Translate

quarta-feira, 25 de julho de 2012

BRASIL X CHINA - SEGUNDA PARTE - POLÍTICA

Não posso dizer que um regime típico da China seja ideal pró Brasil, mas seria quase isso se nosso País, ou nosso povinho,tivesse pretensões de se tornar uma potência mundial.Não tem, não vai, e não se precisa de nenhum especialista ou analista internacional para chegar a esta fria conclusão.Aliás, já se comenta nos meios econômicos internacionais que o Brasil é o país do futuro e sempre será. Uma rápida leitura sobre as duas culturas torna tudo mais claro,mas resumindo, nenhum País pode crescer com um regime político igual ao Brasileiro, sem ideologia ou compromisso com o estado (que não é nação), que praticamente inexiste como administrador para quem e para que foi criado e não funciona como uma verdadeira democracia.
Fico espantado ao ler ou ouvir nas mídias, comentários de que a democracia no Brasil está consolidada. O que é democracia? é um país que abriga dezenas de partidos brigando por verbas e cargos e fazendo oposição enquanto não recebe seu mensalão.
Não vamos discutir corrupção, um valor já agregado,só falta ser aprovado pelo supremo, na nossa avançadissima cultura. A china não aceita essa festa de partidos, nem aceita corruptos, então cresce cinco vezes mais e se tornou uma potência econômica em 30 anos.
O povo chinês tem uma cultura transcendental, natural nos orientais, baseada nos ensinamentos de confúcio, e vê o Partido central que governa o País, como a cabeça da familia , cujas ordens devem ser cumpridas,humildemente.Tudo pelo país e para o país, algo parecido com o regime militar no Brasil no passado, período aliás, em que tivemos um crescimento nunca mais alcançado depois da democratização. Mas na nossa moderna cultura ocidentalizada, o que importa é se dar bem, inclusive politicamente. Para o brasileiro não importa que o país seja fatiado por partidos sem a menor preocupação com o país. O brasileiro quer emprego mas não faz muita força para trabalhar, com a ressalva de que não há muito estímulo e se o país não cresce, o salário não decola. 
O que atrapalha todo o processo e a promessa do país do futuro é a enorme quantidade de partidos políticos paridos em brasília sem a menor representatividade,sem finalidade, que consomem e dividem verbas entre sí, e disputam cargos e ministérios para desviarem mais verbas, tornando o centro político brasileiro, o chamado governo central,um simples refém, sem cara nem poder.
Um buraco negro com forças de estase,sem nada que se possa fazer para mudar o sistema, pelo menos democraticamente.
Não falem em crescimento com 2,5% ao ano senhores matemáticos.Poderíamos crescer sete vezes mais.Para isso é preciso mais do que um regime, mesmo democrático. 

Um comentário:

  1. Em suma a culpa é toda do povão que não é politizado(digo buscar o conhecimento) e se deixar levar por principios mediocres exterioriozados nas beldades com a "bunda de fora" nos carnavais, e também no dia a dia ,sem esquecer dos semi-analfabetos jogadores de futebol ganhando milhões correndo atrás de uma bola(nada contra esse esporte, só acho que ele é mais valorizado do que um neurocientista que estuda anos para salvar a humanidade de doenças quase incuráveis), e agora a vida ficou mais divertida, o prato do dia é espiar a vida do outro através de BB1,2,3..n(big bosta na minha opinião.. com o perdão da palavra..rss)na TV e fora dela,ah ainda tem as novelas de periguetes,músicas de tche tchere tchu tchu...Realmente esse povo esta se afundando na sua alienação voluntária de desvalores praticados..Brasil..um país dos salvem-se quem puder! Marleide

    ResponderExcluir