistas,os fisicalistas e filósofos modernos ainda conseguiram entender como e de onde surgem as emoções, controladas pela mais intrigante máquina conhecida pelo homem e da qual sou dono, na verdade talvez um inquilino, porque deveria estar tão ansioso (emoção) para descobrir suas origens?
Envolvido agora pela preguiça (emoção) e pelo sono (um estado) acho que dormi mesmo antes de chegar na cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário