Translate

domingo, 12 de julho de 2015

CBGB - "Country, Bluegrass e Blues et outras músicas para colocar gordos para suar".
 

Em 1973, um cara outsider chamado Hilly Cristal (Alan Rickman) teve a ideia de abrir uma casa de shows em Manhattan, Nova Iorque, como mais uma tentativa de ganhar algum troco prá sair da miséria que insistia em lhe acompanhar. Localizada num dos lugares mais abandonados e sujos da cidade a ideia tinha tudo prá dar errado, como suas ideias anteriores.  A ideia original  era que o bar servisse de palco para bandas de country Bluegrass e blues, abrindo espaço para os gêneros até então pouco conhecidos na região, mas para surpresa de todos o bar atraiu uma tribo que estava escondida e também abandonada e tomou  um rumo completamente diferente, se tornando o berço do punk rock e um dos lugares mais importantes da história da música norte-americana.


Patty Smith no CBGB
 No pequeno (e sujo) espaço surgiram bandas que logo se tornariam famosas, como Ramones, Television, Blondie, The Police, Talking Heads, Patti Smith e The Dead Boys, todas seguindo a única exigência de Hilly que era de tocar somente suas músicas originais.
Com o passar dos anos o bar foi alcançando cada vez mais fama internacional, e grandes bandas do planeta tocaram no local, mesmo sendo pequeno e nada aconchegante, como Guns N' Roses, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Green Day, entre outras.
 O Filme,às vezes nojento, traça um perfil do CBGB desde sua concepção com flashs de apresentação das bandas mais conhecidas como Television e Ramones e a fixação de Hilly pelo Dead boys, que quase o levou a desistir do projeto, e mostra a atmosfera, as histórias e personagens mais interessantes (com atores bem caracterizados) baseado principalmente no livro "Mate-me por favor" de Larry McNeil e Gilliam McCain que acompanharam toda história de perto. 

A trilha sonora do filme não abarca todas as bandas que passaram pelo CBGB (causando até reclamações por parte da viúva de Joey Ramone),  mas dá uma mostra do que aconteceu no buraco do punk naquela época, do som cavernoso do Television à poesia de Rimbaud traduzida por Patty Smith, com a frequência de tipos como Iggy Pop e Lou Reed.

Hilly Crystal, um punk por essência acertou por acaso, mas sua virtude maior foi insistir em ajudar uma legião de jovens sem rumo que infestavam os bairros pobres da periferia a expressar sua frustações. No filme o personagem fala prá policia que deveriam agradecer por ele tirar marginais das ruas.
 
Nas cerimônias do Rock n' Roll Hall of Fame que introduzem algumas bandas que surgiram no CBGB é comum o agradecimento à Hilly Cristal como em 2002, a vez do Talking Heads,  todos os membros agradeceram o apoio que receberam dele no início da carreira, e ele chegou a subir no palco para ser homenageado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário